Causas e Sintomas da Gastrite Aguda e Crônica

Doença típica da civilização, a gastrite é consequência direta do estilo de vida moderno. Corrigindo-se o hábito alimentar, está dado o maior passo rumo à cura. Nesse artigo falaremos sobre Sintomas e causas da Gastrite.

 

sintomas-e-causas-da-gastrite

 

Causas da Gastrite Aguda e Crônica

Gastrite é a inflamação das paredes do estômago, provocada por alterações do ambiente gástrico que agridem e irritam a mucosa, tornando-a vermelha e inchada.

Nos casos mais graves chega a ocorrer sangramento. Os sintomas principais são: dor, azia, digestão difícil e demorada.

Há dois tipos básicos de gastrite: aguda e crônica. A forma aguda é desencadeada por causas recentes, como uso de medicamentos (certos analgésicos), abuso alimentar, intoxicação (como acidentes por ingestão de soda cáustica, ácidos etc.), crise emocional.

Publicidade

A causa da gastrite crônica é um acúmulo de fatores, como má alimentação, personalidade ansiosa, uso e abuso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo etc.

Estudiosos da nutrição culpam certas deficiências nutricionais, que favorecem o aparecimento de gastrite e outras afecções digestivas. Sem descartar a possível causa hereditária, podemos afirmar que a gastrite é principalmente o tributo que o homem moderno paga ao seu modo de vida.

Entre as causas da gastrite pode haver duas situações opostas: excesso ou falta de ácido do estômago (ácido clorídrico). Quando há excesso de ácido (hipercloreturia), surgem sintomas como azia e dor, e há possibilidade de úlceras gastrintestinais.

No caso oposto, a hipocloridria (pouco ácido; gastrite alcalina), a digestão é lenta e difícil.

Confira os sintomas da gastrite aguda e crônica abaixo. Caso apresente algum deles, procure um médico.

Publicidade

Sintomas da gastrite aguda e crônica

Os sintomas da gastrite aguda e crônica podem se confundir com outros problemas de saúde. A forma aguda de gastrite produz sensação de “empanzinamento”, dor no estômago, perda de apetite, arrotos, azia, náuseas, dor de cabeça e até ligeira febre.

Podem ocorrer vômitos, que trazem alívio, mas deixam o paciente debilitado.

A gastrite crônica é doença de diagnóstico difícil, pois exibe sintomas parecidos com os de outras doenças.

Há períodos de agudização, em que se repetem os sintomas já descritos. Há também períodos em que o paciente se apresenta praticamente sem sintomas. A digestão costuma ser lenta e difícil.

Tratamento

Na Medicina ortodoxa o tratamento da gastrite aguda e crônica é feito à base de antiácidos, dieta láctea, dieta fracionada, bloqueadores de células secretoras de ácido, cicatrizantes, antidistônicos etc.

Embora alguns desses procedimentos tragam alívio, estão longe de cortar o mal pela raiz.

A dieta à base de leite, por exemplo, vem sendo questionada. O consumo exclusivo de laticínios e alimentos cozidos e condenado pela Medicina natural como causa de gastrite, pois não requer mastigação suficiente.

Uma boa opção pode ser o uso de remédios caseiros para gastrite (saiba mais).

Publicidade

Nesse artigo falamos sobre sintomas e causas da gastrite aguda e crônica.. foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos!

imagem- doutissima.com.br


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 4 =