Os 13 Benefícios da Banana para Saúde Física e Mental

Benefícios da banana para saúde

Cada um dos benefícios da banana para saúde revela por que essa fruta é uma das mais consumidas no Brasil e no mundo. Para saber o que torna ela tão essencial para o organismo, confira nosso post.

13 Benefícios da banana para saúde

Benefícios da banana para saúde

1 – Fornece energia para a corpo

A combinação de ferro, magnésio e açúcar presente na banana funciona como uma potente fonte de energia para o organismo, sendo o consumo dessa fruta ideal antes da prática de atividade física. O consumo regular de banana, sobretudo no café da manhã por meio de vitaminas, saladas de frutas etc., aumenta a disposição física e mental para todas as atividades do dia.

2 – Diminui a pressão arterial

Entre os benefícios da banana para saúde, destaca-se o papel que ela desempenha na proteção do coração. Por ser rica em potássio, essa fruta reduz consideravelmente os níveis de sódio no organismo, diminuindo a pressão arterial e os riscos de infartos, arritmias etc. Por isso, tanto para quem deseja prevenir quanto para aqueles que já sofrem de hipertensão, adotar essa fruta no cardápio diário é obrigatório.


3 – Estimula as atividades cerebrais

A vitamina B juntamente com o magnésio presentes nessa fruta potencializam as atividades cerebrais, melhorando o funcionamento do sistema nervoso e também favorecendo a memória, concentração e capacidade de aprendizado. 

Por isso, a ingestão diária de banana é essencial para crianças, adolescentes, pessoas que estão estudando para concursos e profissionais que sofrem maior desgaste mental. Para potencializar esse benefício da banana, o recomendável é associá-la a iogurte natural e cereais como granola.

4 – Melhora o trânsito intestinal

Outra das características nutricionais da banana é que ela é rica em fibras. Por esse motivo, o consumo dessa fruta contribui para as atividades intestinais, evitando os desagradáveis episódios de prisão de ventre. Além disso, as substâncias presentes na banana equilibram naturalmente a quantidade de bactérias benéficas para a flora intestinal, prevenindo e combatendo diarreia e infecções.

5 – Melhora a visão

Outro dos benefícios da banana para saúde consiste na melhora da visão. Por ser rica em vitamina A e em antioxidantes, ela evita diversos problemas na retina, combatendo também os problemas de visão típicos do avanço da idade.

6 – Alivia os sintomas da depressão

Os benefícios da banana se estendem também para o bem-estar mental. Por ser um alimento rico em triptofano, o consumo dessa fruta estimula a produção de serotonina, um importante neurotransmissor que promove o bom humor.


7 – Favorece a perda de peso

Contrário ao que muitos pensam, a banana (desde que consumida com moderação) não engorda. Pelo fato de ela conter excelente quantidade de fibras e baixas calorias, ela contribui para a sensação de saciedade e também diminui o desejo de ingerir doces, contribuindo para o emagrecimento saudável. Por esse motivo, entre os benefícios da banana para saúde está o equilíbrio do peso.

Para estimular a perda de peso, o ideal é consumir a banana no café da manhã juntamente com outras frutas, iogurte natural, aveia e um pouco de mel.


8 – Combate a anemia

Entre os benefícios da banana para saúde está a prevenção e combate da anemia, doença reconhecida pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e que atinge em maior quantidade crianças, gestantes e idosos. Esse efeito benéfico é possível graças à combinação de ferro e vitamina C. Enquanto o ferro é tido como o principal mineral responsável pela saúde sanguínea, a vitamina C atua justamente na absorção do ferro contido na banana e em outros alimentos.

9 – Melhora a saúde óssea

Além de a banana conter boa quantidade de cálcio, ela neutraliza a perda do cálcio já existente no organismo, evitando que os ossos se enfraqueçam. Por esse motivo, o consumo dessa fruta está associado à prevenção da osteoporose e ao desenvolvimento ósseo das crianças.

10 – Aumenta a resistência imunológica

Os benefícios da banana para saúde são notáveis para o sistema imunológico, pois a fruta possui várias vitaminas e minerais que combatem a ação de vírus, bactérias e demais agentes perigosos para a saúde. Desse modo, ao aumentar o consumo dessa fruta, as pessoas ficam mais resistentes a episódios de infecções, viroses, doenças respiratórias (resfriados, gripes, asma, bronquite etc.).

11 – Desintoxica o organismo

Embora um desses benefícios da banana para saúde seja pouco conhecido, ela atua na eliminação de metais pesados (alumínio, cobalto, cobre, chumbo etc.) que intoxicam o organismo e causam sérios problemas de saúde. Esse efeito é possível graças à pectina, uma substância essencial na limpeza do organismo. Para potencializar esse efeito desintoxicante, além de adotar o consumo de banana, é recomendável inserir no cardápio algumas frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão etc.

12 – Fortalece os dentes

O cálcio presente nessa fruta é essencial para a manutenção de dentes saudáveis, contribuindo também para evitar certos tipos de problemas bucais como tártaro, cáries e placas bacterianas.

13 – Alivia os sintomas do refluxo


Além dos muitos benefícios da banana para saúde já mencionados, essa fruta contém efeito antiácido, sendo indicada na prevenção de problemas estomacais como refluxo, azia, e até mesmo úlceras.

Como usufruir de todos esses benefícios da banana?

benefícios da banana para saúde

Essa fruta pode ser consumida nas mais variadas situações, garantindo alta nutrição e sabor às refeições. Entre as maneiras mais saudáveis de consumir banana no dia a dia, estão:

  • Misturada com cereais como granola e iogurte natural;
  • Misturada com iogurte natural, nozes, amêndoas, castanhas e aveia;
  • No preparo de shakes, smoothies e vitaminas com leite integral ou desnatado. Também é possível misturar a banana com outras frutas como morango, abacate, mamão, laranja e maçã;
  • No preparo de saladas de frutas juntamente com morango, mamão, laranja, kiwi etc.;
  • Grelhada com canela;
  • No preparo de bolos, tortas e biscoitos integrais (que podem ser acompanhados de ameixas, castanhas etc.);
  • Batida com leite de coco, cacau e amêndoas etc.;
  • No preparo de shakes com whey protein juntamente com morango ou cacau.

Além de aproveitar todos esses benefícios da banana para saúde, é imprescindível ter um cardápio rico em outros tipos de frutas, verduras, legumes, cereais integrais etc., ganhando muito mais saúde, longevidade e qualidade de vida.

Imagens: healthylifelive.org / braveheartcoach.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezesseis + doze =