20 Benefícios da Cúrcuma para Saúde – Para que serve? Dicas naturais

benefícios da cúrcuma para saúde

Conhecer os  20 benefícios da cúrcuma para saúde é um fator chave para quem deseja viver mais e melhor, já que essa especiaria é apontada como uma das maiores aliadas do organismo, sendo utilizada na prevenção e tratamento de inúmeras doenças.

benefícios da cúrcuma para saúde

20 Benefícios da cúrcuma para saúde

1 – Trata dores de garganta

Devido às eficazes propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma, o uso dessa especiaria é indicado para o tratamento de dores de garganta causadas por infecções ou inflamações. O efeito de uma colher (chá) de cúrcuma misturada em um copo de água morna é comparado ao dos analgésicos, tamanho resultado benéfico no combate às bactérias.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e em minerais, uma das maiores vantagens ao inserir a cúrcuma no cardápio semanal é o fortalecimento do sistema imunológico. Desse modo, quem consome 1 colher (café) de cúrcuma ao menos 2 vezes por semana é menos suscetível a:


  • Problemas respiratórios (inflamação na garganta, resfriados, gripe, bronquite, pneumonia etc.);
  • Infecções renais;
  • Candidíase;
  • Problemas na pele;
  • Queda de cabelo;
  • Fadiga;
  • Carência nutricional etc.

3 – Previne e ajuda a tratar o câncer

Entre os 20 benefícios da cúrcuma para saúde, destaca-se o papel que essa especiaria exerce na prevenção e combate ao câncer. Graças ao efeito antioxidante e anti-inflamatório, a comunidade científica cada vez mais tem se dedicado aos estudos dessa especiaria. Além de evitar o surgimento de tumores, o consumo de cúrcuma evita o crescimento dos tumores e inibe os processos de metástase.

4 – Evita cáries, tártaro e placas bacterianas

A cúrcuma possui substâncias antibacterianas, sendo benéfica para a saúde bucal. Ao ingerir ou fazer gargarejos com cúrcuma é possível reduzir a incidência de cáries, tártaro e placas bacterianas. Além dessas vantagens, essa especiaria contribui para melhorar o hálito, já que ela remove bactérias que se alojam na língua.

5 – Limpa o fígado

Para quem deseja ter um fígado saudável, nada melhor que aderir ao consumo de cúrcuma ao menos uma vez por semana, já que ela contribui para a desintoxicação do órgão. Obs.: quem possui pedras na vesícula ou problemas de obstrução biliar (na vesícula) deve evitar o uso dessa especiaria.

6 – Alivia dor de cabeça

Os 20 benefícios da cúrcuma para saúde também consistem em aliviar dores de cabeça. Inclusive, em virtude da eficácia analgésica dessa especiaria, ela apresenta excelentes resultados no alívio dos sintomas da enxaqueca.

7 – Diminui dores musculares

As substâncias analgésicas da cúrcuma diminuem dores musculares causadas por processos inflamatórios ou pelo esforço excessivo do corpo.


8 – Favorece o emagrecimento

Pelo fato de a cúrcuma melhorar o funcionamento do metabolismo, ao inserir essa especiaria no cardápio automaticamente o corpo aumenta a capacidade de queimar calorias, fator essencial para quem deseja perder alguns quilos.

9 – Auxilia na cicatrização de feridas

Outro dos 20 benefícios da cúrcuma para saúde mais notáveis é a cicatrização de feridas. Isso é possível graças às propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Além de favorecer a cicatrização, essa especiaria age na limpeza do local afetado, evitando a proliferação de bactérias que podem agravar o problema.


10 – Alivia os sintomas do reumatismo e dores nas articulações

O reumatismo e demais doenças nas articulações são provocadas por processos inflamatórios que causam terríveis dores e inchaço nas articulações. Pelo fato de a cúrcuma agir exatamente na causa do problema (a inflamação), ela naturalmente reduz esses sintomas e proporcionam maior qualidade de vida ao paciente.

11 – Ajuda a tratar inflamações na pele

Dos 20 benefícios da cúrcuma para saúde da pele, outro dos mais relevantes é o combate das inflamações causadas principalmente por bactérias ou reações alérgicas.

12 – Reduz os níveis de glicose

O consumo de pelo menos 2 colheres (café) de cúrcuma durante a semana contribui para reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, fator essencial para prevenir e ajudar no tratamento do diabetes.

13 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

benefícios da cúrcuma para saúde

Além de reduzir os níveis de glicose, o consumo de cúrcuma ajuda a diminuir o LDL, popularmente conhecido como o colesterol ruim. Desse modo, o uso dessa especiaria reduz os riscos de hipertensão, ataques cardíacos e derrames.

14 – Previne e ajuda a tratar acnes

Ao ingerir cúrcuma com os alimentos ou utilizar essa especiaria no preparo de máscaras caseiras para a pele é possível reduzir drasticamente a incidência de acnes.

15 – Clareia manchas na pele

Dos 20 benefícios da cúrcuma para saúde da pele, outro deles é o clareamento de manchas. Esse processo de clareamento ocorre tanto ao consumir a especiaria por meio da alimentação como também com a aplicação de máscaras ou sabonetes com cúrcuma.

16 – Reduz a oleosidade da pele

As substâncias adstringentes dessa especiaria combatem naturalmente a oleosidade da pele, contribuindo para que ela fique com um aspecto mais rejuvenescido.

17 – Melhora a digestão

O poder antibacteriano da cúrcuma é de grande ajuda para a digestão, evitando que bactérias perigosas para o organismo se alojem no intestino. Além disso, essa especiaria evita problemas relacionados à má digestão e contribui para o tratamento natural da gastrite.

18 – Diminui o inchaço corporal

Por inibir o processo inflamatório das células, outro dos 20 benefícios da cúrcuma para saúde é a redução do inchaço corporal, muitas vezes confundido com excesso de peso.

19 – Alivia os sintomas da depressão e ansiedade

Pelo fato de estimular a liberação de neurotransmissores, entre eles a dopamina, o consumo moderado e regular de cúrcuma contribui para aliviar os sintomas da depressão em estágios iniciais.

20 – Previne o Alzheimer


A cúrcuma é capaz de inibir processos inflamatórios das células nervosas, fator primordial para prevenção do Alzheimer, doença que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo. Para usufruir de todos esses 20 benefícios da cúrcuma para saúde é possível utilizá-la no preparo de alimentos como arroz, sopas, caldos, carnes, legumes refogados etc.

Além disso, há diversas receitas com chá de cúrcuma, água morna com cúrcuma e misturas dessa especiaria com gengibre em pó e leite de coco. Tais bebidas são excelentes para prevenir e tratar doenças, fortalecendo o organismo como um todo.

Para ter os 20 benefícios da cúrcuma para saúde no dia a dia, basta inserir essa especiaria no cardápio 2 vezes por semana. A medida diária ideal é de 1 colher de chá.

Imagens: fontedasaude.org / momjunction.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × 4 =