Benefícios do Alho para Saúde – 18 Surpreendentes Resultados

Benefícios do alho para saúde

São inúmeros os benefícios do alho para saúde, já que devido às suas propriedades nutricionais e medicinais, essa planta é empregada na prevenção e tratamento de diversas doenças, já que o alho contém:

  • Potássio;
  • Sódio;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Selênio;
  • Fibras;
  • Ferro.

Benefícios do alho para saúde – quais são?

Benefícios do alho para saúde

1 – Reduz a pressão arterial

Os benefícios do alho para saúde do coração são imensos. Por conter alta quantidade de potássio e demais substâncias que favorecem a circulação sanguínea, o consumo dessa planta no dia a dia é um dos principais aliados na prevenção e combate à hipertensão, doença que já afeta mais de 30 milhões de brasileiros.

2 – Diminui o colesterol

Um dos benefícios da alicina para saúde é a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, dois grandes vilões que aumentam os riscos de infarto, AVC – Acidente Vascular Cerebral e tromboses.


 Esse efeito positivo é possível porque a alicina impede o acúmulo de gordura nas artérias, contribuindo também para a circulação sanguínea.

3 – Favorece a circulação sanguínea

E por falar em circulação, a melhora do sistema circulatório é outra das vantagens de consumir alho com frequência. Com propriedades vasodilatadoras e antioxidantes, essa planta é essencial para a saúde das artérias, diminuindo significativamente os riscos de tromboses, infartos e AVC.

4 – Previne e combate gripes, resfriados e demais doenças respiratórias

A combinação de vitamina C com alicina é perfeita para prevenir e tratar doenças respiratórias, apresentando uma eficácia de mais de 60%.

Além das propriedades antibióticas do alho, essa planta tem efeito expectorante e vasodilatador, fazendo com que ela seja um dos melhores remédios naturais no tratamento de resfriados, gripes, pneumonia, asma e bronquite.

5 – Previne o câncer

Entre os benefícios do alho para saúde está a prevenção do câncer. De acordo com uma pesquisa realizada pelo AICR – American Institute for Cancer Research, o alho atua como um protetor natural das células do organismo, evitando a perigosa ação dos radicais livres responsáveis pela ocorrência de tumores.


Um estudo feito na China pelo Jiangsu Provincial Centre for Disease Control and Prevention revelou que adultos que comiam alho cru 2 vezes por semana possuíam 44% menos probabilidades de desenvolver câncer de pulmão. 

Outras pesquisas apontam que nos países onde o alho cru faz parte da dieta alimentar, a incidência de câncer de cólon, próstata e mama é menor se comparada à média mundial.


6 – Equilibra os níveis de glicose no sangue

O consumo diário de alho no preparo dos alimentos contribui para equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea, atuando na prevenção e combate do diabetes tipo 2. 

Para usufruir desses benefícios do alho para saúde, além de utilizar o alho no preparo dos alimentos, é indicado consumi-lo cru ao menos 1 vez por semana no tempero de saladas e misturado com azeite de oliva e limão.

7 – Acelera o metabolismo (ajuda a emagrecer)

Ainda que muitos não saibam disso, os benefícios do alho para saúde são determinantes para o emagrecimento, já que ele pertence à lista dos alimentos termogênicos (aqueles que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de calorias). Além disso, graças a uma substância chamada de leptina, o alho favorece a saciedade e equilibra o apetite naturalmente.

8 – Aumenta as defesas imunológicas

Rico em vitaminas, minerais e com alta capacidade para eliminação de bactérias, vírus e fungos, o alho é um dos melhores alimentos para o sistema imunológico, sendo item obrigatório em uma alimentação saudável. 

Isso significa que ao aumentar o consumo de alho é possível evitar inúmeras infecções, viroses e demais problemas causados pela baixa imunidade. Inclusive, esse alimento é ainda mais indicado para pessoas que sofrem de doenças autoimunes, tais como HIV positivo, lúpus etc.

9 – Evita doenças degenerativas

Por se tratar de um alimento rico em antioxidantes, o alho á capaz de evitar danos nas células cerebrais, reduzindo os riscos de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Benefícios do alho para saúde

10 – Estimula o ganho de massa muscular

Pelo fato de estimular a produção de testosterona, outro dos benefícios do alho para saúde é o ganho de massa muscular. Exatamente por esse motivo, o consumo dessa planta é recomendado para pessoas que se exercitam com frequência, incluindo atletas profissionais.

11 – Evita queda capilar

O enxofre presente no alho estimula a produção de proteínas benéficas para o cabelo, evitando problemas como queda e favorecendo fios mais brilhantes e saudáveis.

12 – Atua no tratamento de acne

Por ter ação antibacteriana, outro dos benefícios do alho para saúde e beleza é a prevenção e tratamento natural da acne.

Ao consumir esse alimento com regularidade é possível diminuir significativamente a incidência desse problema. No caso das acnes já existentes, basta colocar alho amassado por cerca de 2 minutos sobre a região afetada pela acne.

13 – Desintoxica o organismo

Os benefícios do alho para saúde se estendem para o fígado e os rins, promovendo um processo de desintoxicação do organismo. Isso faz com que sejam naturalmente diminuídos os riscos quanto a algumas doenças, tais como infecções renais, gordura no fígado etc.

14 – Aumenta a disposição física e mental

Por promover um processo de desintoxicação no organismo e contribuir para a saúde das células, o consumo frequente de alho aumenta a disposição física e mental, combatendo naturalmente o cansaço e até mesmo sintomas iniciais de depressão.

15 – Melhora a saúde óssea

O alho contém excelente quantidade de cálcio – mineral essencial no fortalecimento dos ossos. Por esse motivo, o consumo dessa planta é fundamental para o desenvolvimento das crianças e também na prevenção da osteoporose, doença que afeta sobretudo as mulheres com idade avançada.

16 – Previne a anemia

O ferro e a vitamina C presentes no alho formam a combinação ideal na prevenção e combate da anemia, doença reconhecida pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

17 – Favorece o sistema digestivo


Os benefícios do alho para saúde digestiva são possíveis graças ao fato de ele estimular o ácido gástrico e evitar a ação de bactérias que se alojam no intestino. O consumo dessa planta também melhora o funcionamento do pâncreas e do fígado, evitando desconfortos relacionados à digestão. Obs.: pessoas que sofrem de gastrite, úlceras, azia ou refluxo devem fazer uso moderado de alho.

18 – Melhora a saúde bucal

Além de ser rico em cálcio e benéfico para a formação e manutenção dos dentes, o alho elimina as bactérias que se alojam na boca, diminuindo bastante os riscos de cáries, placas bacterianas, tártaro etc.

Todos esses benefícios do alho para saúde demonstram por que essa planta é tão presente na alimentação diária, sendo essencial para o bom funcionamento do organismo.

Imagens: saudenacomida.com.br / vix.com

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


três + 7 =