Blueberry – Benefícios, Para que Serve, Onde Comprar, e Preço

Blueberry

O blueberry é uma fruta de cor azulado denominada de mirtilo“, originária da América do Norte e Leste da Ásia essa fruta também é chamada de vacínio e uva do norte. Sua aparência se assemelha com a jabuticaba, porém, o azul mais forte predomina e sua parte interna é mais consistente.

Deliciosamente adocicada, o blueberry é oriundo de um arbusto da família Urze (Ericaceae). Essa fruta é comumente encontrada em qualquer supermercado nos Estados Unidos, pois é lá que se dá em abundância, no Brasil é praticamente rara, é cultivada no Rio Grande do Sul, mas a maioria da sua produção é exportada.

Essa fruta está na mira dos pesquisadores devido suas propriedades benéficas para saúde, é o que vamos abordar nesse artigo. Continue lendo…


 

Blueberry Benefícios

 

Blueberry – Para que serve?

É considerada a fruta da longevidade, isso porque ele possui uma grande quantidade de propriedades antioxidantes. Ela contém componentes fenólicos como o pterostilebo, resveratrol e derivados dos ácidos hidroxicinâmico e hidroxibenzóico.

Outro destaque vai para a casca que apresenta antocianinas, flavonóis e catequinas. Rica em manganês, cobre, fibras e vitaminas A, C e K. O blueberry possui poucas calorias (cerca de 55 para cada 100 gramas).

O poder do blueberry inclui propriedades:

  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antibacteriana;
  • Laxativa;
  • Cicatrizante;
  • Antisséptica;
  • Anticâncer.

Em cima dessas propriedades muitas pesquisas têm sido feita para avaliar ainda mais benefícios que esse fruto pode proporcionar para a saúde de quem as consome. Confira:

Conheça 5 incríveis benefícios do Blueberry

O fruto da vida longa, assim é conhecido o blueberry, isso é devido seu alto valor antioxidante que combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce, além de ajudar a prevenir muitas doenças. Saiba mais:


1-  Faz bem para a memória e locomoção motora

O poder antioxidante dessa fruta, protege as células contra a ação dos radicais livres. Esses dados foram comprovados em pesquisa, onde foram testados que as pessoas idosas que consumiram o fruto por cerca de 12 semanas ganharam uma expressiva evolução da função cognitiva.

Isso é devido as antocianinas que invadem as regiões do cérebro que envolvem a memória e a capacidade de aprendizagem ajudando a melhorar a sua performance. Também estão sendo estudadas a ação das propriedades do blueberry para proteger o cérebro das doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.


2-  Ajuda na prevenção do câncer

O ácido elágico e polifenóis presentes no blueberry ajudam na eliminação de células cancerígenas, por isso, esse fruto é tido como uma eficiente forma de prevenção do câncer de esôfago, faringe, boca, mama, endométrio, próstata, pâncreas, pulmão e cólon.

3- Ajuda a controlar os níveis de glicemia

O mirtilo é um fruto de baixo índice glicêmico, isso é fundamental para portadores de diabetes, já que eles precisam de um controle alimentar para manter o controle da glicemia.

As antocianinas encontradas no blueberry são as grandes responsáveis por melhorar a sensibilidade a insulina e a intolerância a glicose nos portadores da doença.

4- É bom para o coração

Os alimentos que possuem antioxidantes como o blueberry fazem bem para a saúde cardiovascular, isso porque reduzem o colesterol ruim e controlam a hipertensão arterial. O fruto também contém flavonóides que são eficientes na prevenção a formação de coágulos conferindo menos riscos para ataques cardíacos.

5- Combate problemas na bexiga

O efeito antioxidante que combate os radicais livres presentes no blueberry são capazes de barrar as bactérias antes que cheguem nas paredes da bexiga, com isso, são evitados a infecção urinária e a cistite, uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Onde Comprar e Preço

O blueberry vendido como fruto, é encontrado em em alguns mercados e feiras, vendidos em média por R$ 20,00 – 100 gramas. Quando vendido em forma de cápsula, é possível encontrá-lo em farmácias, lojas naturais e também em lojas online. O preço médio do produto com 30 cápsulas é de aproximadamente de R$ 20,00.

Blueberry emagrece?

Não dá para negar todas as propriedades benéficas que esse fruto oferece para o organismo, a questão do blueberry emagrecer ou não vai depender dos outros hábitos alimentares de cada indivíduo, como a dieta e os exercícios físicos, o que pode-se afirmar é que o mirtilo é um grande aliado nessa batalha.

Entenda porque o blueberry emagrece:

  • O fruto possui propriedades laxativas, isso ajuda a regularizar o trânsito intestinal e eliminar todas as toxinas no organismo;
  • O blueberry possui baixo índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue não sofram picos e sejam controlados de uma maneira gradual;
  • Promove a saciedade, as fibras presentes no blueberry ajudam no controle da fome e ajudam na digestão;
  • As propriedades anti-inflamatórias do fruto também reduzem a fadiga pós treino e promovem melhor recuperação muscular, fator que incentiva a prática de exercícios físicos.

Algumas pesquisas já concluídas sobre essa fruta, afirmam que as pessoas que consomem o fruto diariamente têm mais chances de perder gordura abdominal devido o controle de algumas condições de saúde como redução de colesterol, diabetes e triglicérides.

O blueberry emagrece quando associado com uma alimentação saudável e exercícios físicos, o fruto possui propriedades que ajudam no processo de perda de peso.

Contraindicações 


O mirtilo é rico em tanino, por isso, não deve ser usado em demasia por portadores de úlceras estomacais e gastrite. Consuma com moderação, assim como qualquer outro alimento.

Dicas de como consumir o blueberry

Os mirtilos são muito utilizados para fazer geléias, doces, caldas, vitaminas, sorvetes, bolos, cheese cake, pães doces. Podem ser consumidos in natura. Como a época dos frutos é no verão, pode-se congelar pelo período de 3 a 6 meses sem alterar suas propriedades, desse modo, assegurar o fruto fresco e delicioso pelo ano todo.

Para garantir sua dose diária de blueberry, experimente com iogurte e cereais no café da manhã. O gosto adocicado e suave desse fruto agrada a todos os paladares.

 

Fontes em Inglês: 1, 2

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + 19 =