
A castanha de baru, um fruto típico do cerrado brasileiro, é um dos itens que mais se destacam quanto aos recursos disponibilizados pela natureza no tratamento de diversas doenças. Para saber quais são os benefícios e de que modo essa castanha favorece a saúde, basta acompanhar nosso post.
Benefícios da castanha de baru
Previne o câncer
Pelo fato de esta castanha ser rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ela se apresenta como uma grande aliada na prevenção de uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo: o câncer.
Desse modo, a castanha de baru favorece a saúde das células, protegendo-as contra possíveis alterações responsáveis por ocasionar os tumores.
Reduz o colesterol
Graças aos altos níveis de ômega 6 e 9 presentes nesta castanha, ela é tida como uma forte combatente natural do LDL, o chamado colesterol ruim.
Além de diminuir os níveis desse grande inimigo da saúde do corpo, o consumo moderado e regular dessa castanha contribui para a absorção do colesterol bom (HDL), substância indispensável para o equilíbrio orgânico.
Combate a anemia
Devido à grande concentração de ferro contida nesta castanha, ela apresenta excelentes resultados no combate à anemia, uma doença que afeta sobretudo crianças e idosos.
Melhora o desempenho sexual
Popularmente, esta castanha chega a ser conhecida como o “Viagra do Cerrado.” Graças ao zinco presente na composição desta castanha, ela oferece bastante energia tanto para homens quanto para mulheres, estimulando também o desempenho sexual.
Ajuda a emagrecer
Desde que consumida com moderação, a castanha de baru é muito eficaz no processo de emagrecimento, já que ela é rica em ômega 9, uma substância responsável por diminuir o acúmulo de gordura no organismo, sobretudo na região abdominal.
Rejuvenesce a pele e os cabelos
Além dos muitos benefícios que esta castanha oferece para a saúde, ela também proporciona excelentes resultados para a beleza, contribuindo para a saúde da pele e dos cabelos, deixando-os com um aspecto muito mais rejuvenescido e ainda atuando no combate à queda.
Como consumir a castanha de baru?
Antes de mais nada, é necessário mencionar que antes do consumo, esta castanha deverá ser levemente tostada em uma frigideira ou no forno, fazendo com que suas propriedades sejam potencializadas.
De forma geral, a castanha de baru pode ser consumida nas seguintes situações:
- Juntamente com saladas (preferencialmente aquelas preparadas com folhas verdes);
- Misturada com cereais como granola, por exemplo;
- Adicionadas no refogado de legumes;
- No preparo de bolos;
- Juntamente com arroz.
Como potencializar os efeitos desta castanha?
Para que seja possível aproveitar ao máximo as propriedades dessa castanha, é fundamental cuidar da alimentação como um todo, buscando ingerir diariamente maior quantidade de legumes, frutas e verduras. Além disso, também é fundamental ingerir 2 litros de água por dia e adotar a prática de uma atividade física.
Desse modo, o consumo de castanha de baru paralelo a uma alimentação mais saudável é capaz de promover muito mais saúde e qualidade de vida, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças.
Imagem: saude.abril.com.br
Faça um comentário