Benefícios da Cereja para Saúde – 9 Vantagens da Fruta

Benefícios da cereja para saúde

São muitos os benefícios da cereja para saúde. Pertencente à família do pêssego e da ameixa, essa fruta é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o organismo como um todo. Para saber quais são esses resultados, confira nosso post.

Benefícios da cereja para saúde

Quais são os benefícios da cereja para saúde?

1 – Melhora a saúde intestinal

Por conter uma boa quantidade de fibras e possuir efeito suavemente laxativo, uma das vantagens de inserir a cereja fresca no cardápio semanal é que ela melhora as funções do intestino. 

Além de contribuir para a frequência das evacuações e evitar terríveis desconfortos como prisão de ventre, constipação etc., graças à presença de antioxidantes essa fruta equilibra a flora intestinal, eliminando bactérias prejudiciais ao corpo.


2 – Reduz o risco de hipertensão

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan demonstrou que o consumo regular de cereja fresca está associado à redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea, sendo esse fator determinante para o controle da pressão arterial. 

Além disso, essa fruta possui altos níveis de potássio, principal mineral responsável por equilibrar os níveis de sódio no organismo. Essa é a combinação perfeita para diminuir os riscos de hipertensão, ataques cardíacos, derrames etc.

3 – Favorece o emagrecimento

Os benefícios da cereja para saúde são essenciais para quem deseja perder alguns quilinhos a mais. Com baixas calorias, excelente quantidade de fibras e água, essa fruta contribui para a eliminação do açúcar e da gordura em excesso, acelerando naturalmente o emagrecimento

Para usufruir desse benefício é necessário que a cereja seja consumida fresca, principalmente no preparo de sucos.

4 – Diminui as taxas de açúcar no sangue

Por se tratar de uma fruta com baixo índice glicêmico, a cereja é uma excelente alternativa para pessoas que sofrem de diabetes ou desejam prevenir essa doença. Além desse fator, a quantidade de vitaminas e minerais contribui para a nutrição do organismo, fazendo com que o corpo ganhe em disposição para as atividades do dia a dia.


5 – Alivia sintomas de doenças reumáticas

A causa central das doenças reumáticas são as inflamações. Por ser um excelente anti-inflamatório natural, outro dos benefícios da cereja para saúde é o alívio dos sintomas das doenças reumáticas, tais como artrite e gota. 

Para quem sofre desses problemas, a indicação é beber 1 copo de suco de cereja fresca sem açúcar de 2 a 3 vezes por semana.


Além de aliviar os sintomas como dores e inchaço nas articulações, esse suco favorece a desintoxicação do organismo, beneficiando também os rins e o fígado.

6 – Melhora a saúde da pele

Os benefícios da cereja para saúde se estendem para a beleza e jovialidade da pele. Portadora de uma grande quantidade de antioxidantes, essa fruta retarda o aparecimento dos sinais típicos da idade, tais como rugas, ressecamento da pele, manchas, linhas de expressão etc. 

Já as vitaminas e minerais presentes nessa fruta ajudam na hidratação e na prevenção de problemas como acnes e alergias.

7 – Evita quadros de anemia

A cereja é rica em ferro, mineral responsável por evitar e atuar no tratamento da anemia, doença que afeta ainda mais as crianças, gestantes e idosos. Essa fruta também possui uma boa quantidade de vitamina C, nutriente que potencializa o efeito do ferro.

8 – Reduz os riscos de Alzheimer

Outro dos benefícios da cereja para saúde está associado à prevenção e auxílio ao tratamento do Alzheimer, doença que afeta cada vez mais pessoas pelo mundo. 

O motivo é que os antioxidantes presentes nesta fruta auxiliam no bom funcionamento do sistema neurológico, beneficiando principalmente a memória. 

Exatamente por favorecer a memória, o consumo regular de cerejas frescas é recomendado para estudantes em geral e profissionais que necessitam de alto desempenho mental diariamente.

9 – Favorece as defesas imunológicas

Devido à grande quantidade de vitaminas e minerais presentes nesta fruta, entre os benefícios da cereja para saúde, destaca-se o fortalecimento do sistema imunológico.

Pessoas que ingerem cereja com regularidade são menos suscetíveis a gripes, resfriados, dores de garganta, infecções renais, pneumonia, crises alérgicas, candidíase, viroses e uma série de outras doenças e complicações causadas principalmente pela ação de bactérias, fungos, vírus e parasitas. 

Para que o sistema imunológico seja beneficiado é necessário consumir as cerejas sempre frescas e se possível por meio de sucos, já que assim os nutrientes contidos na fruta são absorvidos em maior quantidade pelo organismo.

Receita do suco de cereja

Benefícios da cereja para saúde

Para aproveitar todos os benefícios da cereja para saúde nada melhor que anotar a receita do suco fresco dessa fruta e inseri-lo no cardápio semanal.

Ingredientes

  • 20 cerejas frescas maduras;
  • 600ml de água (mineral ou filtrada);
  • 2 colheres (sopa) de mel ou açúcar mascavo.

Modo de preparar

  • Lavar bem as cerejas e remover os caroços;
  • Colocar as cerejas já sem os caroços no liquidificador. Adicionar a água e o açúcar e deixar bater por 20 segundos;
  • Coar, adicionar algumas pedras de gelo e beber logo em seguida, aproveitando todas as propriedades da fruta.

Onde comprar cerejas frescas?


As cerejas frescas podem ser encontradas em grandes supermercados, mercados municipais, sacolões e feiras livres. Na hora de comprá-las, é importante ficar atento para a aparência e textura das frutas. O recomendável é que elas estejam firmes, redondinhas e com as hastes verdes. Pelo fato de as cerejas durarem pouco tempo, é preciso consumi-las o mais breve possível.

Outras maneiras de consumir cereja no dia a dia

Para usufruir dos benefícios da cereja para saúde, além de ingerir o suco puro da fruta é interessante ver essas dicas de receitas para ter outras opções de consumo. Essas dicas são:

  • Geleia de cereja;
  • Manjar de iogurte natural com cerejas frescas;
  • Torta de massa integral com cerejas frescas;
  • Limonada com cerejas frescas;
  • Clafoutis de cereja;
  • Bolo integral com cereja fresca;
  • Suco de cereja fresca com morango e maracujá.

Cada um dos benefícios da cereja para saúde faz toda diferença para que as pessoas ganhem muito mais disposição no dia a dia e também consigam grandes resultados para o organismo por meio de uma alimentação nutritiva e equilibrada.

Imagens: tudoela.com / indianexpress.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × um =