Gastrite Erosiva – O que é, Causas e Tratamentos Naturais

Para fazer a definição da gastrite erosiva, antes de mais nada é necessário compreender no que consiste a gastrite de um modo geral.

Esta doença caracteriza-se por uma inflamação nas paredes estomacais, provocando dor, náusea, vômito e fortes queimações.

 

gastrite erosiva

 

E o que é a gastrite erosiva?

A gastrite erosiva é ocasionada devido ao tratamento inadequado ou até mesmo ausência de cuidados quanto à gastrite crônica.

A gastrite crônica é provocada por uma bactéria conhecida como Helicobacter pylori, geralmente presente em alimentos ácidos.

Desse modo, a ação dessa bactéria com a acidez dos alimentos deteriora as mucosas protetoras do estômago, ocasionando a gastrite crônica.

Quando não tratada essa gastrite crônica, começam a ocorrer hemorragias internas e feridas maiores, caracterizando a gastrite chamada de erosiva.

Principais causas desta doença

As principais causas relacionadas às complicações da gastrite estão associadas a:

  • Maus hábitos alimentares;
  • Ingestão excessiva de café;
  • Abuso do álcool;
  • Ficar longos períodos sem se alimentar;
  • Fumar;
  • Períodos de estresse prolongado.

Por que a gastrite erosiva é tão perigosa?

Quando não diagnosticada e tratada adequadamente, esse tipo de gastrite pode evoluir para uma úlcera, e esta, por sua vez, para um câncer no estômago.

Portanto, ao mínimo desconforto estomacal, é de suma importância recorrer à orientação médica e iniciar os tratamentos disponíveis.

Qual a melhor maneira de tratar gastrite erosiva?

O primeiro grande passo para início do tratamento dessa gastrite consiste em fazer uma legítima mudança de hábitos.

Adotar uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, sem ingerir alimentos excessivamente ácidos, café e álcool, é fundamental para tratar a causa do problema.

No caso de fumantes, é preciso ser firme no propósito de abandonar o vício em nome da saúde.

Tratamentos naturais para gastrite

Para auxiliar no tratamento da gastrite, sobretudo logo nas fases iniciais, é de suma importância considerar alguns alimentos e ervas naturais, que são:

Suco de batata

  • Descascar 1 ou 2 batatas cruas e ralar;
  • Colocar as batatas raladas em uma peneira e pressionar com a ajuda de uma colher, extraindo todo suco dela;
  • Diluir ½ copo do suco extraído da batata em um copo de água quente;
  • Deixar essa mistura esfriar e ingeri-la 3 vezes por dia, 30 minutos antes das principais refeições. Este suco deverá ser tomado por um período de 2 semanas.

Água de coco

A água de coco é considerada um bálsamo para o estômago. Por este motivo, recomenda-se ingerir essa bebida diariamente, priorizando a água do coco natural e não a de caixinha.

Chá de camomila

Sobretudo para pessoas que são submetidas a situações estressantes, é muito indicado o consumo do chá de camomila com o objetivo de relaxar os músculos estomacais e também aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Tratamento com medicamentos

Obviamente, os tratamentos naturais para gastrite não eliminam a necessidade de acompanhamento médico e ingestão de todos os medicamentos prescritos conforme cada caso.

A gastrite erosiva é uma doença que requer plenos cuidados, tanto no que diz respeito à mudança de hábitos quanto à correta utilização de medicamentos naturais e convencionais.

Imagem: gastro.com.br

 

 

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*