12 Benefícios da Beterraba – Saúde, Organismo e Suco

beneficios-da-beterraba

São muitos os 12 Benefícios da Beterraba já que essa raiz é rica em diversos tipos de vitaminas e minerais imprescindíveis para o organismo. Quer saber por que ela deve ser inserida no cardápio semanal? Confira nosso post.

beneficios-da-beterraba

12 Benefícios da Beterraba para saúde

Descubra os poderes que a beterraba tem sobre o seu corpo.

1 – Favorece o funcionamento do cérebro

Essa raiz contribui para aumentar o fluxo sanguíneo na região cerebral, fazendo com que as funções cognitivas como memória, concentração e aprendizado apresentem melhores resultados. 


Por favorecer a adequada circulação do sangue no cérebro, a beterraba também reduz consideravelmente os riscos de AVC ‒ Acidente Vascular Cerebral.

Além disso, os antioxidantes presentes na beterraba previnem uma das doenças mais comuns principalmente com o avanço da idade: o Alzheimer.

2 – Equilibra a pressão arterial

Graças a duas substâncias presentes nessa raiz ‒ o nitrato e o potássio ‒, entre os 12 Benefícios da Beterraba está a redução da pressão arterial. 

Além de evitar a hipertensão, doença que já afeta 1 bilhão de pessoas no mundo todo, de acordo com um estudo publicado pela revista The Lancet, em 2016, ao consumir beterraba regularmente é possível evitar uma série de outros problemas, tais como arritmias, derrames etc.

3 – Previne o câncer

As substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias contidas na beterraba fazem com que ela seja uma das melhores opções de prevenção ao câncer.


O consumo frequente do suco de beterraba está associado à diminuição dos riscos de desenvolver câncer no cólon, próstata, testículos, mama, estômago e pulmão.

Graças a duas substâncias chamadas de betacianina e betanina, o consumo dessa raiz também diminui as chances dessa doença se desenvolver na pele e no fígado.


4 – Aumenta a resistência óssea

Os 12 Benefícios da Beterraba se estendem para os ossos. Devido a um composto químico chamado de sílica, essa hortaliça promove ossos e dentes fortes ao favorecer a manutenção dos níveis de cálcio no organismo.

Por essa razão, a beterraba é um alimento bastante indicado para bebês, crianças pequenas, adolescentes, gestantes e idosos, atuando também na prevenção da osteoporose.

5 – Estimula o emagrecimento

A grande quantidade de fibras presentes na beterraba faz com que naturalmente o organismo elimine a gordura acumulada, ajudando no emagrecimento.

Outro fator importante é que essa raiz facilita o processo digestivo, evitando o indesejável inchaço no abdômen. Para obter os melhores efeitos da beterraba quanto ao emagrecimento, o mais indicado é ingeri-la cozida em saladas ou em sucos combinados com frutas ou legumes.

6 – Melhora a atividade intestinal

As fibras contidas nessa hortaliça são essenciais para o funcionamento do intestino, evitando a constipação, dificuldade para evacuar, prisão de ventre e demais problemas. 

Essa regularidade e limpeza intestinal promovida pelas fibras também ajuda a eliminar bactérias que podem causar infecções.

7 – Previne e combate a anemia

Esse é um dos 12 Benefícios da Beterraba mais conhecidos. Rica em ferro e com boa quantidade de vitamina C, ela possui a combinação perfeita para prevenir e combater a anemia. 

As substâncias contidas nessa raiz também estimulam o transporte de oxigênio pelas células vermelhas do sangue, outro fator de suma importância para a saúde sanguínea.

8 – Favorece a saúde do feto

Não é por acaso que a beterraba é um dos alimentos mais indicados para gestantes. Portadora de excelente nível de ácido fólico, ela favorece a formação da medula espinhal do feto e também evita que a gestante sofra com deficiências nutricionais que comprometam a saúde do bebê.

9 – Melhora o desempenho sexual

Este seja talvez um dos 12 Benefícios da Beterraba menos conhecidos pela população. Essa melhora no desempenho sexual é possível porque essa hortaliça estimula o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e ainda favorece a produção dos hormônios graças a uma substância chamada boro.

10 – Limpa o fígado

Especialmente o suco de beterraba combinado com frutas ou outros vegetais é indicado para limpeza do fígado, contribuindo para a eliminação da gordura e uma série de outras substâncias prejudiciais ao organismo.

Exatamente por essa razão os sucos com beterraba e demais vegetais são tão presentes nas dietas detox, favorecendo também a saúde dos rins.

11 – Diminui o colesterol ruim

E por falar em eliminar gordura, outro dos 12 Benefícios da Beterraba para saúde trata-se da diminuição dos níveis de colesterol ruim, o nocivo LDL. 

Com isso, são reduzidos consideravelmente os riscos de diversos problemas como infarto, AVC, tromboses e demais doenças causadas pela má circulação ou entupimento das artérias.

12 – Aumenta a resistência física

Um dos 12 Benefícios da Beterraba diz respeito ao aumento da resistência física, especialmente durante a prática de exercícios. 

O motivo disso é que essa hortaliça reduz o consumo de oxigênio dos músculos, fazendo com que naturalmente o corpo tenha mais energia e resistência para os exercícios físicos e atividades do dia a dia.

O consumo da beterraba cozida ou sucos dessa hortaliça são de grande ajuda para pessoas que se sentem constantemente cansadas física e mentalmente.

beterraba

Dicas de receitas com beterraba


Para usufruir dos 12 Benefícios da Beterraba no dia a dia, nada melhor que saber algumas receitas com essa hortaliça. Vale ressaltar que de modo geral essa hortaliça pode ser consumida cozida ou crua na elaboração dos mais diversos pratos. No caso de sucos, ela sempre é consumida crua. Sugestões:

– Suco de beterraba com maçã;
– Suco de beterraba com gengibre;
– Salada de beterraba com laranja;
– Suco de beterraba com mirtilo e linhaça;
– Salada de beterraba com cebola roxa;
– Salada de beterraba com abacaxi;
– Suco de beterraba com cenoura;
– Suco de beterraba com limão;
– Salada de queijo e agrião com beterraba;
– Sopa de beterraba;
– Salada de beterraba com maionese light;
– Salada de repolho fininho com beterraba;
– Salada de beterraba com cenoura e rabanete;
– Panqueca recheada com beterraba e ricota;
– Torta de beterraba;
– Homus de beterraba;
– Sopa de beterraba com batata;
– Caldo de beterraba com gengibre;
– Sopa de beterraba com queijo;
– Suco de beterraba com couve e laranja;
– Vitamina de beterraba com leite (integral ou desnatado);
– Creme de beterraba com iogurte natural;
– Suco de melancia com beterraba e chia.

Cada uma das receitas é altamente nutritiva. Com isso, além de usufruir de todos os 12 Benefícios da Beterraba para saúde é possível obter muitas outras vantagens, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico.

Imagens:        biosom.com.br            aderonkebamidele.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × 5 =