Os 15 Benefícios do Abacaxi para Saúde e Qualidade de Vida

benefícios do abacaxi para saúde

Os benefícios do abacaxi para saúde são muito maiores do que você imagina, já que essa saborosa fruta tropical é rica em vitaminas e sais minerais. Para saber quais são esses benefícios, confira nosso post.

15 benefícios do abacaxi para saúde

benefícios do abacaxi para saúde

1 – Emagrece

Por conter baixas calorias e ser rico em fibras, o abacaxi é uma das frutas que mais auxiliam no emagrecimento, contribuindo para eliminar naturalmente o excesso de gordura. Por essa razão, essa fruta é tão presente no cardápio de quem deseja emagrecer, sendo muitas vezes consumida em forma de sucos ou pedaços frescos da fruta, ingeridos logo após as principais refeições.

2 – Evita doenças respiratórias

Em virtude da alta quantidade de vitamina C presente nessa fruta, o abacaxi é reconhecido por prevenir e tratar problemas respiratórios como resfriados, gripes, bronquite, asma e pneumonia, eliminando bactérias e vírus e também auxiliando na expectoração.


3 – Previne e trata a anemia

Entre os benefícios do abacaxi para saúde, destaca-se o fato de essa fruta prevenir e combater a anemia. Além de a vitamina C contida nela potencializar a absorção do ferro contido nos alimentos, o abacaxi também possui excelente quantidade desse mineral. Ou seja, é a combinação perfeita para manter o sangue saudável.

4 – Favorece o ganho de massa muscular

O consumo de abacaxi é ideal para quem deseja ganhar massa magra, sendo essa fruta altamente recomendada no pós-treino. O motivo desse efeito é que o abacaxi favorece a síntese de proteínas, nutriente essencial para o desenvolvimento muscular. Outra vantagem é que por ser rica em potássio, essa fruta fornece boa quantidade de energia durante os exercícios e também evita cãibras.

5 – Estimula a digestão

Graças ao alto teor de fibras presentes no abacaxi, ele é excelente para a digestão, evitando problemas como azia, sensação de peso no estômago, prisão de ventre e obstruções intestinais. O consumo de abacaxi também auxilia na eliminação de bactérias que podem se alojar no intestino, sendo responsáveis por provocar infecções, viroses e diarreia.

6 – Reduz a pressão arterial

Os benefícios do abacaxi para saúde também se estendem para o coração. A combinação de potássio com vitamina C e vitamina A é perfeita para diminuir a pressão arterial e proteger o órgão dos radicais livres. O consumo regular de abacaxi também evita problemas circulatórios e equilibra as atividades de coagulação, diminuindo consideravelmente os riscos de infartos, tromboses e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

7 – Favorece a saúde da pele

A presença de vitamina C e vitamina A nessa fruta é altamente benéfica para a pele, combatendo os radicais livres. Entre os benefícios do abacaxi para saúde da pele, destacam-se:


  • Estimula a produção de colágeno;
  • Favorece a hidratação;
  • Tonifica naturalmente a pele;
  • Ajuda na cicatrização;
  • Previne manchas, cravos e espinhas;
  • Retarda os sinais do envelhecimento (rugas, ressecamento, linhas de expressão etc.).

8 – Melhora o aspecto dos cabelos

Por conter excelente quantidade de água, vitaminas e minerais, o consumo de abacaxi hidrata naturalmente os cabelos, contribuindo também para o fortalecimento e brilho dos fios. Assim, o consumo dessa fruta é recomendado para pessoas que apresentam queda capilar e fios opacos e quebradiços.

9 – Aumenta a resistência imunológica

Um dos mais conhecidos benefícios do abacaxi para saúde consiste no aumento das defesas imunológicas graças à concentração de vitamina C, vitamina A, ferro, sódio, magnésio, cálcio e demais minerais. Ao aumentar o consumo dessa fruta, o organismo naturalmente fica mais resistente a diversos tipos de infecções, problemas respiratórios, viroses e demais problemas provocados pela ação de vírus, bactérias, fungos, parasitas etc.


10 – Desintoxica o organismo

A presença de fibras, vitaminas e minerais nessa fruta faz com que o abacaxi seja recomendado principalmente para a limpeza do fígado e rins, eliminando diversas toxinas acumuladas no organismo. Com isso, naturalmente é reduzida a inflamação das células, fator que contribui para o emagrecimento e prevenção do câncer.

11 – Reduz o colesterol ruim

As fibras contidas nessa fruta promovem uma verdadeira faxina no organismo, ajudando na redução dos níveis de colesterol ruim , o chamado LDL, responsável por aumentar o índice de problemas cardíacos e os riscos de problemas circulatórios (tromboses, AVC, obstrução nas artérias etc.). Desse modo, entre os benefícios do abacaxi para saúde destacam-se a proteção do coração e melhora da circulação sanguínea.

12 – Fortalece os ossos

Além de contribuir para a preservação da densidade mineral, o abacaxi é rico em cálcio, mineral crucial para a saúde óssea e desenvolvimento de crianças e adolescentes. O consumo regular dessa fruta é também recomendado para idosos, já que eles são mais propensos aos riscos de osteoporose.

13 – Hidrata o corpo

Não é por acaso que o abacaxi é uma das frutas mais consumidas durante o verão. Rico em água, minerais e vitaminas, além de evitar episódios de desidratação, ele contribui para manter o organismo saudável e com energia suficiente para aproveitar vários dias de sol e mar.

14 – Previne pedras nos rins

Justamente por estimular a hidratação do organismo e a limpeza dos rins, outro dos benefícios do abacaxi para saúde consiste na prevenção quanto a formação de pedras nos rins. O consumo de sucos dessa fruta também ajuda a eliminar as pedras já existentes de forma natural, evitando possíveis complicações.

O abacaxi está associado também à prevenção e tratamento de infecções no aparelho urinário, já que as substâncias contidas nele eliminam bactérias e fortalecem as defesas imunológicas.

15 – Alivia sintomas do estresse e ansiedade


O triptofano presente no abacaxi estimula a produção de serotonina, substância popularmente conhecida como o “hormônio da felicidade. ” Por esse motivo, essa fruta contribui para o bom humor e naturalmente alivia os sintomas do estresse, ansiedade e até mesmo da depressão em estágios iniciais, demonstrando que os benefícios do abacaxi para saúde se estendem para o bem-estar emocional.

Como consumir abacaxi no dia a dia?

benefícios do abacaxi para saúde

Sobretudo nos dias mais quentes do ano, o ideal é consumir o abacaxi gelado, seja em sucos ou pedaços da fruta. Recomenda-se fazer sucos dele com hortelã, manjericão, gengibre ou agrião, potencializando a absorção de vitaminas e minerais.

Os pedaços frescos da fruta podem ser adicionados em saladas de folhas verdes e em saladas de frutas. O ideal é consumir essa fruta após as refeições, já que isso facilita a digestão e faz com que o organismo usufrua de todos os benefícios do abacaxi para saúde.

Imagens: altoastral.com.br / thescramble.com

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


4 + 3 =