O que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar

 

o-que-sao-verminoses-quais-seus-tratamentos-e-sintomas

Barriguinha redonda e perninhas finas. Palidez, dores abdominais, diarreia, náuseas. Esse é o quadro típico da criança pobre, vivendo em precárias condições de higiene, infestada de vermes como a lombriga.

Mas há inúmeras outras espécies desses hóspedes indesejáveis que produzem múltipla variedade de sintomas. Nesse artigo falaremos sobre o que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar.

O que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar?

Verminoses são doenças parasitárias provocadas por vermes, membros de três classes: os anelídeos, os nematelmintos e os platelmintos (as formas importantes para o estudo médico pertencem às duas últimas classes).

O tamanho e o formato sofrem certa variação de espécie para espécie. Há vermes grandes, achatados e compridos, como a “solitária” (Tenias), pequenos, como o oxiúro (Enterobivs), microscópicos, como as microfilárias (forma evolutiva da ordem dos filarídeos), e filiformes, como a lombriga (Ascaris).

Publicidade

Assim, seguiremos dando alguns conselhos sobre que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar.

Por que são tão comuns (segundo os naturistas)?

Muito frequentes, são evidência da fragilidade de nosso ambiente gastrintestinal. A má alimentação, a má higiene e a instabilidade emocional contribuem para o quadro.

E indiscutível que fatores como falta de higiene e de saneamento básico responsabilizam-se pela proliferação e pela endemizaçáo de múltiplas parasitoses.

Obviamente, devem tomar-se as devidas precauções higiênicas, que vão de procedimentos simples da higiene pessoal, como cortar regularmente as unhas e lavar as mãos antes das refeições, até amplas ações comunitárias da ordem do saneamento básico.

Acrescente-se a importância de combater insetos como moscas e baratas, e roedores. A lavagem cuidadosa dos alimentos, especialmente frutas e verduras, constitui também fator básico de prevenção.

Publicidade

Pouco se fala, contudo, nos maus hábitos alimentares modernos, particularmente os das crianças, que usam e abusam de guloseimas não-nutritivas. É sempre importante alertarmos as crianças sobre o que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar.

O resultado é um estado nutricional e orgânico debilitado, altamente propicio à instalação e ao desenvolvimento de parasitas.

Tratamento e exames

O tratamento poderá variar conforme o tipo de verme, a intensidade da infecção e as condições do doente Impõe-se o exame de fezes como medida preliminar.

Um só exame poderá não ser suficiente, já que muitos parasitas têm períodos “positivos” e “negativos” de manifestação por formas infectantes.

Poderão ser necessários três ou mais exames, com intervalo de uma semana ou mais entre eles, para se chegar a uma conclusão correta.

Primeiramente, é preciso mudar a alimentação. Açúcar, guloseimas e outros falsos alimentos não devem figurar no cardápio. A dieta deve ser nutritiva e natural. Mastigar bem é o que há de mais fundamental.

Publicidade

Nesse artigo falamos sobre O que são Verminoses e quais são os cuidados a se tomar.

Imagem-  proex.uncisal.edu.br

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × três =