11 Benefícios da Cajá – Dicas, Pra que serve e O que é

caja

O Cajá – uma fruta muito conhecida sobretudo na região Nordeste –, oferece uma série de importantes benefícios para a saúde, prevenindo e ajudando tratar diversas doenças.

caja

11 Benefícios do cajá

1 – Aumenta o sistema imunológico

Rica em vitamina C, entre os mais notáveis benefícios dessa fruta está o fortalecimento do sistema imunológico. Isso significa que, ao consumi-la regularmente, é possível tornar o organismo resistente a diversos tipos de infecções e demais doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus.

2 – Previne e trata anemia

A excelente quantidade de ferro contida nessa fruta combinada à vitamina C consiste na fórmula perfeita para prevenir e tratar a anemia, doença sanguínea caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos, sendo mais comum em crianças, gestantes e idosos.


3 – Previne o câncer

Repleta de substâncias antioxidantes, o cajá se apresenta como um forte aliado na prevenção e tratamento do câncer, inibindo a ação dos radicais livres responsáveis pelos desequilíbrios celulares que ocasionam o surgimento e crescimento de tumores.

4 – Ajuda no emagrecimento

Além de nutritiva e de baixo teor calórico, essa fruta é riquíssima em fibras. Isso faz com que ela acelere o processo de emagrecimento, estimulando a eliminação da gordura e açúcar no organismo.

5 – Fortalece ossos e dentes

A significativa quantidade de cálcio presente nessa fruta combinada com outros minerais e vitaminas promove o fortalecimento de ossos e dentes, evitando doenças como a osteoporose e demais danos oriundos dos processos de descalcificação, como por exemplo, dificuldade de crescimento (em crianças).

6 –  Alivia sintomas da depressão

A combinação de vitaminas e minerais contida no cajá favorece o funcionamento do sistema nervoso central. Com isso, o consumo regular dessa fruta é capaz de diminuir sintomas associados a quadros de ansiedade, depressão e estresse, proporcionando o equilíbrio físico e emocional.

7 – Ajuda no ganho de músculos

Por ser rica em fósforo, essa fruta é indicada para atletas ou pessoas que desejam ganhar massa muscular, já que ela estimula naturalmente a hipertrofia dos músculos.


8 – Rejuvenesce a pele

A concentração de fibras, minerais e vitaminas nessa fruta proporciona o rejuvenescimento da pele, prevenindo ou suavizando acnes, rugas, linhas de expressão etc.

Além disso, ela contribui para manter a pele hidratada e longe da ação de bactérias e demais impurezas que obstruem os poros.


9 – Diminui os sintomas da TPM

O conjunto de vitaminas presente nessa fruta ajuda na manutenção dos níveis hormonais femininos, fator fundamental para diminuir os desconfortos próprios da TPM e da menopausa.

10 – Reduz o colesterol ruim (LDL)

As fibras e antioxidantes presentes no cajá são capazes de diminuir significativamente os níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea.

Com isso, são reduzidos os riscos de hipertensão, infartos, tromboses e AVC – Acidente Vascular Cerebral, doenças associadas ao coração e ao sistema circulatório.

11 – Melhora o intestino

Graças às fibras contidas nessa fruta, o consumo regular de cajá atua na melhora natural das funções intestinais, prevenindo gases, constipação, inflamações e até mesmo problemas mais graves como infecções e câncer de cólon ou intestino.

Como usufruir desses benefícios do cajá?

Além de consumir a fruta in natura, a melhor maneira de usufruir dos benefícios dela consiste em preparar o suco de cajá. Nutritivo, refrescante e agradável ao paladar, ele consiste na opção ideal principalmente para os dias mais quentes do ano, evitando episódios de desidratação.

caja-bebneficios

Receita do suco de cajá

Itens necessários

  • 600ml de água gelada (mineral ou filtrada);
  • 6 unidades da fruta cajá madura e bem lavada;
  • Açúcar a gosto (é indicado não exagerar);
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de fazer

  • Após lavadas cada uma das unidades de cajá, é necessário descascá-las;
  • Feito isso, com uma faca, extrair somente a polpa da fruta (eliminando as sementes);
  • Colocar a polpa e a água no liquidificador, bater por aproximadamente 15 segundos e coar;
  • Colocar o líquido novamente no liquidificador juntamente com as pedras de gelo e o açúcar. Bater novamente por 5 segundos. Beber logo após o preparo, usufruindo de todas as propriedades nutricionais da fruta enquanto ela estiver fresca.

É indicado beber 2 copos desse suco de 3 a 4 vezes por semana.

Algumas curiosidades do Cajá

  • Ainda que essa fruta seja bastante popular na região Nordeste do Brasil, ela tem suas origens na Oceania;
  • Essa fruta também é chamada de outros nomes como por exemplo: taperebá-do-sertão, cajarana, cajá-manga e cajá-anão;
  • O sabor predominante do cajá oscila entre o ácido e o agridoce, sendo refrescante e agradável ao paladar principalmente nos dias quentes;
  • A Bahia consiste no maior produtor de cajá do Brasil. Por esse motivo, nesse estado a fruta é facilmente encontrada em feiras, supermercados, beiras de estradas, propriedades rurais etc.;
  • Devido ao sabor único dessa fruta, ela é bastante utilizada na elaboração de licores, vinhos, sorvetes e saborosas caipirinhas, especialmente na região Nordeste;
  • O cajazeiro, árvore que dá origem a essa fruta, também é aproveitada para extração de madeira;
  • O motivo de essa fruta ser mais comum na região Nordeste deve-se ao fato de ela se adaptar melhor a climas quentes;
  • A colheita dessa fruta é feita entre os meses de fevereiro e abril.

Onde comprar cajá?

Nas demais regiões do Brasil, o cajá pode ser encontrado em grandes redes de supermercados e em feiras livres.

Também é possível comprar a polpa de cajá congelada em supermercados.

Dicas para potencializar os efeitos da fruta

Por mais que essa fruta ofereça uma série de benefícios para a saúde, ela isoladamente não consegue fazer “milagres”. Por isso, é indispensável atrelar o consumo dela a uma alimentação mais nutritiva no dia a dia, rica em vitaminas, minerais, fibras etc.


Outra dica importante é nunca esquecer de ingerir 2 litros de água todos os dias. Isso é fundamental para que o corpo esteja bem hidratado e os órgãos funcionem bem.

Praticar uma atividade física também é outra recomendação muito importante principalmente para quem deseja emagrecer, prevenir doenças e aumentar as defesas imunológicas.

A combinação de todos esses cuidados com o consumo regular de cajá traz grandes benefícios para a saúde, aumentando as chances de viver mais (e melhor).

Imagens:  livestrong.com     vivomaissaudavel.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


9 − quatro =