Dicas e Cuidados para a Menopausa

Aos 46 anos, Judite já não se sentia a mesma. A menstruação começava a escassear e a vir de modo irregular.

Estranhos sintomas, como ondas de calor, que produziam abundante suor, mesmo nos dias frios, vinham não raro em hora e locais impróprios, produzindo constrangimento. Nesse artigo falaremos sobre Dicas e Cuidados para a Menopausa.

Habitualmente compreensiva e tolerante, agora experimentava mudanças súbitas de humor, irritando-se por motivos fúteis.

E para rematar, um crescente desinteresse sexual tornou-se fonte de conflitos no relacionamento com o esposo.

Publicidade

Não suportando mais a situação, Judite foi à ginecologista, que confirmou sua suspeito: menopausa.

Que é menopausa? Como se manifesta?

Menopausa é a cessação fisiológica das menstruações, que acontece normalmente entre os 40 e 50 anos. Há casos em que acontece antes ou depois.

Antigamente, a menopausa vinha mais tarde. Alguns escritores médicos de distante passado consideravam “anormal” a cessação das regras antes dos 65 anos!

As mulheres continuavam férteis e geravam filhos sadios em idade avançada. A primeira menstruação, ou menarca, vinha também mais tarde, depois dos 15 ou 16 anos.

Hoje, as regras começam em meninas com 11, 12 ou 13 anos. Esse fenômeno indica um processo mais acelerado de envelhecimento metabólico.

Publicidade

Causas

O estilo de vida da mulher moderna desequilibra profundamente sua função reprodutiva. Pesam aí a má alimentação, o uso de hormônios anticoncepcionais, o estresse emocional, o uso e abuso de drogas legais e ilegais, o álcool, o fumo.

Os naturopatas entendem que, em condições absolutamente naturais (o que é raro), os distúrbios do climatério, como ondas de calor, ressecamento da vagina, pele desidratada, ondas de calor, irritabilidade etc., não deveriam aparecer.

A Medicina convencional prescreve hormônios sintéticos estrogênicos (a famosa reposição hormonal).

Dicas e Cuidados para a Menopausa

A Medicina natural prescreve mudanças do estilo de vida: alimentação natural e saudável, suplementações (como isoflavonas), desintoxicação periódico, exercícios físicos moderados, fitoterapia, hidroterapia e geoterapia.

Há estudos que apontam a um risco de câncer relacionado ao tratamento com hormônios, o que entretanto não se pôde ainda confirmar.

Cortar o fumo e as bebidas alcoólicas. Evitem-se especialmente as carnes, que contêm hormônios sintéticos inescrupulosamente usados na engorda do gado.

Moderação com os laticínios. Cortar açúcar refinado, guloseimas, massas refinadas, fast-food, frituras, refrigerantes, molhos etc.

Comer com regularidade, às refeições, mastigando completamente cada bocado. Preferir vegetais frescos, amêndoas e cereais integrais.

Por essas razões é muito importante termos conhecimento sobre as dicas e os cuidados para a Menopausa.

dicas-e-cuidados-para-menopausa

 

Suplementos nutricionais

Sugere-se, preventivamente. Um dos suplementos mais em voga copo de “leite” de soja natural ao dia.

São considerados benéficos suplementos isoflavona da soja, um fitormônio que suplementos nutricionais à base de vitamina se liga a receptores celulares normal E, selênio, magnésio, cálcio, complexo mente ocupados por estrógenos, pro B e bioflavonoides.

O cálcio, associado duzindo efeitos semelhantes no roga à vitamina D, é particularmente imponirmo.

As dosagens devem ser tenta na prevenção da osteoporose. estabelecidas por um especialista. Nas Receitam-se de 500 a 1.000 mg, ou mais, bulas dos produtos há indicações sobre de cálcio ao dia, e 400 UI, ou mais, de o uso tradicional. vitamina D.

Os suplementos nutricionais são úteis em muitos cases. mas a indicação e a dosagem individual devem ser estabelecidas por um profissional especializado.

Entre os bioflavonoides recomendados, destaco-se o picnogenol, disponível no mercado de produtos naturais.

A clareia, o esqualeno, a levedura de cerveja (doze comprimidos diários) e a geleia real (39 diários) vêm ajudando muitas mulheres a superarem com menos desconforto os sintomas do climatério.

Publicidade

Nesse artigo falamos sobre Dicas e Tratamentos para a Menopausa.

Imagem- boaformaesaude.com.br

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


treze − 3 =