O que é Teníase e quais suas Causas, Sintomas e Cuidados

 

o-que-teniase-e-quais-suas-causas-sintomas-e-tratamentos

O povo chama de “solitária”. É uma parasitose causada por verme (ou helminto) em forma de fita, famoso por seu excepcional comprimento, que atinge vários metros.

O corpo é cheio de pequenos segmentos, as proglotes, que vão se formando e desprendendo aos poucos. Em cada uma dessas proglotes, há de 50 a 100 mil ovos. Nesse artigo falaremos sobre o que é Teníase e quais suas  Causas, Sintomas e Cuidados.

O que é Teníase e quais suas  Causas, Sintomas e cuidados

Como se trata de um verme hermafrodita, ou seja, possui os dois sexos, ele próprio é capaz de fertilizar esses ovos.

Diariamente, se podem eliminar várias proglotes grávidas pelas fezes, que têm o formato de quadradinhos achatados e esbranquiçados, de mais ou menos 1cm.

O maior perigo reside em ingerir os ovos, que contaminam o ambiente e são capazes de se transformar, no corpo, em cisticercos, produzindo a cisticercose.

Como se ingerem os ovos? Certos descuidos comuns, como lavar mal as mãos ou os alimentos, ocasionam contaminação.

A forma mais comum de “pegar” solitária é a seguinte: os animais (bovinos e suínos) ingerem alimentos contaminados com ovos de solitária, eliminados nas fezes humanas, e adquirem cisticercose.

Fecha-se o ciclo quando o homem ingere carne de boi, de carneiro ou de porco com cisticercos (muitas vezes alojados nos músculos), que em seguida crescem no intestino e ali se transformam em solitária.

Por isso é muito importante sabermos o que é Teníase e quais suas  Causas, Sintomas e Cuidados.

intestino

Às vezes, os ovos da tênia (do porco, a do tipo solium) são incubados ainda no intestino, antes da eliminação pelas fezes. Embora menos frequente, isso leva à invasão da corrente sanguínea pelas larvas e à instalação da cisticercose.

A cisticercose é uma parasitose que acomete o porco e o homem, provocada pela larva da Taenia solium (solitário), que se aloja na forma de cisto em músculos, no cérebro e em outros tecidos.

Quase 5 milhões de brasileiros têm cisticercose cerebral (neurocisticercose), doença que é adquirido pela ingestão de ovos da solitária do tipo solium, da qual o porco é o principal hospedeiro.

Esse é um número bastante preocupante, e que coloca em evidência os riscos da criação de suínos associada à falta de higiene alimentar. Para maiores informações, ver cisticercose.

Sintomas

O doente come muito, mas, em vez de engordar, costuma perder peso. As vezes, o doente queixa-se de náuseas e cólicas.

Em muitos casos, porém, os sintomas passam despercebidos, ou são confundidos com os de outras doenças.

Um dos principais indícios de solitária é que nas fezes surgem pequenos segmentos esbranquiçados e achatados, as proglotes.

Quando acidentalmente ingeridos, os ovos veiculados aos milhares pelas proglotes produzem, como vimos, a cisticercose.

Tratamento convencional

se a niclosamida, o praziquantel ou o Os medicamentos alopáticos devem mebendazol. O praziquantel é indica-ser prescritos por um médico. Utilizam- do também contra a cisticercose.

Após o tratamento de expulsão, estando o paciente recuperado, pode-se, depois de algumas semanas de repouso, proceder à desintoxicação, como já explicado, à qual se acrescentam as seguintes plantas:

Usar, internamente, para “depurar o sangue”, chás de tanchagem, bardana, salsaparrilha, dente-de-leão, chapéu-de-couro e malva. Misturar três plantas.

De quatro em quatro dias, mudar a “mistura”. Tomar de duas a três xícaras ao dia. A dose tradicional é de duas colheres, das de sopa, das plantas para meio litro de água. Ferver por uns cinco minutos, desligar e tomar fresco ou morno, aos goles, longe das refeições.

Observação importante: acrescentar própolis uma vez por dia ao chá (umas dez gotas de própolis a 30% em uma xícara de chá).

Nesse artigo falamos sobre o que é Teníase e quais suas  Causas, Sintomas e Cuidados.

Imagem-  webtudo.net

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*