Mente Sã Corpo São – Com ter uma vida mais saudável

Você já ouviu falar da frease “Mente Sã Corpo São” ? Na Idade Média, os pesquisadores médicos tentaram separar a mente e o corpo em compartimentos estanques. Alguns estudiosos, entretanto, arriscavam sugerir certas relações. Supunham, por exemplo, que a “bílis afeta o humor”. Estabeleceram-se relações curiosas como: a “bílis preta” estava ligada com a depressão, a “bílis amarela” com a irritabilidade, e a “bílis vermelha” com o comportamento supere-motivo.

Hans Selye, nas primeiras décadas do século XX, começou a demonstrar experimentalmente a relação entre a psique (mente) e o soma (corpo). Submetendo ratos a elevados níveis de estresse, observou que a contínua tensão provocava, em uma etapa final, a exaustão. A falta de descanso apropriado ocasionava enormes estragos ao equilíbrio orgânico, resultando em deterioração física e até em morte.

mente-sã-corpo-são

 

O Estresse: Causa de Doenças

O estresse pode favorecer a erupção de neuroses e o surgimento de diferentes sintomas de desordens psicofísicas. As neuroses também ocasionam sinais de distúrbios psicofísicos e, se excessivas, podem, em alguns casos, conduzir às psicoses e à loucura.

A saúde do corpo e a saúde da mente andam de mãos dadas. Quando agredimos o corpo trazemos problemas à mente e vice-versa. Também é fundamental haver equilíbrio entre as atividades mentais e as atividades físicas, e entre o descanso e a recreação, para o bem-estar corporal e psíquico. Começaremos falando sobre a importância do descanso, da recreação e da higiene mental, para depois passar ao assunto dos distúrbios psíquicos e emocionais mais comuns.

Publicidade

 

RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO

Passemos do assunto do corpo são e da higiene mental a uma relação empolgante: de que modo a mente pode afetar o corpo e vice-versa? Antigamente os cientistas subestimavam esta relação. Alguns chegavam ao extremo de separar a mente e o corpo em dois compartimentos fechados.

homem-relaxando-remedios-caseiros-para-estresse-tratamento-natural

 

Hoje, contudo, numerosas pesquisas comprovam a íntima associação entre processos mentais e físicos. Somam-se evidências cada vez mais claras de que nossas doenças podem em significativa parte ser produzidas por nossa cabeça.

DOENÇAS IMAGINÁRIAS

Existem doenças imaginárias? Até que ponto nossa cabeça pode ajudar a produzir doenças? São questões intrigantes, nem sempre fáceis de responder. Os especialistas admitem situações diversas, pois sabem que as relações mente-corpo são de complexidade extraordinária.

Grande parte deste assunto permanece inexplorada. Sabemos bem pouco ainda sobre isso. Algumas descobertas, entretanto, são da maior importância.

O sono e a mente sã e corpo são

As pesquisas médicas mostram que o sono é condição básica de saúde. Mesmo neste aspecto tão simples e primário, os costumes sociais modernos demonstram-se freqüentemente perniciosos. Muitos se submetem a rotinas de trabalho em que são forçados a dormir tarde e acordar cedo, quando não têm de trabalhar durante toda a noite.

Outros acostumam-se a dormir tarde e acordar tarde, passando parte da noite diante da televisão, assistindo a programas excitantes. Os jovens freqüentemente varam as madrugadas em “festinhas”. Nestas ocasiões, “comes e bebes”, sons eletrizantes, drogas, danças e luxúria produzem desastrosas conseqüências para a saúde psicofísica, moral e espiritual.

Leia também: Remédios Caseiros para Estresse- Tratamento Natural

 

Características da recreação saudável:

Não se recomendam jogos ou brincadeiras que envolvam competição, que podem causar estresse e prejudicar o objetivo da recreação.

Recreação não significa passar o dia no bar, em rodinhas de amigos, assistindo a um iogo de futebol, tomando cerveja, jogando sinuca etc., o que não condiz com seu objetivo principal, que é promover a saúde.

Publicidade

Embora constitua hábito social adequado e necessário, visitar parentes e amigos não significa,no mais pleno sentido da palavra, recreação.

Mudar periodicamente de atividade também é recomendável para evitar o tédio e o estresse, mas não corresponde necessariamente à recreação.

Hábitos Saudáveis: Como seguir uma vida com mais saúde

Relaxando através da Recreação

A recreação caracteriza-se pela cessação das atividades regulares e a visita a lugar tranqüilo e agradável, como bosque ou fazenda. Passear descompromissada mente por lugares diferentes e interessantes, como um shopping center ou museu, é para muitos distração prazeroso, mas a recreação implica o contato com a Natureza e o esvaziamento mental de preocupações.

Brincadeiras amenas e caminhadas descontraídas podem preencher vantajosamente o tempo dedicado à recreação. Entre as sugestões de atividades recreativas, poderíamos citar: passeio a balneários limpos, não muito concorridos, camping, caminhadas através de parques, montanhismo etc.

Em todos os casos é preciso atender a algumas recomendações para a recreação ideal: programar o passeio, evitar riscos desnecessários, não tomar banho em locais proibidos, perigosos ou duvidosos quanto à limpeza, zelar pela higiene ambiental, manter as crianças sob vigilância, evitar folguedos extenuantes, usar alimentos leves e saudáveis, escolher traje apropriado etc.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*