Capim Santo – Benefícios da Planta e do Chá, Como Fazer e Indicações

Capim santo

O capim santo, também conhecido como capim-cidreira e capim-limão é uma das plantas mais utilizadas no Brasil para tratamento e alívio de diversas doenças. Para conhecer todos os benefícios da planta e seu chá para a saúde, confira nosso artigo.

11 benefícios do capim santoCapim santo

1 – Reduz a pressão arterial

O consumo regular do chá dessa planta apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.

2 – Favorece o sono

O efeito calmante do capim santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial. Inclusive, o óleo essencial dessa planta é amplamente utilizado em sessões de aromaterapia e na fabricação de aromatizantes que deixam o ambiente relaxante.


3 – Potencializa a absorção de vitamina A

Outra das características dessa planta é que ela é rica em citral, substância que potencializa a absorção de vitamina A, oferecendo muitos outros benefícios ao organismo, tais como:

  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Previne o câncer;
  • Inibe os efeitos do envelhecimento;
  • Aumenta as defesas imunológicas;
  • Fortalece os ossos etc.

4 – Evita dores estomacais

As substâncias relaxantes do capim santo beneficiam o sistema gastrointestinal, evitando dores e desconfortos estomacais, prisão de ventre, constipação etc.

5 – Previne e ajuda a tratar infecções

Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas dessa planta, ela consiste em um excelente remédio natural no combate a infecções causadas por bactérias e fungos.

6 – Promove a desintoxicação do organismo

Uma das características dessa planta consiste no efeito diurético, promovendo uma faxina nos rins e no fígado, órgãos que naturalmente sofrem mais os efeitos do acúmulo de toxinas no organismo. Dessa forma, o consumo regular do chá de capim santo evita infecção e pedra nos rins, infecção na bexiga, doenças hepáticas etc.

7 – Alivia dores de cabeça

Graças a uma substância chamada de citral, o chá de capim santo e o óleo essencial dessa planta aliviam dores de cabeça, dores musculares e até mesmo cólicas, exercendo um poderoso efeito analgésico no organismo.


8 – Melhora a saúde da pele

A infusão dessa planta estimula a renovação das células da pele e limpeza dos poros, evitando cravos, espinhas e aquele desagradável aspecto ressecado.

9 – Previne o câncer

Os antioxidantes presentes no capim-limão combatem naturalmente os radicais livres responsáveis por causar diversas doenças, principalmente o câncer.


10 – Ajuda a emagrecer

Por conter substâncias diuréticas, o chá dessa planta reduz a retenção de líquidos e auxilia no emagrecimento, diminuindo a inflamação das células e favorecendo o funcionamento do metabolismo.

11 – Refresca o hálito

Em virtude das propriedades naturalmente refrescantes e antibacterianas, o chá dessa planta se apresenta como uma excelente opção para a saúde bucal. Além de refrescar o hálito, essa planta evita uma série de problemas nos dentes e nas gengivas, tais como cáries, tártaro, gengivite, placas bacterianas etc. Para potencializar a ação refrescante do chá, o ideal é consumi-lo gelado.

Como fazer o chá de capim santo?

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de capim santo em erva;
  • 500ml de água.

Modo de preparar

  • Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo;
  • Um pouco antes de a água começar a ferver, desligar o fogo e adicionar as folhas de capim-limão;
  • Abafar essa mistura por 10 minutos, fazendo com que a água absorva bem as propriedades da planta;
  • Coar o chá e beber logo em seguida.

Obs.: devido às propriedades relaxantes, o horário mais indicado para consumir esse chá é no final da tarde e antes de dormir. O chá dessa planta pode ser ingerido quente e também gelado, sendo uma excelente opção de bebida para as noites quentes.

Indicações quanto ao uso do óleo essencial de capim santo

  • Aromatização de ambientes, tornando-os mais agradáveis e relaxantes;
  • Redução dos sintomas do estresse, ansiedade, depressão e síndrome do pânico, sendo utilizado para realização de massagens e harmonização dos ambientes;
  • Renovação das energias físicas e mentais;
  • Efeito adstringente e antisséptico, contribuindo para a saúde da pele, limpeza e cicatrização de feridas;
  • Alívio dos sintomas de gripes e resfriados;
  • Realização de sessões de drenagem linfática e redução de medidas.

Onde comprar capim santo?

Essa planta é facilmente encontrada nas lojas de produtos naturais em formato de erva ou em sachês com as folhas da planta triturada. Para pessoas que preferem consumir o capim-limão fresco e moram em casas térreas, é possível reservar um espaço no quintal e plantá-la.

Algumas curiosidades sobre essa planta

  • O capim-limão é encontrado principalmente em regiões tropicais e temperadas, sendo adaptável a terrenos pouco úmidos;
  • No caso de quem deseja cultivar essa planta no quintal, o recomendável é regá-la 3 vezes por semana;
  • O nome científico dessa planta é Cymbopogon citratus;
  • No Brasil, essa é uma das plantas mais consumidas para tratamento natural de insônia, dor de cabeça, irritação, pressão alta, gripes e resfriados, sendo facilmente encontrada em todo território nacional.

Outras plantas medicinais com efeito analgésico e relaxante

Capim santo

Além do capim-limão, outras plantas muito conhecidas no Brasil se destacam por suas propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias, sendo indicadas para o tratamento natural de diversas doenças. Essas plantas são:


 A maioria dessas plantas pode ser consumida no formato de chá e algumas delas também estão disponíveis em óleos essenciais que, muitas vezes, são utilizados em sessões de aromaterapia ou em tratamentos caseiros para tratar variados problemas de saúde.

Por que optar pelas plantas medicinais?

Cada vez mais, pessoas buscam pelos benefícios dos tratamentos naturais, já que além de serem mais acessíveis, eles causam menos danos ao organismo. Embora o uso dessas plantas não elimine a necessidade de consumir os medicamentos farmacêuticos, eles evitam que tais remédios sejam consumidos em excesso, o que pode causar danos ao organismo em longo prazo.

Essas informações sobre o capim santo revelam como as plantas medicinais contêm propriedades benéficas para a saúde, demonstrando por que elas são utilizadas há muitos séculos.

Imagens: chabeneficios.com.br / vix.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × quatro =