14 benefícios do chá de Graviola – Dicas, Importância e Pra que serve

Por mais que muitas pessoas desconsiderem esta informação, a graviola, uma fruta conhecida por seu sabor levemente adocicado, tem se mostrado como um dos alimentos mais benéficos para saúde. Quer saber por que? Confira nosso post!

Quais são os benefícios da graviola?

Com relação aos benefícios que mais se destacam quanto ao consumo regular da graviola, eles são:

1- Previne e combate o diabetes

Um dos benefícios pouco conhecidos da graviola consiste no fato de ela atuar na prevenção e combate ao diabetes. A razão disso é que as substâncias contidas nesta fruta possuem fotoquímicos responsáveis por evitar que ocorram picos de glicose na corrente sanguínea.


Diversos estudos feitos com pacientes diabéticos demonstraram que, após o consumo regular desta fruta, foram significativamente diminuídas as taxas de glicose no organismo.

2- Previne o câncer

Outra notícia excelente quanto a esta fruta originária da América Central e amplamente cultivada na Amazônia, trata-se de ela ser uma poderosa aliada na prevenção do câncer.

O motivo disso é que a graviola é rica em acetogeninas, uma substância muito eficaz no combate ao surgimento de diversos tipos de tumores cancerígenos.

Além disso, estudos realizados em animais comprovaram que o consumo dessa fruta apresentou resultados muito positivos quando à redução de tumores localizados nas mamas e no fígado.

Vale ressaltar que ainda não há registros de estudos realizados em seres humanos, mas a ciência já começa a investir em pesquisas que busquem comprovar ainda mais a ação desta fruta no auxílio ao tratamento do câncer.


3- Fortalece o sistema imunológico

Outra questão com relação às vantagens dessa fruta é que ela desempenha um papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do corpo.

Dessa forma, além de prevenir a ocorrência de novas doenças, a graviola também é muito recomendada nos casos de pessoas que sofrem com baixa imunidade ou até mesmo de doenças autoimunes, como por exemplo o HIV e o Lúpus.


4- Auxilia na digestão

Outro dos muitos benefícios proporcionados por esta fruta diz respeito ao fato de ela auxiliar bastante na digestão, já que ela evita a constipação, diarreia e favorece a eliminação das fezes de maneira natural. Além disso, o consumo da graviola também está associado à eliminação de vermes e outros parasitas intestinais.

5- Regenera as células

Por ser muito rica em propriedades antioxidantes, essa fruta também exerce um papel fundamental para a regeneração das células do corpo. Desse modo, ela é uma grande aliada na reparação de danos celulares, sobretudo aqueles causados pelo envelhecimento, contribuindo inclusive para a redução de rugas e manchas na pele.

6- Auxilia no processo de emagrecimento

Pelo fato de esta fruta ser muito rica em fibras e com baixo teor calórico, ela consiste numa potente aliada durante o processo de emagrecimento, contribuindo também para a percepção da saciedade.

7- Aumenta a energia

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo diário dessa fruta contribui para aumentar a energia do organismo, deixando-o bem disposto para as inúmeras atividades do dia a dia.

8- Auxilia no tratamento da gota

A gota, uma doença que é conhecida como um dos tipos de artrite decorrente do acúmulo de ácido úrico no sangue, também pode ser tratada com o auxílio da graviola.A fruta atua justamente na redução da quantidade de ácido úrico no organismo, fazendo com que naturalmente os efeitos da gota sejam eliminados ou diminuídos.

9- Diminui dores nas costas

Este é um dos benefícios menos conhecidos com relação à graviola. Os sucos ou suplementos à base desta fruta atuam no alívio de dores nas costas.Isso ocorre em virtude da ação curativa que ela exerce com relação aos mais variados tipos de inflamações no corpo.

10- Auxilia no tratamento do reumatismo

Exatamente por se tratar de um poderoso anti-inflamatório natural, esta fruta também apresenta resultados altamente eficazes no tratamento do reumatismo, aliviando as terríveis dores e inchaços causados pela doença.

11- Previne e combate a hipertensão

Outro importante benefício com relação ao consumo da graviola é que ela atua na prevenção e combate da hipertensão.Isso ocorre por ela ser uma fruta rica em potássio, uma das substâncias que contribuem para a circulação sanguínea.

12- Auxilia no tratamento e prevenção da anemia

Por conter uma alta quantidade de ferro, esta fruta também consiste numa excelente opção de tratamento natural em casos de anemia.

13- Evita cãibras

Por ser rica em potássio, a graviola também contribui para evitar o surgimento de cãibras nas pernas, sendo muito recomendada sobretudo para atletas e pessoas que fazem atividade física regularmente.

14- Fortalece ossos e dentes

Entre as principais substâncias contidas na graviola está o cobre, elemento responsável por favorecer a absorção do cálcio pelo organismo.Dessa forma, o consumo regular dessa fruta propicia muito mais saúde para ossos e dentes.

Quais as melhores maneiras de ingerir a graviola?

A graviola é uma fruta facilmente encontrada nos supermercados e feiras livres, sendo possível comê-la in natura.

Além disso, outra das formas mais comuns (e saborosas) de consumi-la é por meio de sucos ou smoothies. Os benefícios desta fruta também poderão ser usufruídos pela ingestão de cápsulas (vendidas em farmácias e em lojas de produtos naturais).

Com relação ao preparo do suco ou do smoothie, basta cortar a fruta, retirar as sementes, extrair a polpa, adicionar água ou iogurte natural e bater tudo no liquidificador.

Cuidados especiais com relação ao consumo de graviola:

· Esta fruta não é indicada para gestantes ou mulheres que se encontram em fase de amamentação;


· No caso das pessoas que optarem por fazer uso das cápsulas de suplementação alimentar desta fruta, é indispensável consultar um médico com a finalidade de definir a quantidade ideal a ser ingerida diariamente de acordo com o histórico clínico do paciente;

· Os suplementos de graviola ingeridos de forma inadequada poderão matar células nervosas do cérebro e até mesmo causar problemas com relação à mobilidade do copo. Portanto, o uso deve ser moderado e com acompanhamento médico.

Todos os benefícios apresentados deixam bem claro como o consumo adequado de graviola pode fazer toda diferença para a saúde.

 

Fontes (em inglês): 1, 2
Imagem: cooperall.com.br; stylecraze.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × um =