8 Benefícios da Cenoura – Saúde, Beleza, Visão e Como Preparar

8-beneficios-da-cenoura

Conhecer os 8 Benefícios da Cenoura para saúde faz toda diferença ao aumentar a qualidade de vida, já que não é por acaso que ela está entre as hortaliças mais consumidas no mundo todo. Para saber quais são eles, confira nosso post.

8-beneficios-da-cenoura

8 Benefícios da Cenoura para saúde, beleza e qualidade de vida

Conheça agora os 8 Benefícios da Cenoura e como o consumo dela pode melhorar a sua vida.

1 – Protege o coração

Por se tratar de um vegetal rico em potássio e cumarina, a cenoura faz bem para a saúde do coração em vários aspectos. Além de reduzir a pressão arterial, prevenindo quadros de hipertensão, ela favorece a circulação sanguínea e contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos e artérias.


Assim, o consumo regular dessa hortaliça está associado à diminuição dos riscos de infarto, derrames e aterosclerose. As fibras presentes nesta hortaliça contribuem para diminuir os níveis de colesterol no sangue, contribuindo ainda mais para a saúde cardiovascular.

2 – Aumenta a imunidade

Entre os 8 Benefícios da Cenoura para saúde do organismo destaca-se o papel que ela desempenha no fortalecimento das defesas imunológicas. Rica em vitaminas (entre elas a vitamina C), fibras e minerais, ela possui a combinação perfeita para tornar o corpo mais resistente à perigosa ação de diversos tipos de vírus, fungos, bactérias, parasitas etc. 

Por esse motivo, o consumo constante desse legume é indicado para bebês, crianças, gestantes, idosos e também pessoas que sofrem com um sistema imunológico mais frágil.

3 – Facilita a digestão

Graças à excelente quantidade de fibras presentes nessa hortaliça, um dos 8 Benefícios da Cenoura para saúde do organismo diz respeito ao processo digestivo. Ao consumi-la durante as refeições, o estômago trabalha melhor na digestão dos alimentos, estimulando o movimento peristáltico e a gestação dos sucos gástricos.

Dessa maneira, ao consumir cenoura regularmente é possível prevenir uma série de desconfortos e doenças, desde uma simples constipação intestinal até as situações mais graves como câncer no cólon e no intestino.


 Graças também às fibras, vitaminas e minerais, o suco de cenoura com demais ingredientes é altamente indicado para quem deseja emagrecer, já que ele favorece a nutrição e ainda reduz a gordura e inchaço abdominal.

4 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Um dos 8 Benefícios da Cenoura para saúde e a beleza é que esta hortaliça naturalmente inibe os efeitos do envelhecimento. Isso é possível graças ao betacaroteno e à combinação de vitaminas e minerais. 


Tanto o consumo de cenoura em sopas, saladas, refogados quanto em sucos e até mesmo no preparo de máscaras faciais faz um bem imenso para a pele, evitando o aparecimento de rugas, linhas de expressão, acnes e manchas.

Além disso, o consumo desse legume ainda favorece uma cor bronzeada. A ingestão de cenoura também está associada a unhas e cabelos mais fortes e brilhantes, sendo indispensável no cardápio de quem deseja aumentar a saúde e valorizar a aparência de forma natural.

5 – Desintoxica o organismo

As vantagens da cenoura para o organismo também se estendem para o funcionamento do fígado. Essa hortaliça, seja consumida nos pratos no dia a dia ou em forma de sucos é indicada para eliminar as toxinas que se acumulam principalmente no fígado e nos rins. 

Exatamente por esse motivo, ao iniciar o consumo de cenoura com maior frequência o corpo naturalmente fica mais resistente às doenças além de auxiliar na eliminação de gordura.

6 – Favorece a visão

Entre os 8 Benefícios da Cenoura para saúde é impossível não mencionar o bem que esse legume faz para a visão. Tudo isso graças à vitamina A. O consumo frequente dessa hortaliça está associado à redução da incidência de cegueira noturna e degeneração macular, doenças mais comuns nas pessoas com idade avançada.

Isso significa que as pessoas que consomem maior quantidade de cenoura na idade adulta possuem menores chances de desenvolver essas doenças.

Já no caso dos idosos que por ventura já sofrem com essas enfermidades, o consumo dessa hortaliça contribui para amenizar os sintomas.

cenoura

7 – Fortalece os ossos

Por conter uma boa quantidade de cálcio, um dos benefícios da cenoura para saúde do corpo diz respeito aos ossos. Por esse motivo, ao consumi-la de maneira frequente é possível diminuir os riscos de osteoporose e demais doenças ósseas. 

O consumo dessa hortaliça é indicado para bebês e crianças pelo fato de estimular o crescimento e desenvolvimento, incluindo dos ossos e dentes.

8 – Melhora a saúde bucal

Ainda que poucas pessoas saibam disso, entre os 8 Benefícios da Cenoura para saúde está a melhora da saúde bucal, especialmente com relação aos dentes e gengivas. Devido aos minerais presentes nessa hortaliça, ao consumi-la (sobretudo quando crua), ela remove placas bacterianas, estimula a produção de saliva, diminui a proliferação de bactérias e evita cáries.

Combinada com outros alimentos como limão, salsinha, manjericão, abacaxi, laranja e maçã, esses efeitos são ainda maiores, ajudando também a refrescar o hálito.

Qual a melhor forma de consumir cenoura no dia a dia?

Para usufruir dos 8 Benefícios da Cenoura para saúde é possível consumi-la tanto cozida quanto crua. Sempre que possível o ideal é combiná-la com outros legumes, frutas ou especiarias no preparo de:

– Sopas com legumes ou carnes;
– Refogados com legumes e especiarias (curry, açafrão-da-terra etc.);
– Legumes assados;
– Carnes refogadas;
– Arroz refogado com legumes ou arroz temperado;
– Saladas com verduras e legumes (neste caso é recomendado que a cenoura seja consumida crua e ralada);
Sucos naturais (combinados com outras hortaliças e frutas);
– No recheio de panquecas e lanches naturais (combinada com atum, alface, rúcula, peito de peru, muçarela etc.).

Dicas de sucos naturais com cenoura


– Suco de beterraba com cenoura e maçã;
– Suco de laranja com cenoura;
– Suco de cenoura com abacaxi;
– Suco de pepino com cenoura;
– Suco de cenoura com água de coco;
– Suco de cenoura com laranja e couve-manteiga;
– Suco de manga com cenoura;
– Suco de cenoura com maracujá.

Cada um desses sucos podem ser ingeridos no café da manhã, antes de almoço, durante à tarde ou como substituto do jantar, sendo excelentes opções para manter o organismo bem nutrido e ainda emagrecer.

Com todas essas informações, basta incluir essa hortaliça no cardápio pelo menos 3 vezes por semana, usufruindo de todos os 8 Benefícios da Cenoura para saúde e beleza.

Imagens:  belezaesaude.com      bancodasaude.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte + dezenove =