O que é fobia e quais os Tipos de Neurose

 

o-que-e-fobia-e-quais-os-tipos-de-neurose

Enquadram-se entre as neuroses, significando temor obsessivo de uma situação externa ou de um objeto, que passa a ocupar inconscientemente o lugar de um conflito interior. Nesse artigo falaremos O que é fobia e quais os Tipos de Neurose.

Neuroses e Fobias

Há diferentes tipos de fobia:

  • claustrofobia (medo irreprimível de elevadores e outros recintos fechados)
  • nosofobia (medo obsessivo de ficar doente)
  • harpaxofobia (medo mórbido de ladrões ou assaltantes)
  • fobia de certos animais (sapos, gatos etc.)
  • amaxofobia (medo mórbido de viajar em qualquer veículo)
  • anafobia (medo mórbido de poeira)

Reação depressiva: Ocorre quando as pessoas buscam dissipar a angústia de um conflito interno através da depressão e auto-anulação.

Pode estar associada a sentimento de culpa (peso de consciência) ou pode ser resultado de acontecimentos marcantes, como a morte de entes queridos ou perdas materiais. E um tipo de neurose.

Conhecer os tipos de fobia e suas causas é muito importante para saber o que é fobia e quais os Tipos de Neurose, assim podento tratá-las.

Publicidade

Tipos de neurose

Neurose obsessiva:

O paciente se sente estranhamente obrigado a realizar certos atos repetitivos e/ou absurdos, não conseguindo dominar-se.

O excesso de método e exigência ao executar certas, tarefas, como: lavar as mãos, limpar a casa, fechar as portas e os cadeados etc., pode constituir

neurose obsessiva:

o paciente às vezes procura negar a existência destes estranhos hábitos, mas se angustia ao perceber que se encontra dominado por eles.

Neurose histérica:

Costuma manifestar-se de modo repentino, em situações emocionalmente carregadas, através de acessos de histeria somados a distúrbios de ordem motora, sensorial e mental.

Durante as crises de histeria o paciente perde o controle de seus atos, podendo partir para a auto-agressão ou para uma quebradeira.

As vezes as crises se limitam a gritos e choros intensos. Pode ocorrer perda transitória de consciência.

Estes sintomas geralmente indicam intensos conflitos íntimos não revelados e requerem cuidadoso tratamento psíquico, espiritual e também físico.

As más condições de alimentação associadas à vida desregrada podem criar ambiente orgânico favorável às crises.

Publicidade

Neurose neurastênica:

O paciente se queixa de inúmeros incômodos físicos, dores em diferentes lugares, indisposição, esgotamento, falta de energia, cansaço fácil etc.

Embora algumas vezes a descrição pareça exagerada, os sintomas são verdadeiros e constituem a transferência de sofrimentos mentais para o corpo.

Pode haver depressão, porém, menos que na neurose depressiva. As queixas podem concentrar-se em determinado órgão ou região do corpo.

O tratamento neste caso deve abranger não só a parte inorgânica, mas principalmente a porte psíquica, pois a doença do corpo se origina em grande medida ali.

Sabe-se hoje que incontáveis doenças têm como causo básica a angústia mental. A paz interior, que se alcança pela harmonia com Deus, é o melhor bálsamo.

Neurose de ansiedade:

Caracterizada por grande instabilidade emotiva. A pessoa se sente triste, mas não sabe o porquê.

Geralmente a ansiedade vem acompanhada de cansaço, apreensão, irritabilidade e problemas somáticos (sintomas físicos).

Acreditam alguns estudiosos que seja ocasionada por transtornos emocionais reprimidos.

Tensão e estresse:

O estresse não é neurose, mas tanto pode abrir-lhe o caminho como agravar uma condição já existente.

O estresse excessivo conduz a agressões psíquicas produtoras de angústia, seja pela incapacidade de resolver certos problemas, seja pela intensidade da exposição a problemas externos.

Tal angústia pode provocar o que os especialistas chamam de “mecanismos psicológicos de defesa”.

Nesse artigo falamos O que é fobia e quais os Tipos de Neurose.

Imagem- dicasdemulher.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*