O que é Sinusite, quais seus sintomas, irritações e como evitar

o-que-e-sinusite-quais-seus-sintomas-irritacoes-e-como-evitar

Goste ou não goste, seu nariz é uma parte valiosa de sua anatomia. No exterior, serve para sustentar seus óculos perto dos olhos. Nesse artigo falaremos O que é Sinusite e quais seus sintomas, irritações e como evitar.

Sinusite

No interior, incorpora sistemas complexos de passagens estreitas e ocas que contém espaços conectados tanto com os olhos como com os ouvidos que lhe permitem inalar ar do meio ambiente e mandá-lo em seu caminho até os pulmões.

Mesmo sendo fácil entender a forma em que uma passagem é necessária para este processo, que funções podem realizar os espaços ocos?

Os espaços ocos, conhecidos como seios paranasais, estão localizados em pares atrás das sobrancelhas, em cada osso da face, atrás do nariz, e no meio dos olhos.

Publicidade

Devido a estarem cheios de ar, atuam como um tipo de “câmara de eco”, e dão ressonância a sua voz.

Também reduzem o peso de seu cérebro, e servem de acolchoamento contra impactos, e proporcionam melhor equilíbrio.

No entanto, a função mais importante de seus seios nasais é como se fosse “acondicionador” do ar inalado em seu caminho até os pulmões.

Normalmente, as membranas que revestem o nariz e os seios nasais produzem aproximadamente 500 ml e aproximadamente 1 litro de muco e secreções por dia.

Conhecer os sintomas é muito importante para saber o que é Sinusite, como resolver seus sintomas, irritações e como evitar.

Publicidade

Irritações

Estes líquidos passam pelo nariz, limpando e lavando as membranas e recolhendo as partículas de pó, as bactérias, e outros contaminadores do ar que se encontram em seu caminho.

Em seguida, uns pequenos pelos ondulados chamados cílios empurram o muco para trás da garganta.

Ali, o muco é engolido e chega ao estômago, onde os ácidos destroem as bactérias perigosas. Tudo isto se realiza em um dia de trabalho do revestimento dos seios e da cavidade nasal.

Mas quando essas passagens nasais se irritam ou se inflamam por uma crise de alergia, pela contaminação do ar, pela fumaça, ou por uma infecção viral como um resfriado ou uma gripe, as membranas do nariz e os seios secretam mais da quantidade normal de muco.

Também se incham, com aquilo que bloqueia as aberturas e evitam que se realize um fluxo fácil de muco e ar, preparando o terreno para que proliferem as bactérias.

Os problemas dos seios aparecem em duas versões: agudos e crônicos. O ataque agudo de sinusite, que dura de uma semana a dez dias, produz uma dor de cabeça que pode variar na sua intensidade desde leve até um grau que parece que estão quebrando os seus ossos.

Conhecer as irritações é muito importante para saber o que é Sinusite, como resolver seus sintomas, irritações e como evitar.

A sinusite crônica

Ocorre quando a abertura do seio está bloqueada por um período prolongado, raramente causa dor de cabeça, mesmo que causa uma descarga desagradável, tosse crônica, infecções periódicas do ouvido, e um caso enorme de pigarro.

Mas a falta de dor verdadeira é enganosa; a sinusite crônica pode ser na realidade séria porque as bactérias podem estar tão bem arraigadas depois de repetidas infecções que nenhum antibiótico poderá vencê-las.

Dicas:

Conheça sua Dor de Cabeça

Um grande problema associado com a `sinusite’ é que muitas pessoas acreditam que a tem quando na realidade não é assim. Somente uma de cada dez pessoas que procuram ajuda para seu ‘problema com os seios nasais’ realmente sofre de doença nos seios.

Pensando que seus seios nasais são a fonte do problema, muitas pessoas tratam a si próprias com remédios vendidos sem receita designados para aliviar  dores de cabeça provocadas pelos seios.

Talvez nunca saibam que não estão tratando a causa verdadeira porque, estas preparações trazem alívio—pelo menos a curto prazo.

As preparações comerciais contêm não somente um componente analgésico para acalmar o mal-estar mas também um vasoconstritor suave.

Este comprime os vasos sanguíneos inchados que contribuem com a pressão, a congestão, e a dor do sono.

Para determinar a causa exata de seu mal-estar, procure um especialista de ouvido, nariz e garganta.

Essas são ótimas dicas para saber o que é Sinusite, como resolver seus sintomas, irritações e como evitar.

 

Evite a Reincidência

Os anúncios comerciais que trazem alívio para a pressão, a congestão, e para a dor nos seios nasais estão por todas partes. Mas, cumprem na realidade o que prometem?

A curto prazo, os descongestionantes nasais e as gotas para o nariz podem trazer algum alívio.

Mas se o problema são seus seios nasais, o uso prolongado desses remédios faz com que você corra o risco de ter benefícios decrescentes”.

O que acontece é que cada vez que o remédio faz efeito, há mais inchaço, mais congestão, e mais mal-estar, não devido a infecção original, mas sim por não haver efeitos compressores do spray.

Além do mais, uma pessoa com asma não tolera a aspirina, e se usar qualquer dos remédios que contém aspirina, sem se dar conta vai aumentar o problema, talvez causando congestão no nariz ou inclusive uma crise de asma.

Essas reações geralmente não ocorrem até três ou quatro horas depois de tomar a aspirina, e por essa razão muitos dos que a usam não fazem a associação de causa e efeito.

Se seus sintomas não melhorarem depois de alguns dias de tratamento em sua casa, procure seu médico.

Essa é a razão pela qual é prudente você procurar um médico, especialmente se a secreção de seus seios nasais for de cor esverdeada, ou se tiver febre. Se seus seios nasais estão deixando sua vida insuportável, será que você tem que viver com isso? Não necessariamente,

Dizem os especialistas; há muitas maneiras de eliminar a pior parte dos sintomas.

Cuide-se bem

Algumas vezes, é quase impossível evitar resfriar-se. Mas provavelmente você pode manter sua resistência e, portanto reduzir a incidência de resfriados gripes e, além disso, reduzir sua intensidade se você estiver em bom estado de saúde.

Isto significa seguir uma dieta bem balanceada, fazer exercício suficiente, e principalmente, descansar de forma adequada.

Viva uma vida com sanidade

Realmente você não poderá andar por toda parte com uma máscara cirúrgica na rosto para evitar contato com organismos infecciosos.

Mas se estiver em um lugar público não deve ficar parado junto a uma pessoa que esteja espirrando e tossindo.

Se um membro de sua família tem um resfriado ou gripe, não compartilhe os utensílios domésticos nem outros artigos pessoais.

Hidrate-se

Se não estiver bebendo pelo menos oito copos grandes de água por dia, aumente seu consumo. Leve uma garrafa com água fria para seu escritório, para que possa beber quantidades pequenas de água durante o dia.

Procure ar limpo

Evite os contaminadores do ar, fique dentro de casa se a qualidade do ar for ruim, e evite principalmente a fumaça dos cigarros.

Controle as alergias

Se você sabe que é alérgico a algumas substâncias específicas, tome precauções para evitá-las. Se isso não for possível, consulte um especialista em alergias sobre os tratamentos específicos para fazer com que o organismo desenvolva imunidade à substância alergênica.

Publicidade

Nesse artigo falamos O que é Sinusite e quais seus sintomas, irritações e como evitar.

Imagem- sintomasdesinusite.com

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × 1 =