O que é Insônia e quais suas Causas, Sintomas e Tratamentos

 

o-que-e-insonia-e-quais-suas-causas-sintomas-e-tratamentos

Todos podemos curtir algumas noites de insônia, em momentos críticos da vida, ou em circunstâncias emocionalmente carregadas.

Mas se a insônia se torna frequente, então é preciso estudar um plano de tratamento, pois pode trazer consequências sérias. Nesse artigo falaremos O que é Insônia e quais suas Causas, Sintomas e Tratamentos.

Como a Insônia se manifesta:

1. Dificuldade de “pegar no sono” ao deitar.

2. Acordar várias vezes ao longo da noite. O sono fica “perturbado”, ou “picotado”.

Publicidade

3. O sono vem rápido ao deitar, mas, ao acordar de madrugada, não se consegue mais dormir.

Como já foi explicado, todos podem sofrer de insônia em determinadas situações. O problema é quando as noites mal dormidas se somam e se arrastam por semanas, meses, até unos.

O que é Insônia e quais suas Causas, Sintomas e Tratamentos

Os resultados vão de olheiras a infarto do miocárdio.

A insônia crônica provoca alterações nervosas que contribuem para criar ou agravar um quadro de gastrite, úlcera gastroduodenal, hipertensão arterial, fadiga, irritabilidade, depressão, agressividade, perda de memória e dificuldade de concentração.

Os estudiosos do naturismo explicam que os distúrbios do sono diminuem a vitalidade do organismo, provocando déficits de resistência. Isso quer dizer diminuição da capacidade imunitária, o que nos torna mais vulneráveis a qualquer agente de agressão.

Publicidade

A “vida social” que nos faz sacrificar noites de sono em festas e outros divertimentos provoca danos irreparáveis à saúde, e pode ocasionar insônia.

Causas

Apresenta múltiplas causas. Falamos, nas ilustrações citadas, de fatores como ansiedade, estresse e excitação nervosa, que compõem vasto conjunto de causas emocionais e nervosas.

Mas a insônia pode ser deflagrada ou agravada por distúrbios como hipertensão arterial, febre e indigestão.

Enfermidades que provocam dor podem perturbar o sono. As parasitoses e as disfunções digestivas estão por trás da insônia com frequência maior do que se pensa.

O mau hábito de comer próximo à hora de deitar transtorna o sono. Certos estimulantes, como café, chá preto, guaraná, chimarrão etc., e drogas como as anfetaminas (“bolinhas”, usadas em dietas de emagrecimento) podem produzir insônia.

É muito importante sabermos quais as suas causas, assim compreeendemos melhor o que é Insônia e quais seus Sintomas e Tratamentos.

insônia

A alergia a certos alimentos pode produzir inquietação e insônia. Já se verificaram casos de alergia ao trigo e ao leite desencadeando insônia.

A alimentação desvitalizada, refinada, carregada de aditivos químicos, composta em grande parte de carnes, açúcar, café, lanches, frituras, é a dieta das pessoas mais freqüentemente acometidas por sensação constante de cansaço e insônia.

A causa mais comum de insônia, entretanto, é psíquica. O estresse emocional e a excitação nervosa são reconhecidamente a dupla do mau sono.

Tratamento

O tratamento requer averiguação e abordagem da causa. Os estudiosos da naturopatia são da opinião de que os remédios vendidos a três por dois contra insônia (soníferos, hipnóticos ou calmantes) não trazem solução adequada.

Além de não proporcionarem sono natural, muitos provocam dependência, e depois de algum tempo não fazem mais efeito. O tratamento natural vem apresentando bons resultados no combate à insônia.

As dietas pobres em proteína podem contribuir para a insônia, por serem deficientes em triptofano. Fontes razoáveis desse aminoácido são a coalhada e as leguminosas.

Os naturistas afirmam ser fundamental fazer uma desintoxicação. Em muitos casos, verifica-se que os pacientes começam a dormir normalmente depois de alguns dias ou algumas semanas de desintoxicação, o que é muito animador.

Sugere-se um programa de desintoxicação como o seguinte. Pessoas debilitadas só devem proceder a uma desintoxicação sob supervisão profissional.

Publicidade

Nesse artigo falamos O que é Insônia e quais suas Causas, Sintomas e Tratamentos.

Imagem- colegioweb.com.br

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


5 × cinco =