Benefícios do Tomate Para Saúde – 10 Resultados Surpreendentes

benefícios do tomate para saúde

Cada um dos benefícios do tomate para saúde demonstra por que este é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Para saber os motivos mais que relevantes para aumentar o consumo desse fruto no dia a dia, confira nosso post.

benefícios do tomate para saúde

Benefícios do tomate para saúde

1 – Previne o câncer

O tomate é um alimento riquíssimo em licopeno, um poderoso antioxidante que bloqueia a ação dos radicais livres responsáveis por provocar o câncer. Desse modo, pessoas que consomem tomate com frequência são menos suscetíveis ao câncer de próstata, coluna cervical, faringe, estômago, reto, esôfago, mama e boca.

2 – Aumenta a imunidade

Um dos benefícios do tomate para saúde está relacionado ao aumento da imunidade. De acordo com os nutricionistas, a quantidade de vitamina C contida em um tomate fornece 40% das necessidades diárias desse nutriente ao organismo.


 Além disso, esse fruto é rico em vitamina A e em carotenoides, substâncias anti-inflamatórias que previnem e combatem diversos tipos de infecções, contribuindo ainda mais para um sistema imunológico resistente.

3 – Evita quadros de anemia

O tomate possui a combinação perfeita para prevenir e tratar a anemia. Com excelentes quantidades de ferro, vitamina C e vitamina K, esse fruto estimula a saúde sanguínea e a produção dos glóbulos vermelhos.

4 – Protege o coração

Os benefícios do tomate para saúde do coração são imensos. Esse fruto possui uma grande quantidade de potássio, mineral essencial para equilibrar os níveis de sódio no organismo, fator essencial na prevenção e controle de uma doença que afeta grande parcela da população mundial: a hipertensão.

 O licopeno presente no tomate evita a oxidação dos lipídios, protegendo o organismo de diversas doenças cardiovasculares.

Além disso, o consumo de tomate ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue, fator essencial na prevenção de ataques cardíacos, derrames e demais problemas cardiovasculares.


5 – Melhora a digestão

O tomate é rico em fibras e em água, combinação que favorece a saúde digestiva e intestinal. Esse fruto contribui para o equilíbrio quanto à produção dos sucos gástricos, evitando episódios de indigestão. 

As fibras atuam no equilíbrio da flora intestinal, evitando tanto a constipação quanto a diarreia. Graças ao licopeno, o consumo frequente de tomate está associado à prevenção do câncer colorretal.


6 – Evita o diabetes

Entre os benefícios do tomate para saúde, destaca-se o papel que esse alimento desempenha para a prevenção e tratamento do diabetes.

De acordo com um estudo divulgado pelo Journal of the American Medical Association demonstra que o consumo de tomate está associado à redução dos níveis de glicose no sangue. Esse benefício é possível em grande parte pela quantidade de fibras e água presentes nesse fruto.

7 – Rejuvenesce a pele

Os benefícios do tomate para saúde se estendem para a beleza. Não é por acaso que ele é conhecido como o “ouro vermelho do mediterrâneo”.

Rico em antioxidantes e em vitamina A, esse fruto contribui para o rejuvenescimento da pele, inibindo problemas como acnes, manchas, ressecamento da pele e os sinais típicos da idade, tais como rugas, linhas de expressão etc. 

Para usufruir desse benefício, uma das dicas é consumir o suco de tomate com manjericão ou a sopa fria de tomate.

8 – Previne e trata infecções urinárias

Devido à grande quantidade de água nesse fruto, o tomate possui um efeito diurético muito benéfico para a saúde dos rins e da bexiga.

O consumo diário de tomate favorece a eliminação de inúmeras toxinas acumuladas no organismo, reduzindo também os níveis de ácido úrico.

9 – Favorece o descanso

Um dos benefícios do tomate para saúde menos conhecidos é proporcionar um sono de maior qualidade. Esse efeito benéfico foi constatado em uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde foi mencionado que o consumo desse alimento contribui para o relaxamento mental necessário para um descanso revigorante.

Para pessoas que apresentam dificuldades para dormir, o recomendável é ingerir um suco ou sopa de tomate fria cerca de 1 hora antes de dormir.

10 – Emagrece

A combinação de fibras e grande quantidade de água faz com que o tomate seja considerado um dos maiores aliados no emagrecimento. Altamente nutritivo e com baixas calorias, esse alimento é essencial para uma alimentação saudável.

Por que optar pelos tomates orgânicos?

Para usufruir ainda mais de todos os benefícios do tomate para saúde, a melhor alternativa é optar pelo consumo desse fruto orgânico.

Pelo fato de o tomate orgânico não conter fertilizantes, pesticidas e demais agentes químicos, ele apresenta:

  • Maior quantidade de antioxidantes;
  • Maior índice de quercetina (um tipo de flavonoide);
  • Maior concentração de kaempferol (um tipo de flavonoide);
  • Maior poder nutricional (vitaminas e minerais).

Receita do suco de tomate orgânico

benefícios do tomate para saúde

Para aproveitar os benefícios do tomate para saúde ao máximo, uma das melhores maneiras é por meio do suco desse fruto. Para facilitar no dia a dia, confira as receitas mais saudáveis de suco de tomate.

Suco de tomate com manjericão

Ingredientes

  • 2 tomates orgânicos lavados e sem casca;
  • 1 copo americano de água;
  • 5 folhas frescas de manjericão já lavadas;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • ½ colher (café) de açúcar.

Modo de preparar

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 10 segundos. Beber logo em seguida.

Suco de tomate com hortelã

Ingredientes

  • 1 tomate orgânico grande (lavado e sem casca);
  • 4 folhas frescas de hortelã (lavadas);
  • 1 xícara (chá) de água gelada (mineral ou filtrada);
  • 5 gotas de adoçante.

Modo de preparo


Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 10 segundos, até que a mistura fique homogênea.

O ideal é beber esses sucos de 2 a 3 vezes por semana.

Além de beber esses sucos, é essencial adotar uma alimentação nutritiva e equilibrada, lembrando principalmente de reduzir o consumo de gordura e açúcar no dia a dia. Com todas essas dicas de como aproveitar os benefícios do tomate para saúde fica claro por que esse alimento deve ser inserido no cardápio do dia a dia, seja ele consumido por meio de sucos, saladas, refogados, ensopados, molhos frescos etc.

Imagens: commons.wikimedia.org / tudoela.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezenove − doze =