Dor no rim – O Que ela Significa e Como Evitá-la?

A dor no rim é sem dúvida uma das mais intensas, sendo até mesmo comparada à dor do parto normal. Entretanto, ela consiste apenas no efeito e não na causa dos problemas do organismo.

Em outras palavras, dores nesse órgão indicam muito mais que um desconforto, mas algo que precisa ser tratado com atenção. Para saber as possíveis causas dessas dores e como evitá-las, confira nosso post!

 

dor no rim

Principais causas de dor no rim

Infecções

Uma das principais causas de dores nos rins trata-se da existência de processos infecciosos neste órgão, geralmente causados por vírus e bactérias.

Pelo fato de este órgão ser responsável pela filtragem do sangue, ele está muito suscetível a uma série de substâncias perniciosas ao organismo.

Publicidade

O que torna uma infecção renal ainda mais grave é o fato de ela atingir justamente o órgão que cuida da saúde do sangue. Desse modo, a depender da gravidade da infecção no rim, ela poderá gerar uma infecção generalizada.

Cálculo renal (pedras nos rins)

Outro dos motivos mais comuns que geram dor no rim trata-se da existência dos cálculos renais, popularmente chamados de pedras nos rins.

Doença policística nos rins

Poucas pessoas sabem disso, mas uma enfermidade que ocasiona terríveis dores neste órgão trata-se da presença de diversos cistos nos rins.

Esta doença ocorre predominantemente por fatores genéticos e também devido a mutações genéticas, mais especificamente um gene chamado de PKD1.

Obstrução urinária

Classificada pelos médicos como hidronefrose, esta doença nada mais é que a obstrução do trato urinário, fazendo com que os rins aumentem de tamanho e, consequentemente comecem a doer.

Isquemia renal

A isquemia renal consiste na diminuição da circulação/irrigação sanguínea em determinadas regiões do corpo, geralmente ocasionadas por obstruções arteriais. Esta doença, quando não tratada adequadamente, pode resultar até mesmo em quadros de insuficiência renal.

Traumas renais

Os traumas ocorridos na região lombar em virtude de quedas ou acidentes automobilísticos, por exemplo, também podem provocar intensa dor no rim.

Para mensurar a gravidade dessas lesões e até que ponto elas atingiram diretamente os rins, é indispensável fazer uma série de exames médicos, buscando identificar também o quadro geral do paciente.

Publicidade

Trombose da veia renal

Esta trombose consiste no bloqueio da veia renal responsável por levar o sangue para fora do rim. Este bloqueio ocorre pela existência de um ou mais coágulos.

Câncer nos rins

A dor no rim pode ser também ocasionada pela formação de tumores (benignos ou malignos) neste órgão. Embora este tipo de câncer tenha baixa incidência, é necessário que as pessoas sempre estejam atentas a qualquer tipo de irregularidade no funcionamento dos rins e aparelho urinário como um todo.

É preciso enfatizar que cada uma dessas doenças, além da dor, acarreta uma série de sintomas que deverão ser analisados única e exclusivamente por um especialista, no caso um urologista.

A partir do diagnóstico correto, é possível iniciar o tratamento efetivo das causas geradoras da dor no rim, devolvendo a saúde e qualidade de vida ao paciente.

Imagem: dicassobresaude.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*