12 Benefícios da Melancia – Saúde, Organismo, Para que Serve e Suco

12-beneficios-da-melancia

Originária da África e reconhecida por seu sabor doce e refrescante, são muitos os 12 Benefícios da Melancia e longevidade. Por esse motivo, resolvemos falar sobre eles. Confira.

12-beneficios-da-melancia

12 Benefícios da Melancia para saúde

Confira agora os milagres que essa fruta pode fazer no seu corpo.

1 – Previne e combate inflamações

As substâncias contidas na melancia são de grande ajuda para prevenir e combater inflamações, já que as vitaminas e minerais contidos nessa fruta auxiliam na eliminação de bactérias e vírus que afetam o organismo.


2 – Auxilia no emagrecimento

Um dos 12 Benefícios da Melancia é o emagrecimento. Pelo fato de essa fruta ser rica em fibras, água e minerais, ela contribui para a eliminação do excesso de gordura e ainda favorece a atividade digestiva e intestinal, acelerando a queima de gordura abdominal. 

Outro fato que faz dessa fruta uma perfeita aliada na perda de peso é o fato de ela reduzir a vontade de ingerir doces e contribuir para a saciedade.

3 – Previne o câncer

Os 12 Benefícios da Melancia estão associados à prevenção e combate ao câncer. Isso é possível devido à excelente quantidade de antioxidantes presentes nessa fruta. O principal deles é o licopeno, que está relacionado a uma diminuição considerável dos riscos de câncer de mama, próstata, endométrio, cólon e pulmão.

 As substâncias benéficas contidas na melancia, entre elas o betacaroteno e a vitamina C, inibem o estresse oxidativo das células, fator determinante para evitar a formação de tumores.

4 – Melhora a saúde óssea

Entre os 12 Benefícios da Melancia e longevidade está o fortalecimento da estrutura óssea. Essa fruta contribui tanto para o desenvolvimento dos ossos quanto para a prevenção de desgastes e lesões.


Por esse motivo, o consumo constante dessa fruta é indicado para pessoas de todas as idades e é indispensável para reduzir os riscos de osteoporose, uma doença que atinge em maior número as mulheres.

5 – Hidrata o corpo

Não é por acaso que a melancia é uma das frutas mais consumidas no verão. Portadora de 92% de água e rica em vitaminas e minerais, além de contribuir para a nutrição do organismo, ela é fundamental para a hidratação.


Refrescante e de fácil consumo, nos dias mais quentes do ano é ainda mais recomendado ingeri-la no formato de sucos bem gelados.

6 – Favorece o processo digestivo

A grande quantidade de fibras presentes nessa fruta faz com que entre as vantagens da melancia para a saúde esteja a melhora do processo digestivo. 

Por essa razão, o consumo dela é tão recomendado logo após as refeições. As fibras também favorecem o trânsito intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo inflamações no intestino ou dificuldade para evacuar.

7 – Melhora os rins

Dos 12 Benefícios da Melancia um dos mais notáveis está relacionado aos rins. Portadora de efeito diurético, essa fruta age na limpeza desse órgão, eliminando bactérias e demais agentes responsáveis por causar infecções que vão desde as simples às mais graves.

 A excelente quantidade de potássio presente nessa fruta potencializa a ação de limpeza dos rins, prevenindo a formação dos cálculos renais.

melancia

8 – Protege o coração

Ainda que muitas pessoas não saibam disso, a melancia protege o coração. Isso ocorre graças ao potássio presente nessa fruta e à citrulina, uma substância que se converte em arginina, que por sua vez contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos. 

Os antioxidantes contidos nessa fruta evitam a formação de placas nas artérias, auxiliando também no equilíbrio das taxas de colesterol no sangue.

Desse modo, o consumo frequente de melancia diminui a pressão arterial e o risco de desenvolver uma série de doenças cardiovasculares.

9 – Favorece a visão

Em virtude da alta quantidade de betacaroteno contida nessa fruta, outro dos 12 Benefícios da Melancia trata-se da melhora da visão. Quem consome essa fruta regularmente possui menos riscos de desenvolver a chamada cegueira noturna e a degeneração macular, situações ainda mais comuns com o avanço da idade.

10 – Auxilia na saúde muscular

Por conter uma grande quantidade de potássio, a melancia favorece a transmissão dos impulsos nervosos e reduz a dor muscular que geralmente ocorre após os treinos. 

Por esse motivo, o consumo constante dessa fruta é ainda mais necessário no caso de atletas e pessoas que se exercitam com frequência, já que além da saúde muscular, a melancia ainda ajuda bastante na hidratação do organismo.

11 – Evita a impotência sexual

Com relação aos 12 Benefícios da Melancia este é talvez um dos menos conhecidos. Graças à citrulina que posteriormente é convertida em arginina, a melancia favorece o transporte de sangue para o pênis, atuando no tratamento natural de casos simples de impotência sexual.

12 – Favorece o sistema imunológico

Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, a melancia se apresenta como uma das frutas que mais contribuem para o aumento das defesas imunológicas. Isso significa que quem ingere melancia com frequência possui menos riscos de ter gripes, resfriados, infecções, viroses e demais doenças causadas por bactérias, fungos, parasitas e vírus.

Quais as melhores formas de consumir essa fruta?


Para usufruir dos 12 Benefícios da Melancia nada melhor que estar por dentro de várias ideias para consumir essa fruta no dia a dia, inserindo-a no cardápio pelo menos 2 vezes por semana. Confira as dicas de receitas:

– Salada de folhas verdes com pedaços de melancia em cubos;
– Espetinhos de frutas sortidas com melancia;
– Raspadinha ou picolé de melancia;
– Suco de melancia com gengibre;
– Suco de melancia com maracujá;
– Salada de frutas com melancia;
– Suco detox de melancia com linhaça;
– Suco detox de água de coco, melancia e hortelã;
– Suco de melancia com maçã;
– Salada caprese com melancia grelhada;
– Geleia de melancia;
– Suco de melancia com laranja;
– Suco detox de melancia com canela e castanha;
– Gelinhos de melancia (para acompanhar bebidas);
– Sopa fria de melancia;
– Suco de melancia com açaí;
– Suco detox de chia com melancia;
– Melancia grelhada;
– Suco detox de melancia com abacaxi;
– Smoothie de melancia com sorvete de creme.

Cada uma dessas receitas torna possível usufruir de todos os 12 Benefícios da Melancia de uma forma saborosa, leve e saudável, tornando fácil inserir essa fruta com mais frequência na alimentação do dia a dia.

Imagens:     verdadeirodetox.com              vix.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × 3 =