
A calêndula é uma das flores mais conhecidas e consumidas no Brasil, sendo que ela oferece uma série de benefícios para a saúde. Para saber quais são esses benefícios e como eles podem interferir positivamente no organismo, veja nosso post.
Lista de benefícios da calêndula
Auxilia no tratamento de feridas
O óleo desta flor é tido como um excelente remédio natural para tratar contusões, arranhões, cortes, picadas de insetos e até mesmo feridas, já que esta planta tem propriedades anti-inflamatórias, protegendo a pele.
Favorece a saúde bucal
Graças às substâncias antibacterianas contidas nesta flor, ela consiste numa excelente alternativa para cuidar da higiene bucal, prevenindo a ocorrência de cáries e da gengivite. Por este motivo, essa flor é muito usada na fabricação de cremes dentais e enxaguantes bucais.
Melhora a aparência da pele
Devido ao efeito antioxidante desta planta, ela atua no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Desse modo, ao consumir calêndula de maneira constante e regular, é possível minimizar o aparecimento de rugas, manchas e demais linhas de expressão.
Além disso, o uso dessa flor inibe o desenvolvimento de acnes, cravos e inflamações de pele, auxiliando na limpeza natural dos poros.
Para manter a saúde da pele, deixando-a com um aspecto muito mais rejuvenescido, recomenda-se utilizar o chá da erva desta flor.
Melhora a visão
Além dos benefícios apresentados, esta flor também exerce um papel fundamental para a saúde ocular, evitando o processo degenerativo da visão e inibindo a ocorrência de catarata.
Ameniza a dor das cólicas
Por conter substâncias antiespasmódicas, a calêndula é muito eficaz no tratamento de cólicas menstruais, fazendo com que o ciclo ocorra normalmente, ou seja, sem aquelas terríveis dores na região pélvica.
Favorece a digestão
O chá dessa flor também favorece as funções digestivas, contribuindo para evitar azia, gases e constipação intestinal.
Trata inflamações
As propriedades contidas nesta flor são muito úteis no tratamento de artrite e gota, duas doenças reconhecidas pelo processo inflamatório ocorrido nas articulações.
Assim, tanto o consumo do chá quanto o uso do óleo de calêndula são muito benéficos para as pessoas que sofrem dessas doenças.
Contraindicações quanto ao consumo desta flor
Embora a calêndula ofereça importantes benefícios para a saúde, ela não é indicada nos seguintes casos:
- Gravidez suspeita ou confirmada;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Crianças menores de 12 anos;
- Pessoas alérgicas a calêndula;
- Indivíduos que fazem uso de qualquer tipo de medicamento obrigatoriamente deverão consultar um médico antes de fazer uso desta planta, buscando também definir a quantidade ideal a ser ingerida do chá ou produtos derivados desta flor, como o óleo, por exemplo.
Onde encontrar calêndula?
Tanto a calêndula em erva quanto o óleo desta flor são facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos naturais, proporcionando toda comodidade para as pessoas que desejam usufruir dos benefícios desta planta.
Como é fácil perceber, a natureza disponibiliza uma série de recursos por meio de inúmeras plantas medicinais (incluindo a calêndula), responsáveis por melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Imagem: dicasdemulher.com.br
Faça um comentário