13 Benefícios do Quiabo – Saúde, Emagrece? Como fazer e Propriedades

13-beneficios-do-quiabo

Os 13 Benefícios do Quiabo são muito maiores que as pessoas imaginam, sendo esse legume de origem africana amplamente presente na mesa dos brasileiros. Para saber quais são as vantagens de inseri-lo no cardápio, confira nosso post.

13-beneficios-do-quiabo

13 Benefícios do Quiabo

Descubra os 13 Benefícios do Quiabo que o quiabo exerce sore o seu corpo.

1 – Emagrece

Por se tratar de um alimento com baixíssimas calorias, zero gordura e rico em fibras, o quiabo está entre os maiores aliados de quem deseja perder peso de forma saudável. Além de contribuir para eliminar o excesso de açúcar e gordura do corpo, essa hortaliça é rica em vitaminas e minerais, deixando o organismo bem nutrido.


2 – Melhora a atividade intestinal

Os 13 Benefícios do Quiabo para saúde são de grande ajuda para o intestino, já que devido às fibras esse alimento tem propriedades naturalmente laxantes, facilitando o processo de evacuação e evitando episódios de prisão de ventre.

Graças a esse benefício, o consumo regular de quiabo contribui para eliminar o inchaço abdominal muitas vezes causado pelo mau funcionamento do intestino, situação esta que muitas vezes é confundida com excesso de peso.

3 – Diminui a pressão arterial e o colesterol ruim

Por conter potássio e pectina (um tipo de fibra solúvel), o quiabo funciona como um protetor natural do coração, contribuindo principalmente para a redução da pressão arterial e do LDL, o perigoso colesterol ruim.

Desse modo, essa planta contém uma excelente combinação para evitar quadros de hipertensão, infarto, derrame, arritmia etc., problemas que afetam milhões de brasileiros.

4 – Combate o diabetes

Graças à grande quantidade de fibras presentes nessa hortaliça, outro dos 13 Benefícios do Quiabo do organismo trata-se do equilíbrio dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator essencial na prevenção e combate do diabetes, doença que já afeta quase 10% da população mundial.


5 – Aumenta a imunidade

Por ser um alimento rico em vitamina C, o consumo frequente de quiabo está associado ao aumento da imunidade. Isso faz com que o organismo naturalmente se torne mais resistente à ocorrência de gripes, resfriados, infecções ou doenças causadas pela debilidade do sistema imunitário. 

Por fortalecer o corpo, essa hortaliça pode (e deve) ser consumida por crianças, adultos, idosos e gestantes, contribuindo para evitar que o organismo sofra com a falta de nutrientes necessários.


6 – Evita e combate a anemia

Entre os 13 Benefícios do Quiabo destaca-se a prevenção e combate de quadros anêmicos, problema que afeta principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com organismo frágil. 

Esse benefício é possível graças ao excelente nível de ferro e vitamina K contidos nessa hortaliça, contribuindo para a saúde do sangue e aumento da disposição física para as atividades do dia a dia.

7 – Previne o câncer

Entre as vantagens de comer quiabo no dia a dia está o fato de este alimento reduzir os riscos de câncer devido aos flavonoides e antioxidantes presentes nessa hortaliça. Entre os tipos de câncer que o quiabo ajuda a combater estão o de pulmão e o que pode ocorrer na cavidade oral.

8 – Fortalece os ossos

Portador de bons níveis de vitamina K e cálcio, outro dos 13 Benefícios do Quiabo do corpo trata-se do fortalecimento dos ossos. Por esse motivo, esse alimento é indicado tanto para auxiliar no desenvolvimento das crianças como também para prevenir doenças ósseas como a osteoporose.

quiabo

9 – Melhora a visão

Por ser rico em compostos antioxidantes, o quiabo é um dos alimentos que contribuem para a melhora da visão, reduzindo os riscos quanto à ocorrência de doenças como catarata e cegueira noturna (mais comum em pessoas com idade avançada).

10 – Contribui para a saúde do feto

A presença de folato e de vitamina C faz com que um dos 13 Benefícios do Quiabo se estendam para as gestantes e os bebês.

Essas duas substâncias auxiliam no desenvolvimento geral do feto e também previnem defeitos no tubo neural dos bebês. Exatamente por esse motivo, especialmente as gestantes ou mulheres que desejam engravidar em breve devem aumentar o consumo desse legume no dia a dia.

11 – Desintoxica o organismo

Pelo fato de conter uma excelente quantidade de fibras, vitaminas e minerais, o quiabo contribui para desintoxicar o organismo, eliminando uma série de substâncias prejudiciais à saúde. Desse modo, ao consumir esse legume com maior frequência é possível melhorar a saúde do fígado e dos rins.

12 – Favorece a saúde dos cabelos

Um dos 13 Benefícios do Quiabo e beleza diz respeito aos cabelos. Não é por acaso que é cada vez mais comum a realização de tratamentos caseiros com essa hortaliça. Entre as vantagens que o consumo de quiabo proporciona aos cabelos estão:

– Aumento do brilho;
– Prevenção e combate à caspa;
– Atua como um condicionador natural dos cabelos;
– Protege o couro cabeludo.

13 – Melhora a pele

Além de proporcionar diversos benefícios para os cabelos, o quiabo contribui para melhorar a aparência da pele.
Isso ocorre graças às fibras e aos antioxidantes presentes nessa hortaliça, atuando como um inibidor natural dos efeitos do envelhecimento, tais como: ressecamento da pele, rugas, manchas, linhas de expressão etc.

Como Fazer

Para usufruir dos 13 Benefícios do Quiabo, a maneira mais indicada para prepará-lo é cozido ou refogado com pouco óleo. Entre os principais pratos elaborados com essa hortaliça, estão:

– Quiabo refogado com tomate;
– Salada de quiabo cozido com alface, tomate e vagem;
– Quiabo refogado com carne moída e pimentão;
– Salada de alho-poró com quiabo;
– Quiabo refogado com mostarda;
– Salada de quiabo com abóbora;
– Ensopado de quiabo com abóbora e carne seca;
– Salada de quiabo com cenoura e batata;
– Salada de quiabo com camarão;
– Salada ou refogado de quiabo com brócolis;
– Ensopado de frango com quiabo.

O quiabo combina com variados tipos de alimentos, sejam legumes, verduras, carne, frango ou peixe, sendo um dos ingredientes mais populares no país. 


Para temperar, o ideal é optar pelo azeite de oliva extravirgem ou óleos livres de itens transgênicos, limão (ou vinagre de maçã) e sal marinho, deixando a refeição ainda mais saudável.

Ele é facilmente encontrado nos supermercados, feiras livres, quitandas etc., possuindo valores bem acessíveis.

Os 13 Benefícios do Quiabo são muitos. Para usufruir de todos eles, o recomendado é adotar o consumo desse alimento pelo menos 2 vezes por semana.

Imagens:    diabetesevoce.com.br          lolitei.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezoito + 9 =