O que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas

o-que-e-cinetose-como-diminui-la-e-quais-seus-sintomas

A Cinetose é nada mais é que mal-estar causado pelo movimento ocorre quando o sistema de equilíbrio se sobrecarrega com as mensagens que recebe dos olhos e do ouvido interno. Nesse artigo falaremos O que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas.

O cérebro responde a estas mensagens conflituosas criando suas próprias mensagens. “Os primeiros sinais geralmente são suor, oxidação excessiva do sangue, e desmaio.

Em algumas pessoas, estas reações e as demais associadas com o mal estar causado pelo movimento, como náusea, podem ser causadas por algo tão simples como andar pelas fileiras de um supermercado ou de verem mover os postes de telefone através da janela de um carro.

Algumas pessoas podem ter “mal-estar causados pelo movimento” pelos sons que ouvem.

Publicidade

Sem se importar com qual seja a causa, uma vez que os sintomas aparecem, é impossível evitar que o mal-estar causado pelo movimento siga seu curso.

Esta é a razão pela qual é importante tentar evitar os sintomas antes de que tenham a oportunidade de estabelecer-se.

O que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas

Aqui estão algumas técnicas que você pode tentar para evitar que se estabeleça o mal-estar causado pelo movimento:

Olhe para o horizonte

Não para sonhar acordado, mas para fixar sua vista em algum ponto fixo

que esteja distante do barco, do avião, ou do automóvel em movimento, e assim ajudar-se a recuperar sua postura. Olhe o mais longe possível até o horizonte.

Publicidade

Isto ajuda a impedir as mensagens conflitantes que seu cérebro está recebendo de um meio ambiente em estado de desordem.

Mantenha-se no convés

Se você está em um barco, ir ao interior ou abaixo do convés somente intensificaria os sintomas. Em vez disso, mantenha-se no convés para que você olhe para o horizonte e assim ajudar-se a vencer a situação.

Sente-se ao lado da asa do avião

A asa é a parte mais estável do avião, já que ela serve de eixo ao corpo da nave. Se você pode conseguir um lugar nesta posição central do avião, muito melhor.

Dessa forma, você pode olhar para fora e fixar sua vista para longe do avião se você começar a enjoar.

Olhe para frente do ônibus ou do trem

Isto é para que possa ver o trânsito à sua frente ao invés de concentrar-se nos movimentos rápidos dos lados. E se puder, sente-se, porque ficar de pé também pode causar enjoos por causa do movimento.

Ofereça-se para dirigi

Os motoristas estão tão ocupados olhando o trânsito que não têm tantas oportunidades de se enjoar.

Se você não tem carta de motorista, então sua segunda opção é sentar-se no banco dianteiro e assim poderá antecipar-se aos baques e curvas do caminho, e como resultado, terá menos oportunidade de enjoar.

 

Coma somente um pouco ou não coma nada

Aproximadamente uma hora antes de sair, coma algumas bolachas ou um pedaço de pão ou um pão torrado, sugerem alguns especialistas.

Outros especialistas, recomendam não comer antes de uma viagem para ajudar a que o estômago se mantenha calmo e vazio, no caso de você começar a sentir náuseas.

Evite as comidas e os odores “pesados”

Por alguma razão desconhecida, o aroma de algumas comidas gordurosas ou condimentadas, e os odores fortes podem causar mal-estar e náuseas causados pelo movimento antes ou durante uma viagem.

Segundo informa a Academia Americana de Otorrinolaringologia—Cirurgia da Cabeça e Pescoço, em Alexandria, Virgínia.

Diga não ao álcool

Evite as bebidas alcoólicas antes ou durante uma viagem. O álcool viaja pela corrente sanguínea e chega até o ouvido interno, o estimula e piora ainda mais os casos de mal-estar causados pelo movimento.

Deixar de beber pode ajudar a saber o que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas.

Fique calmo

Depois dos primeiros sinais do mal-estar, feche os olhos e fique sem se mover até que passe a sensação de náusea.

Mantenha-se calmo, sereno e controlado

Qualquer pessoa que tenha tido mal-estar causado por movimento, só de pensar em voltar a estar nessa mesma situação pode causar temor e ansiedade, o que pode originar uma crise de enjoo por movimento.

O mesmo se aplica aos que têm ansiedade pelo que vão fazer, como voar em um avião ou viajar por barco.

Trate de estar o mais calmo e relaxado possível. Respire fundo por algumas vezes, feche os olhos, e diga a si mesmo que não vai passar mal.

Manter-se calmo ajuda a saber o que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas.

Deixe a leitura em casa

Ler faz com que seus olhos se movam de um lado para outro, e assim não estejam fixos em um ponto determinado. Ao mesmo tempo, seu corpo está sentindo, e reagindo, ao movimento de sua viagem.

O resultado é a sobrecarga de sensações e náusea causado pelo movimento. Pela mesma razão, um filme cheio de ação em um avião pode fazer com que se sinta mal.

Por outro lado, se o filme não exigir muito do aspecto visual, ele poderá ajudar a relaxar, a esquecer seu temor, e a evitar que se sinta mal.

Dê Fim ao Problema

Outra alternativa para evitar o mal-estar e náuseas causados por movimento é usar um esparadrapo transdérmico (na pele). Isto se pode conseguir com uma receita de seu médico.

O esparadrapo adere à pele debaixo da orelha, ou no pescoço, ou na frente e libera quantidades pequenas de escopolamina, um composto que suprime os mecanismos de equilíbrio do corpo.

No entanto, para que isto faça efeito, você deve ter o cuidado de usar o esparadrapo de forma correta.

Se lhe receitaram estes esparadrapos, o primeiro se deve aplicar 12 horas antes de sair de viagem.

Não aplique os esparadrapos a ninguém mais. As crianças e os idosos, em particular, podem ser mais sensíveis ao medicamento do esparadrapo.

As crianças por exemplo, podem ficar hiperativos como resultado do uso do esparadrapo.

Experimente os remédios vendidos sem receita

Os anti-histamínicos como Dramin, Bonine, e Marezine, devem ser tomados pelo menos uma hora antes da viagem para que tenham maior efeito.

Isto dá suficiente tempo para que o medicamento seja absorvido pela corrente sanguínea.

Leia sempre as bulas para ver se causam algum efeito secundário, como sonolência ou visão embaçada, e tome as precauções necessárias, como evitar dirigir um automóvel.

Fique longe de outras pessoas doentes

O poder da sugestão é muito forte, especialmente se você também tem a tendência a ter a mesma doença.

Ainda que isto possa parecer como insensibilidade, deixe que alguém com estômago mais forte atenda aos doentes; você deveria estar olhando para o horizonte ou para algum outro ponto fixo distante.

Publicidade

Nesse artigo falamos O que é Cinetose, como diminuí-la e quais seus sintomas.

Imagem- circuitomt.com.br

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × 3 =