Medicina Ortomolecular é uma Dieta? Funciona na Depressão? Dicas

 medicina-ortomolecular

A Medicina Ortomolecular ajuda a prevenir doenças de modo primário e secundário, por meio de nutrição equilibrada que concede metabólitos úteis à  reprodução e revitalização das células.

Como atuam vitaminas e sais minerais?

As vitaminas e os sais minerais tem atuação em vários  diferentes ciclos metabólicos orgânicos para que sejam úteis à fabricação de ATP que é primordial para manter o tecido. A atividade física tonifica  a musculatura e otimiza o  fluxo sanguíneo das artérias.

Quando há modificações metabólicas (falta de equilíbrio orgânico) que pode fazer surgir a doença, devem ser  empregados nutrientes que fazem reconstruir o equilíbrio.

Recomenda-se o uso de doses altas, relacionadas às doses pequenas que são precisas no dia a dia, pois vão atuar favorecendo o reequilíbrio orgânico e também possuem função preventiva, com uma dieta apropriada e fazer administração correta do consumo de vitaminas e minerais ajudam a renovar o equilíbrio  da  química que está no organismo.

Sabemos que este equilíbrio pode evitar o risco de doenças cardiovasculares, doenças mentais, metabólicas (obesidade, artritismo) e pode até inibir o envelhecimento.

A prática da Terapia Ortomolecular no Brasil

A Terapia Ortomolecular no Brasil ainda é minimamente praticada. Mas sabemos que não se trata de uma especialidade atual, logo é um meio de fazer o gerenciamento da saúde física e mental, que tem por regra áurea a prevenção e não fornecer o remédio.

Tem por função consertar e restaurar os desequilíbrios das funções celulares a nível bioquímico-molecular, auxiliam no estabelecimento de doenças, e na manutenção das mesmas, aliadas  aos tratamentos conhecidos podem ter mais eficácia, tendo menor durabilidade e fazendo com que o paciente fique com menos efeitos colaterais por conta da medicação.

A Medicina Ortomolecular vem trazer normalidade ao equilíbrio químico do corpo por meio de substâncias naturais úteis ao bom funcionamento do corpo, exemplo: as Vitaminas, Minerais e Aminoácidos e assim o corpo deve manter esse equilíbrio ,pois é o que ajuda a destruir  os Radicais Livres.

Quando o termo Ortomolecular ficou conhecido?

Este termo foi criado por Linus Pauling (1901-1994), ganhou o prêmio Nobel por 2 vezes (Química em 1954 e da Paz em 1962) na revista Science (160:265-271,1968), este propôs que distúrbios da mente devem ser tratados  para atuar na correção de  desequilíbrios ou deficiências que podem prejudicar o cérebro  como falta de  vitaminas e outros micronutrientes, é um método alternativo para que seja possível  a administração de drogas psicoativas sintéticas. Linus Pauling é tido como  o pai da Biologia Molecular.

No ano de 1930 realizou pesquisa sobre  as vitaminas, tendo por defesa que estas são utilizadas como  a base bioquímica das reações celulares no corpo por completo.

Em 1945, desenvolveu uma monografia que fala sobre modificação  da molécula de hemoglobina na anemia falciforme, que é famosa por ser a primeira doença molecular, e marca o começo da  Medicina Molecular.

Podemos citar muitas doenças moleculares, como é o caso da  Fenilcetonúria, seu tratamento é realizado retirando-se o aminoácido Fenilalanina e na Galactosemia onde é retirado o  leite para que o tratamento tenha sucesso.Em 1960 introduziu a  Bioquímica da Nutrição.

Em 1970 fez a extensão do  conceito Ortomolecular ampliando para a  medicina como um todo, por serem  moléculas corretas que atuam em concentrações certas, tem por função prevenir e realizar o tratamento de doenças, trazendo a saúde com base  em ações fisiológicas e enzimáticas de nutrientes próprios, como é o caso de vitaminas, minerais e aminoácidos que todos nós temos no organismo.

Em que a  Medicina Ortomolecular tem fundamentos?

 1– Com base em princípios citados por  Linus Pauling;

 2– Na Nutrologia, extensão da medicina que cuida da qualidade dos alimentos, que verifica as quantidades  calóricas que devemos ter, é averiguado também o histórico de cada um, se faz exercícios ou se tem alguma doença pré-existente,e assim é possível fazer a reposição de  nutrientes como proteínas, gorduras, açúcares, minerais, vitaminas, fibras e água, estes por sua vez são primordiais ao equilíbrio das reações químico-físicas de todo o corpo humano.

O equilíbrio metabólico e energético tem por base as especialidades da medicina. Verifica as centenas de substâncias que iniciam os  processos metabólicos, e por sua vez devem ser  sintetizadas no organismo, tendo por  exceção somente  47, que são denominadas de  nutrientes básicos estas devem ser adquiridas no meio externo, através de uma boa alimentação ou mesmo suplementação.

3– No meio em que vivemos, a Medicina Ortomolecular atua como corretivo  do ar, solo e água, e também de substâncias que estão inseridas nos alimentos- conservantes, corantes, acidulantes, agrotóxicos, adoçantes e minerais tóxicos.

Esta é responsável por verificar o grau de  poluição sonora e as fontes de radiações nocivas. Fazendo com que tenha melhorias em serviços de  saneamento, condições de moradia e ambiente também em parceria com a Medicina do Trabalho.

Realizando estudo sobre ligações químicas, pode entender o conceito do  campo da bioquímica – a química dos seres vivos – definiu  a doença por um olhar diferenciado, outro ângulo.

Linus Pauling deixou escrito

 A doença tem uma base, um substrato molecular e distúrbios na complexa interação e cadeia entre moléculas geram doenças”.

medicina-ortomolecular-alimentacao-saudavel

Entenda os modos que atua a  Medicina Ortomolecular

PREVENTIVA

Realiza diagnósticos precoces, para que seja possível detectar modificações metabólicas subclínicas, mesmo antes de aparecer alguma doença, fazendo uso do  tratamento Ortomolecular fornecendo equilíbrio total ao indivíduo, e assim dando -lhe mais qualidade de vida,deixando-o longe de doenças.

SISTÊMICA

Executa o diagnóstico dos  órgãos e sistemas, deve fazer  a análise da  inter-relação e interdependência nos órgão e nos tratamentos nutricionais celulares, com o auxílio da  suplementação com nutrientes que são úteis à manutenção da vida humana.

INTERATIVA

Deve atuar na  inter-relação dos sistemas humanos com os sistemas ambientais.Esta aborda a Ortomolecular, para que tenha como desafio verificar os nutrientes faltantes, ver se há algum em excesso ou mesmo se tem algum elemento tóxico causando prejuízo ao corpo.

Na maior parte dos casos, é realizado a correção desses desvios e para que seja possível  trazer de volta o equilíbrio metabólico e energético que toda pessoa deve ter para manter sua saúde.

Elementos úteis à  Medicina Ortomolecular

1- Vitaminas:

Ácido Fólico, Ácido Pantotênico, Betacaroteno, Cálcio, Carnitina, Cobre, Coenzima -10, Colina, Fenilalanina, Glutation, Inositol, Metionina, Molibdênio, Paba, Triptofano, Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, etc.

2- Sais Minerais

Sendo categorizados em  4 grupos:

  • Fundamentais e úteis  em grandes quantidades: Cálcio, Magnésio e Potássio.
  • Primordiais em pequenas quantidades e é necessário ao organismo: Cromo, Ferro, Manganês, Molibdênio, Cobre e Zinco.
  • Necessários em quantidades muito pequenas e função não totalmente elucidada: Selênio, Vanádio, Níquel e Iodo.
  • Minerais formadores de radicais livres e, sendo assim, trazem prejuízo ao nosso corpo: Cádmio, Alumínio e Mercúrio.

 Os sais minerais comumente atuam em pares, a elevação  da quantidade fisiológica de um deles leva à deficiência plasmática do outro. Como é o caso de: Cálcio-Magnésio, Zinco -Cobre, Sódio-Potássio.

Como diagnosticar na  Medicina Ortomolecular?

Sabemos que é primordial uma consulta ao Médico especialista, seja para homem ou mulher, ter uma análise  Médica e de modo especial a Terapia Ortomolecular, faz com que somente o médico possa realizar uma consulta individualizada e assim prescrever o medicamento.

Para que o Médico tenha certeza do que irá medicar é preciso uma análise de anamnese clínica, verificar  o estado psico-emocional do paciente, executar uma pesquisa de  pormenorizado com exames laboratoriais, incluindo os Ortomoleculares como o Teste do Cabelo (Mineralograma) e outros por meio do sangue, urina e fezes

Por fim…

A  Medicina Ortomolecular caso tenhamos necessidade,pode ajudar a corrigir a química do nosso corpo  e nos devolver a saúde.Mas lembre-se de pedir orientação médica mesmo que seja para consumir um suplemento.Se este artigo foi bom para você,deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Fonte:

1, 2

Imagens: lifestyle.sapo.cv    medicinaintegrada.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*