O que é Artrite Crônica e quais seus sintomas e tratamentos

A artrite crônica é considerada incurável- Diante de prognóstico tão desalentador, muitas pessoas se resignam ao tratamento com drogas sintomáticos, de efeitos fortes, como os corticosteroides. Nesse artigo falaremos O que é Artrite Crônica e quais seus sintomas e tratamentos.

A experiência de médicos e outros profissionais de saúde simpáticos a terapias sem drogas, ou com o mínimo de drogas, através do mundo, mostra, entretanto, que há outras possibilidades.

Há vários relatos de pacientes, desanimados com os resultados dos tratamentos convencionais, esperançosos com os meios “alternativos”.

O caso que acabamos de relatar ilustra a história verídica de muitos sofredores de artrite, que tiveram a felicidade de buscar e encontrar alternativas adequadas para o seu caso.

Em clínicas através do mundo, registram-se animadores resultados na aplicação da terapia nutricional para artrite.

Lamentamos, como Sandra, o preconceito da comunidade científica e a falta de patrocínio para pesquisas sobre terapia nutricional.

Em nossa clínica atestamos também o valor da nutrição. Dentro de algumas semanas, com dieta adequada, o paciente de artrite reumatoide apresenta, geralmente, expressiva melhora.

O que é Artrite Crônica e quais seus sintomas e tratamentos?

Artrite é inflamação de uma junta (articulação), porém pode ocorrer inflamação de várias juntas (poliartrite).

O principal sintoma é a dor, que ocorre quando se faz algum movimento, ou mesmo quando em repouso. Pode haver inchação e vermelhidão.

Quando há agente infeccioso, pode haver febre. Mas na artrite reumatoide é possível haver febre sem agente infeccioso.

Causas

As doenças do grupo do reumatismo (são inúmeras) ainda não estão bem explicadas quanto à sua causa, afirmam os experts.

Vários são os fatores que podem concorrer para a instalação da artrite: vão desde alterações no metabolismo até predisposição genética, passando por agentes infecciosos e ataques auto-imunes.

Os estudiosos da Medicina natural acreditam que o estilo de vida do homem moderno favorece o aparecimento deste distúrbio, em suas variadas manifestações. Por isso, um dos lugares-comuns no tratamento é a indicação de dieta frugal e saudável.

O vinagre de maçã e a artrite

Citam-se casos de pacientes que vêm se sentindo bem com o uso metódico de vinagre de maçã.

A explicação para o bom resultado é que muitos doentes de artrite apresentam também problemas na assimilação e metabolismo do cálcio, e o vinagre de maçã ajuda a normalizar o processo.

Como? Na eventual falta de ácido clorídrico no estômago, o vinagre de maçã supriria eficientemente o déficit.

Tomar, juntamente com as refeições, uns 100ml de água com duas colherinhas de vinagre de maçã e uma colherinha de mel puro.

Tratamentos para artrite crônica

O tratamento convencional é feito com drogas anti-inflamatórias, analgésicas e imunossupressoras.

O ácido acetilsalicílico – e às vezes os anti-inflamatórios não esteroides, são o recurso empregado no começo das manifestações dolorosas.

Os glicocorticoides não alteram significantemente a evolução da doença, embora, em muitos casos no começo suprimam drasticamente os sintomas.

Mas apresentam, entre outros, o perigoso efeito colateral, a longo prazo, da osteopenia (enfraquecimento dos ossos).

E importante incentivar o doente a continuar em atividade, respeitando-se, obviamente, certos limites. Podem ser necessárias adaptações a atividades de menor exigência física.

Procurar manter-se ocupado, sem, contudo, estafar-se, sempre ajuda a conservar a capacidade funcional e previne a depressão, muitas vezes resultante do sentimento de perda de utilidade.

O tratamento tem por objetivo reduzir a dor, diminuir a inflamação e deter, tanto quanto possível, a evolução da doença.

A fisioterapia e o uso de sapatos ortopédicos podem ser chamados em auxílio, em alguns casos.

Embora se deva manter certo grau de atividade, é preciso observar períodos regulares de repouso.

Durante o dia é importante parar algumas vezes, digamos, por cerca de meia hora, e descansar em posição confortável, enquanto, ao som de música suave, se pratica a respiração profunda, para relaxar.

o-que-e-artrite-cronica-e-quais-seus-sintomas-e-tratamentos

 

Perder peso

O emagrecimento é necessária quando há excesso de peso. O simples fato de perder alguns quilos que sobram diminui a sobrecarga das articulações, reduzindo a dor.

Apesar da dor, não se deve adotar como regra a imobilidade. Obviamente, movimentos inadequados são contra-indicados.

As caminhadas são muito boas, pois melhoram os níveis de endorfina, analgésico natural do corpo.

Indicam-se exercícios de baixo impacto. Os exercícios dentro da água, devidamente orientados, são ótimos. Pesquisas mostram que o movimento adequado tende a melhorar a dor e a inchação, além de promover a saúde geral.

O uso de medicamentos, como esteroides, norcoanalgésicos e antidepressivos, poderia, na opinião de especialistas, ser reduzido ou evitado na maioria das vezes.

A tendência é que a resposta se torne, aos poucos, insatisfatória, e se recomende aumento da dosagem ou mudança para agentes mais fortes, com conseqüências dramáticas paro a saúde.

Tratamentos Caseiros

  • Aplicações tópicas de calor úmido: mergulhar em água suportavelmente quente uma toalha e aplicar no local, diretamente, voltando a mergulhar na água toda vez que esfriar. O calor é contra-indicado em inflamações intensas.
  • Pomadas à base de eucalipto ajudam em muitos casos. óleo de eucalipto ligeiramente aquecido, aplicado no local em massageamento bem leve.
  • Ao óleo de eucalipto podem-se acrescer óleo de menta, cânfora e óleo de cravo. Há produtos no mercado que contêm esses princípios naturais.
  • Misturar 1 OOg de cânfora com 1 litro de óleo de algodão. Deixar em repouso até dissolver a cânfora. Filtrar e massagear levemente as juntas doloridas.
  • Como extrair o óleo de cânfora: Ferver as sementes por meia hora, em água. Espremer numa prensa caseira e guardar o óleo assim obtido em um vidro. Tampar bem.
  • O uso regular, diário, do suco da Morinda citro folia (noni) vem sendo muito empregado como suplemento alimentar terapêutico contra a artrite reumatoide. Os pacientes relatam alívio dos sintomas e melhora geral. Indicam-se, tradicionalmente, 3 colheres, das de sopa, do suco puro, em meio copo de água, duas a três vezes ao dia.
  • É comum, na artrite reumatoide, o doente acordar com as articulações duras. Há várias sugestões para aliviar esse incômodo. Uma delas, publicada numa revista médica americana (Pediatrics), pode parecer inusitada, mas, em lugares frios, é particularmente útil: passar a noite no saco de dormir. A explicação é que o saco de dormir mantém o corpo mais aquecido e confortável durante o sono.
  • Outra sugestão é usar, à noite, alguma pomada antiespasmódica.
  • Pode-se também, antes de dormir, fazer as aplicações já indicadas, à base de óleo de eucalipto, menta etc.
  • O tratamento natural com dietas e outros meios ajuda no alívio desse sintoma.

Falamos neste artigo: O que é Artrite Crônica e quais seus sintomas e tratamentos.

Imagem- vcbela.com


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui


 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*