Conselhos para Rachaduras e como evita-las

Durante o verão sua pele parece radiante. Todos esses filtros solares e toda essa umidade do ar deixam a pele úmida e flexível. Nesse artigo daremos Conselhos para Rachaduras e como evita-las.

Mas quando chega o inverno, você fica com a pele seca e com escamas, e frequentemente chega ao ponto de romper e abrir rachaduras dolorosas.

Rachaduras

As rachaduras comuns são chamadas de rachaduras lineares, e podem ocorrer em muitas partes do corpo, como os cantos da boca, a abertura do nariz, o espaço entre os dedos dos pés, e nas áreas de calosidades do calcanhar e das mãos.

Quando a camada superficial da pele se racha, ficam descobertas as camadas vivas da pele, as que são extremamente sensíveis.

Publicidade

A razão para que doam tanto quando ocorrem nas mãos é porque existem mais terminais nervosos nessa pequena área do que no joelho.

Em que pessoas costumam a ocorrer

As rachaduras ocorrem mais comumente nas pessoas que tem outro problema subjacente que resseca a pele, como o eczema.

Não acreditamos que devam-se a alguma deficiência nutricional. As rachaduras são causadas por expansão irregular da pele. Em clima quente, a camada superior da pele tende a expandir-se com a umidade.

Mas no inverno, perde umidade e se encolhe mais que as camadas que estão debaixo dela, o que causa a rachadura. Este processo frequentemente aumenta por cortes ou traumas na pele.

Pode acontecer até que você peque por excesso de lavar as mãos ou por falta de hidratantes.

E geralmente ocorre nos lugares onde a pele é um pouco mais grossa, como as palmas das mãos, os pés e as pontas dos dedos.

A melhor maneira de tratar uma rachadura é a seguinte:

Mantenha a umidade da área. A melhor maneira de fazer isto é usar um produto com base de petróleo.

Passe algo como Vaselina sobre a rachadura e em seguida coloque uma gaze para manter a umidade.

Publicidade

Sabendo um pouco mais…

Se depois de uma semana de tratamento caseiro, você não vê nenhuma melhoria na rachadura, vá a seu médico.

Os indícios de que a área possa ter alguma infecção secundária incluem febre, vermelhidão ao redor da rachadura, pus drenando da rachadura, dor nas glândulas (gânglios linfáticos) que drenam a área da rachadura.

Uma infecção assim necessita ser tratada pelo médico. E se você tem uma rachadura ao redor da abertura anal, não siga nenhum tratamento caseiro, vá a um proctólogo.

vaselina, tende a “derreter” um pouco a pele, a abranda e faz com que ela volte a crescer juntinha, mais facilmente, sugere-se que molhe a área em água morna por cinco a dez minutos antes de aplicar o hidratante.

O hidratante mesmo não acrescenta umidade, simplesmente mantém a umidade da água. Se a rachadura é na mão, eu recomendo a meus pacientes que usem Vaselina e luvas à noite.

Use luvas de vinil sobre a vaselina, já que em algumas pessoas o látex pode sensibilizar, ou pode causar uma reação na pele.

Prove uma pomada antibiótica à base de petróleo. Há várias versões delas que podem ser compradas sem receita, e proporcionam o duplo benefício de manter a umidade enquanto também protegem contra infecções.

conselhos-para-rachaduras-e-como-evita-las-2

 

Prevenção de Rachaduras

Evitar rachaduras é simplesmente uma questão de cuidar bem da pele. Aqui vão alguns conselhos:

  • Não se banhe mais do que seja necessário (especialmente no inverno).
  • quando tomar banho use um sabonete suave.
  • Use um produto hidratante a base de vaselina depois de tomar a ducha, banho, ou lavar as mãos.

Eu chego até a aplicar no corpo Vaselina ou óleo para bebês antes de tomar uma ducha ou um banho, para proteger minha pele e para não secar.

Já que as rachaduras ocorrem mais frequentemente nas mãos, é também uma boa ideia manter um bom hidratante em cada pia da casa, e assim cada vez que lavar as mãos, vai lembrar-se de colocar em seguida, o hidratante.

  • Experimente óleo de banho. Alguns contém lanolina ou óleo mineral e são formulados especialmente para serem misturados com a água do banho.

Quando você toma um banho com eles, uma camada fina de óleo cobre a pele e mantém a água ali.

Mas tenha cuidado quando usar estes óleos, porque frequentemente fazem com que a banheira fique muito escorregadia e é perigoso cair

  • Use sempre luvas de vinil quando utilizar algum tipo de solvente ou limpadores líquido.
  • Cubra-se bem; cubra todas as partes do corpo quando sair no frio.

Use um creme com esteroides. Você também pode usar alguma pomada com esteroides vendidos sem receita para reduzir a inflamação e a vermelhidão.

Estas pomadas não vão ajudar muito a dor, mas vão ajudar a formar de novo uma barreira que evita que o mundo exterior entre no interior de seu corpo.

Alguns Conselhos:

Aumente a umidade

O uso de um hidratante ou simplesmente manter um vaporizador de água para produzir vapor no fogão ou no radiador vai acrescentar umidade ao ar de seu ambiente imediatamente e vai evitar que a pele seque muito.

Você inclusive pode colocar uma panela de água sem esquentá-la e vai obter um efeito parecido. Manter uma panela no dormitório é especialmente benéfico.

Use luvas no frio

Este é um conselho se aplica aos que tem rachaduras nas mãos. Qualquer coisa que mantenha a área morna e úmida é útil. Aplicar hidratante antes de colocar as luvas é ainda melhor.

Proteja suas mãos de compostos químicos fortes

Use luvas de vinil sempre que utilizar solventes ou produtos de limpeza fortes. Estas soluções são extremamente secas e nunca devem ser utilizadas sem proteger antes a pele.

Não só incitam a produção de rachaduras, mas também podem causar mais danos uma vez que há sensibilidade ao problema.

Aplique um antimicótico

Se a rachadura está em uma área propensa a infecções micóticas (como o canto da boca ou entre os dedos dos pés), aplique um agente antimicótico vendido sem receita.

Seu farmacêutico pode dizer quais são essas pomadas. Antes somente eram vendidas com receita mas agora são vendidos livremente. No entanto, não use estes agentes antimicóticos perto do reto.

Nesse artigo demos Conselhos para Rachaduras e como evita-las.

Imagem- tudoemfoco.com.br 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*