Benefícios da Anchova para Saúde – 13 Dicas e Como consumir

benefícios da anchova para saúde

Os benefícios da anchova para saúde são inúmeros, já que esse peixe oferece diversos nutrientes essenciais para o corpo e a mente. Para saber todas as vantagens de incluir esse peixe no cardápio, confira nosso post.

benefícios da anchova para saúde

Benefícios da anchova para saúde do organismo

1 – Evita e trata a anemia

A grande quantidade de ferro contida na anchova faz com que esse peixe seja um forte aliado na prevenção e combate da anemia.

Para potencializar esse efeito, recomenda-se consumir esse alimento junto com verduras de coloração verde escura (tais como rúcula, agrião, almeirão etc.) e uma fruta rica em vitamina C. Essa mistura favorece a absorção do ferro pelo organismo, acelerando a produção de glóbulos vermelhos.


2 – Melhora a saúde cardíaca

Os benefícios da anchova para saúde cardíaca estão relacionados aos bons níveis de ômega 3 e potássios contidos neste peixe. O ômega 3 é popularmente conhecido como a gordura boa que favorece o bom funcionamento das artérias. Enquanto o potássio é um dos minerais mais importantes para equilibrar a pressão arterial.

3 – Previne problemas na tireoide

A anchova é um peixe rico em iodo, elemento crucial para o bom funcionamento da tireoide – glândula responsável pelas funções hormonais do organismo como um todo. Isso significa que o consumo desse peixe previne e ajuda no tratamento de diversos problemas na tireoide relacionados principalmente aos baixos níveis de iodo no organismo.

4 – Eleva a imunidade

Por conter excelente quantidade de vitamina A e minerais, outro dos benefícios da anchova para saúde é aumentar as defesas imunológicas, tornando o corpo muito mais resistente à ação dos indesejáveis vírus, bactérias, fungos e parasitas, responsáveis, por provocarem diversas doenças. 

Além da anchova, o consumo semanal de peixes como salmão, sardinha, atum, bacalhau etc. é de grande ajuda para fortalecer o organismo.

5 – Aumenta a saúde de ossos e dentes

Os benefícios da anchova para saúde se estendem para ossos e dentes. Esse peixe possui a combinação perfeita de minerais para o desenvolvimento e fortalecimento deles: cálcio + magnésio + fósforo. 


Além disso, a anchova possui altos níveis de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio pelo organismo. Com isso, ao consumir esse peixe com certa regularidade é possível evitar todos os problemas causados pelo baixo nível de cálcio, principalmente a osteoporose.

6 – Estimula o ganho de massa muscular

Rico em proteínas, esse peixe é item obrigatório de quem deseja ganhar massa muscular, sendo o alimento perfeito após os treinos. Para deixar a refeição ainda mais nutritiva e saborosa, recomenda-se combinar a anchova com salada verde ou legumes cozidos.


7 – Rejuvenesce a pele

A combinação de vitaminas e minerais contida na anchova favorece o rejuvenescimento da pele, inibindo os principais efeitos do envelhecimento tais como rugas, manchas, linhas de expressão etc.

8 – Reduz o colesterol

Entre os benefícios da anchova para saúde está a redução dos níveis de colesterol no sangue. Esse efeito é possível principalmente graças ao ômega 3. Além de reduzir o LDL (colesterol ruim), esse peixe ajuda a aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom).

9 – Melhora o funcionamento do intestino

Pelo fato de o magnésio (um dos minerais contidos na anchova) agir como um suave laxante natural, o consumo desse peixe ajuda a regular o intestino, evitando problemas como prisão de ventre, infecções intestinais, dificuldades para evacuar etc. 

Essa limpeza intestinal também permite a redução do inchaço na região do abdômen e evita o acúmulo de bactérias que prejudica a flora intestinal.

10 – Aumenta a disposição física e mental

Entre os benefícios da anchova para saúde, um dos menos conhecidos é o aumento da disposição física e mental. Esse efeito positivo é possível principalmente graças ao magnésio, mineral que alivia o cansaço do corpo e da mente. Com isso, ao consumir anchova de forma regular, as pessoas se sentem mais dispostas para as atividades do cotidiano e para a prática de atividade física.

11 – Emagrece

Por conta da alta quantidade de proteínas e baixas calorias, o consumo de anchova se apresenta como uma das melhores opções para quem deseja emagrecer. 

As proteínas magras são essenciais para garantir a saciedade e ao mesmo tempo manter o organismo bem nutrido sem que isso acarrete maior consumo de calorias. 

Por esse motivo, o consumo de anchova é indicado especialmente durante a noite, acompanhado de uma salada, torradas ou legumes cozidos.

12 – Melhora a saúde ocular

Devido à grande quantidade de vitamina A contida na anchova, esse peixe é essencial para prevenir doenças como catarata e degeneração macular.

13 – Aumenta a saúde das gestantes

Por conter excelente quantidade de ácido fólico e não possuir mercúrio e outros elementos tóxicos contidos nos demais peixes, o consumo de anchova contribui para a saúde das gestantes e do bebê, evitando inclusive a má formação do feto.

Ideias para consumir anchova no dia a dia

benefícios da anchova para saúde


Para usufruir dos benefícios da anchova para saúde, nada melhor que ficar por dentro de algumas ideias de receitas, deixando as refeições mais leves e nutritivas. Vamos a elas:

  • Pizza com anchova, mussarela, alcaparras, tomate e azeitonas;
  • Sanduíche de anchova com pão italiano e rúcula;
  • Torradinhas com anchova;
  • Bruschetas com anchova;
  • Anchova assada recheada com aliche, limão, cebola e temperos;
  • Anchova assada temperada com sal grosso;
  • Pedaços de anchova grelhada;
  • Salada de trigo com anchovas;
  • Abobrinha com anchova;
  • Salada de macarrão e anchova;
  • Quiche de anchova com cebola;
  • Penne com tomate e anchova.

Melhores acompanhamentos para anchovas

Para usufruir de todos os benefícios da anchova para saúde é imprescindível ter uma dieta equilibrada e nutritiva, evitando o consumo exagerado de gordura, carboidratos densos e açúcar. Dessa forma, os melhores acompanhamentos para anchova são:

  • Pães e torradas integrais;
  • Arroz integral;
  • Massas integrais;
  • Verduras (alface, almeirão, rúcula, agrião etc.);
  • Legumes (brócolis, tomate, cebola, batata etc.);
  • Queijos magros.

A combinação de todos esses fatores torna esse peixe ainda mais saudável e saboroso, sendo ele indicado para pessoas de todas as idades. Essas informações com relação aos benefícios da anchova para saúde demonstram por que é tão vantajoso substituir o consumo de carne vermelha (principalmente os pedaços mais gordurosos) por peixes.

Imagens: dicassobresaude.com / vix.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um × três =