Canela de Velho – Benefícios, Como fazer o chá, Contraindicação, Efeitos

canela-de-velho

A canela de velho consiste em uma planta bastante comum na região nordeste do Brasil, sendo utilizada no tratamento natural de uma série de doenças, entre elas as reumáticas.

Para saber quais benefícios ela oferece, como preparar o chá e obter mais dicas de tratamentos naturais, confira nosso artigo.

 

canela-de-velho

 

6 Benefícios da planta canela de velho

1 – Auxilia no tratamento de dores na coluna

Graças às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias dessa planta, o chá dela tornou-se muito consumido para o tratamento natural de dores na coluna geralmente causadas por tensão ou doenças.

2 – Alivia os sintomas da artrite e artrose

A artrite caracteriza-se pela inflamação de uma ou mais articulações do corpo, doença que causa dor intensa e rigidez nas articulações. A artrose por sua vez é tida como um tipo de artrite oriunda do desgaste no tecido flexível que fica na extremidade dos ossos. Nesses dois casos, o chá de canela de velho apresenta bons resultados, aliviando as dores, o inchaço e a rigidez.

3 – Ajuda a tratar fibromialgia

Em virtude de suas propriedades analgésicas, essa planta contribui para o tratamento da fibromialgia, doença reconhecida por provocar dores nos tecidos fibrosos e musculares em diversas partes do corpo.

Além de ingerir o chá da planta canela de velho, é indicado fazer compressas nas regiões onde a dor se apresenta mais intensa.

4 – Contribui para a limpeza do sangue

Devido às propriedades tônicas e antimicrobianas dessa planta, ela ajuda na limpeza do sangue, eliminando diversas toxinas responsáveis por provocarem doenças como inflamações, infecções, viroses etc.

5 – Auxilia no tratamento de bursite e tendinite

As substâncias anti-inflamatórias e analgésicas dessa planta são de grande ajuda no tratamento natural da bursite e tendinite, aliviando as terríveis dores provocadas por essas doenças. Por isso, o chá de Canela de Velho ajuda no tratamento de bursite e tendinite.

6 – Alivia dores musculares

As dores musculares provocadas por lesões, esforço excessivo ou tensão também são aliviadas pelo chá dessa planta.

Por esse motivo, esse chá é recomendado para pessoas que praticam atividade física mais intensa como, por exemplo, musculação.

 


ATENÇÃO : PENSANDO EM TOMAR CANELA DE VELHO?

Devido a alta procura por esse planta, algumas distribuidoras estão vendendo essa planta misturada com outras ervas. Isso pode trazer prejuízos para sua vida, visto que outras ervas podem afetar negativamente seu organismo e afetar outras doenças. Caso queira tomar Canela de Velho, compre de um distribuidor OFICIAL e de confiança. Nesse site (clique aqui) você pode comprar de uma empresa 100% segura, líder na venda dessa erva no Brasil:

www.ChaCanelaDeVelho.com

comprar-canela-de-velho


 

Contraindicações e Efeitos Colaterais

Não há nenhum efeito colateral e contraindicações da canela de velho. Porém, deve-se sempre consultar um médico ao fazer o uso de qualquer tipo de medicamento para não ocorrer futuros transtornos na sua saúde.

Como fazer o chá de canela de velho?

Ingredientes

  • 15 folhas de canela de velho;
  • 1 litro de água.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar. Assim que ela começar a ferver, adicionar as folhas da planta e deixar a mistura fervendo por exatamente 30 segundos;
  • Desligar o fogo, abafar o chá e deixá-lo descansando por 10 minutos;
  • Coar e bebê-lo ao longo do dia.

Esse chá também pode ser utilizado para fazer banhos nas articulações e nos músculos afetados pelas dores e inchaços crônicos.

É recomendado ingerir esse chá pelo período contínuo de 30 a 90 dias, dependendo da intensidade das dores e do inchaço.

É necessário consultar um médico?

Sim. Por mais que esse chá seja 100% natural, é necessário consultar um médico antes de iniciar o consumo dele, já que o especialista responsável por acompanhar o tratamento deverá ser informado quanto a qualquer tipo de medicamento ingerido (seja ele natural ou não).

É preciso salientar que o tratamento prescrito pelo médico não deve ser interrompido.

Outros tratamentos naturais recomendados

Além do uso dessa planta, pessoas que sofrem de doenças reumáticas, musculares, na coluna etc. devem recorrer a terapias complementares com a finalidade de aliviar as causas e os sintomas. Entre essas terapias, destacam-se:

Reiki

Trata-se de uma terapia holística oriental muito eficaz no auxílio ao tratamento de diversas doenças físicas e emocionais. Essa técnica consiste em equilibrar os centros de força do corpo (os chamados Chacras), aliviando as dores e inchaço.

Yoga

Além de melhorar a postura corporal e a respiração, as técnicas de yoga oferecem diversos exercícios de alongamento que ajudam bastante no tratamento de doenças na coluna, nos músculos e nas articulações.

Como nem sempre as pessoas que sofrem de doenças como artrite, artrose, fibromialgia etc. conseguem ter uma atividade física mais intensa, fazer aulas de yoga é uma excelente maneira de evitar o sedentarismo e melhorar a flexibilidade do corpo.

Acupuntura

Desde que realizada com um profissional devidamente qualificado, as sessões de acupuntura apresentam ótimos resultados em auxílio ao tratamento de diversas doenças físicas, incluindo as reumáticas e aquelas relacionadas à coluna.

Ao estimular certos pontos no organismo, os pacientes que passam por essas sessões relatam diminuição nas dores e inchaço em algumas regiões do corpo.

comprar-canela-de-velho

Cuidados especiais

Além de consumir o chá de canela de velho e adotar uma das terapias mencionadas acima, é indispensável:

Manter o peso controlado

Ter uma alimentação equilibrada e manter o peso sob controle é essencial para quem busca ter mais saúde, sobretudo para quem sofre de doenças articulares, já que a obesidade pode trazer sérias complicações a essas doenças.

Beber 2 litros de água todos os dias

Para combater as inflamações que afetam os músculos e articulações, é indispensável manter o corpo bem hidratado e para isso, nada melhor que água pura.

A água ajuda a eliminar uma série de toxinas acumuladas no organismo e ainda contribui para fortalecer as defesas imunológicas.

Fortalecer a imunidade

E por falar em defesas imunológicas, essa é uma questão fundamental para manter o corpo saudável.

Como muitas doenças articulares como artrite e artrose consistem em processos inflamatórios, o sistema imunológico precisa estar funcionando bem para combatê-las. Do contrário, as dores serão ainda mais intensas.

Uma das dicas para manter a imunidade alta é adicionar os seguintes alimentos no cardápio diário:

  • Gengibre;
  • Açafrão-da-terra;
  • Óleo de coco;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Alho e cebola (preferencialmente crus ou dourados em azeite de oliva);
  • Frutas cítricas (limão, abacaxi, laranja, acerola, tangerina, kiwi, morango etc.);
  • Cogumelos;
  • Iogurte natural;
  • Castanha-do-pará;
  • Lichia;
  • Linhaça;
  • Agrião;
  • Couve-flor;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Agrião;
  • Pimenta caiena.

Além de inserir esses itens na alimentação, é recomendável substituir refrigerantes e sucos de caixinha por sucos e chás naturais, já que eles são ricos em nutrientes e possuem baixíssimas quantidades de açúcar.

Também deve ser drasticamente reduzido o consumo de bebidas alcoólicas, café, chá mate e chá preto.

A combinação de todos esses cuidados juntamente com o consumo do chá de canela de velho traz excelentes resultados para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

cha-canela-de-velho

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


12 + nove =