Dicas e Tratamentos para Nefrose

 

dicas-e-tratamentos-para-nefrose

Nefrose (ou síndrome nefrótica) é um conjunto de sintomas que aparecem como resultado de lesões na parte funcional dos rins, isto & nos néfrons.

A principal característica dessa doença é que o filtro do rim fica defeituoso a ponto de deixar passar grandes moléculas, como as proteínas, que vão parar na urina (proteinúria).

Trata-se de verdadeiro desperdício, pois o organismo não pode perder proteína dessa maneira. A albumina é a principal proteína perdida, de modo que o fenômeno é também chamado albuminúria.

A perda anormal de albumina pela urina traz conseqüências imediatas, características da síndrome nefrótica.

Publicidade

As proteínas têm a capacidade de reter água no sangue, e sua perda faz com que água “fuja” do sangue para o tecido próximo, intersticial, instalando-se os edemas (inchaços líquidos). Nesse artigo falaremos sobre Dicas e Tratamentos para Nefrose.

Por que o filtro renal falha?

É como se o filtro renal estivesse furado, deixando de “segurar” as tão necessárias proteínas. Lá vão elas urina abaixo.

A causa anatômica é perceptível ao microscópio eletrônico, que mostra alterações na estrutura da parede dos pequenos capilares enovelados do glomérulo.

A questão que há muito intriga os nefrologistas é a seguinte: Que fatores poderiam lesar os capilares de um glomérulo a ponto de torná-los ineficientes? A pesquisa médica mostrou que são inúmeros esses fatores.

Causas

1. Distúrbios do sistema imunitário, que acarretariam auto-agressões imunes no sistema glomerular. O lúpus eritematoso e determinadas reações alérgicas poderiam estar envolvidos.

Publicidade

2. Lesões tóxicas. Certas drogas (como as que contêm mercúrio e ouro orgânicos; heroína, penicilamina, probenecida, captotril, tridiona, mesantoína, perclorato, antivenenos, antitoxinas, meios de contraste) poderiam favorecer o aparecimento de lesões.

3. Distúrbios bioquímicos e metabólicos, como os verificados no diabetes melito.

4. Doenças vasculares. Alguns pesquisadores acreditam que o trombose da veia renal poderia precipitar a nefrose.

Mas isso é controvertido, pois pesquisas mais recentes sugerem que a trombose no rim é resultado das alterações verificadas na nefrose.

5. Doenças dos próprios rins, como glomerulonefrites agudas e crônicas, e amiloidoses, que podem evoluir para nefroses.

6. A relação da nefrose com certos vírus, como o da herpes-zoster e o da hepatite B, foi sugerida.

8. Doenças diversas, como câncer, sífilis secundária, lepra, malária, esquistossomose, filaríase, vasculite, dermatomiosite e artrite reumatóide, também foram associadas a maior risco de nefrose.

9. Hereditariedade. Casos na família sugerem maior risco.

A síndrome nefrótica é, portanto, consequência de uma série de alterações patológicas capazes de lesar os glomérulos.

Dicas e Tratamentos para Nefrose

A perda de proteínas faz com que o organismo apele desesperadamente para mecanismos de compensação, com a finalidade de intensificar a reabsorção pelos túbulos, e evitar a formação de urina espoliadora.

Por isso, verifica-se ativação do sistema renina angiotensina-aldosterona, acompanhada pelo aumento de produção do hormônio antidiurético e pela estimulação do sistema nervoso simpático.

Ocorre, então, retenção renal de água e sódio, resultando em edema persistente. Por isso o uso das proteínas pode ser uma ótima dica de tratamentos para Nefrose.

O quadro poderá ter sua gravidade aumentada se houver simultaneamente doença cardíaca ou doença vascular periférica.

As vezes, a falta de albumina no sangue (hipoalbuminemia) ocasiona diminuição intensa do volume plasmático, pressão baixa, síncope e choque. A insuficiência renal aguda é rara.

Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas na nefrose também ocorre aumento das gorduras no sangue.

A causa provavelmente seja uma síntese hepática aumentada de lipoproteínas. Isso faz com que as gorduras circulantes (como o colesterol) aumentem. O fenômeno é chamado de hiperlipidemia.

Publicidade

Nesse artigo falamos sobre Dicas e Tratamentos para Nefrose.

Imagem- dicionariosaude.com

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezessete + seis =