Ventosaterapia: Contra indicações, Atletismo, Como fazer e Curso

Devido ao fato de desintoxicar o organismo, a ventosaterapia é utilizada para minimizar dores, estresse e até a ansiedade, e qualquer item ligado à alinhamento da energia. Somente um profissional treinado pode executá-lo, porque é utilizado algumas taças de vidro ou plástico,e assim colocá-las em várias regiões do corpo.

Como a Ventosaterapia se expandiu para outras culturas?

Denominada de Terapia de Ventosas já era bem conhecida na antiguidade, pois uma ventosa realiza efeito de vácuo sobre o corpo,e assim faz sugar  a pele e o músculo (ou somente uma parte) e, logo, deve abrir os poros e assim deixar  a circulação sanguínea e linfática do corpo normalizada.

É uma técnica que se propagou entre muitas culturas. Tanto no  Egito (2200 aC) como na Índia a Medicina Ayurveda, esta técnica já estava sendo comumente  utilizada entre médicos.

Existem registros de sua existência na  Grécia com Hipócrates (400 aC), a Grécia foi um dos primeiros lugares a deixar registro dessa terapia e inclusive a respeito de sua utilização, tempos depois o médico como Galeno deixou registros em modelo de texto médico.

No mundo árabe era denominada de  Hijama e as culturas primitivas xamânicas faziam uso  das ventosas porque acreditavam que as mesmas extorquiam os espíritos da doença.

Como é possível se tratar com  a Ventosaterapia?

1-É necessário fazer com que o ambiente seja calmo e relaxado, pois é nesse ambiente que a sessão ocorrerá. Os copos de vidro ou de plástico (são taças chinesas) são devidamente aplicados, em modo de ventosas.

2-Precisam ser aquecidas  com fogo porque consomem oxigênio que fica na parte interior da ventosa, e após é realizada a aplicação sobre a pele antes que o oxigênio retorne à parte interior.

3-Deve ser realizado com o auxílio de uma pinça inserindo um algodão repleto de álcool, e depois, começa a pegar fogo e bem rápido deve introduzi-lo no vidro. O calor que fica preso é excluído, dentro do copo e após é posto sobre a pele.

4-Sendo assim, é originado o vácuo em que há permissão  em certos pontos energéticos do corpo sem que deixe cair.

A sucção que as ventosas conseguem realizar, é o que ajuda a causar desbloqueio dos pontos energéticos que foram obstruídos, e assim recuperar o fluxo de energia, trazendo melhoria para a desintoxicação para o organismo do paciente.

5-A Ventosaterapia é um método de medicina alternativa e em SPA precisa ser executada por um profissional capacitado que faz acompanhamento com massagens.

Porque a Ventosaterapia se tornou conhecida no mundo das celebridades?

Devido a questões de cuidado com o corpo. Alguns artistas como Gwyneth Paltrow (a pioneira), Jessica Simpson, Paris Hilton, Julia Roberts, Jennifer Aniston e Madonna são as que mais procuram a prática para deixar o corpo em dia.

Nas sessões que realizaram, as mesmas foram vistas com as marcas pelas costas. Até o próprio cineasta Francis Ford Coppola decidiu colocar a terapia como parte do filme O Poderoso Chefão (1974) daí em diante todo mundo começou a propagar a técnica.

Há pessoas dizendo que a Ventosaterapia tem poder de cura, porém o que de fato podemos ter certeza é que,a Ventosaterapia traz equilíbrio ao corpo. É nas costas onde comumente é aplicada, logo, isso não impede de fazer uso de outras regiões do corpo como o rosto.

ventosaterapia-e-o-atletismo

A Ventosaterapia e o Atletismo

Costuma-se acreditar que tanto a Ventosaterapia e Medicina Tradicional Chinesa auxilia na cura de muitas doenças, porém atualmente temos visto sua aplicação muito forte na medicina esportiva (Young, 2005).

A ventosaterapia tem sido utilizada para fazer tratamento de lesões crônicas (Meleger & Borg-Stein, 2000). Condições musculoesqueléticas têm se aproveitado da acupuntura para curar pacientes ou diminuir sua dor. Os vários benefícios da  ventosaterapia e acupuntura vêm sendo investigados em muitos estudos em todo o mundo.

Mas,não é somente os efeitos relacionados à lesões musculoesqueléticas que estão sendo pesquisados, e sim o efeito que a  acupuntura vem trazendo ao desempenho físico para quem realiza esportes. Dizem que a  acupuntura pode otimizar o  desempenho físico e mental.

Cientistas estão procurando entender se determinado método pode influenciar  a  força muscular, flexibilidade e a fadiga. Fazendo avaliação da utilização da  acupuntura aplicada à  medicina esportiva, é necessário averiguar todos os aspectos.

Sabemos que o mundo dos esportes é cada vez mais competitivo, e atletas do mundo todo buscam alternativas para melhorarem seus desempenhos.

Mas atualmente, médicos especialistas em medicina esportiva e reabilitação, vêm o benefício da VentosaTerapia não só para a cura de lesões, mas visando também melhorias relacionadas à mente e ao corpo.

Se atletas pretendem se destacar da concorrência, é preciso que busquem na Medicina Chinesa um apoio para deixarem melhor seu condicionamento físico.

A acupuntura e ventosaterapia são consideradas métodos naturais de tratamento, sendo seguro para ser aplicado e não causa tanto efeito colateral, como medicações à base  de esteroides.

Atletas utilização de vários recursos para se manterem em forma e até se recuperar de lesões, exemplo,a massagem esportiva, sauna, banhos de gelo e roupas de compressão – logo,segundo o ginasta americano Alex Naddour, “a ventosaterapia foi o melhor investimento já realizado”. “Neste ano cuidei de minha saúde,e o segredo foi a Ventosaterapia”, Naddour conta, o mesmo também disse que a técnica o aliviou de dor.

O que a Ventosaterapia realmente trata?

Em países como a  China, a ventosaterapia pode tratar patologias como respiratórias, como bronquite, asma e congestão; artrite; problemas gastrointestinais e certos tipos de dor. Certos profissionais costumam tratar a depressão e o inchaço com o apoio da Ventosaterapia.

Determinadas regiões  do corpo que apresentam mais músculos, como por exemplo o abdômen e costas (mesmo em pequeno grau, os braços e pernas), são regiões onde o tratamento é mais recomendado.

Durante as  Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, vimos uma alta quantidade de atletas que fizeram uso da Ventosaterapia a fim de evitar dores, e também ajuda na reabilitação músculo-esquelética esportiva,e atua como prevenção de lesões.

A equipe dos  Estados Unidos da América fizeram uso da Ventosaterapia(como é o caso do olímpico Michael Phelps), várias outras delegações como China também a utilizaram.

Concluindo…

Para uma boa performance ou mesmo para manter a saúde em dia, a Medicina Chinesa pode ajudar, mas é preciso sempre procurar um profissional qualificado para te auxiliar. Se este artigo foi bom para você,deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Fonte:

1, 2, 3

Imagens: saberatualizado.com.br     hong.com.br

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*