
Sim. O chá de alcachofra oferece muitos benefícios contra a anemia e o diabetes. Além disso, essa planta proporciona várias outras vantagens para a saúde. Para saber quais são elas, confira nosso post.
9 benefícios do chá de alcachofra para saúde
1 – Ajuda no emagrecimento
Um dos principais benefícios desse chá para a saúde é o emagrecimento. Esse efeito é possível pelo fato de essa planta estimular a eliminação da gordura acumulada no organismo e demais toxinas, promovendo uma verdadeira faxina. Além do consumo desse chá, ingerir alcachofras por meio de pratos culinários também é uma excelente opção para quem deseja se ver livre de alguns quilos a mais.
2 – Reduz o colesterol
Exatamente por favorecer a eliminação da gordura, o chá de alcachofra é de grande ajuda na prevenção e redução de problemas relacionados ao colesterol alto. Esse chá funciona como um excelente tratamento complementar natural para diminuir os níveis do chamado colesterol ruim, o LDL.
3 – Tem efeito diurético
As substâncias contidas nessa planta são naturalmente diuréticas, facilitando a eliminação de toxinas acumuladas no organismo e diminuindo gradativamente o inchaço corporal, muitas vezes mais perceptível na região do abdômen. Esse efeito diurético também contribui para a limpeza dos rins, evitando problemas como infecções e cálculos renais.
4 – Diminui os níveis de glicose
O chá de alcachofra é eficaz no combate ao diabetes porque essa planta equilibra a quantidade de glicose na corrente sanguínea, evitando também uma sobrecarga do pâncreas. A prevenção e controle do diabetes tem sido uma preocupação constante dos profissionais da medicina, já que essa doença já afeta 1 entre 10 pessoas no mundo, atingindo crianças, adultos e idosos.
5 – Estimula a limpeza do fígado
Por estimular a eliminação de gordura e de uma série de toxinas, o consumo desse chá traz grandes benefícios ao fígado, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas doenças, tais como esteatose hepática, inflamações etc.
6 – Melhora o intestino
Portadora de substâncias naturalmente relaxantes, a alcachofra contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre, dificuldades para evacuar, inflamações, hemorroidas etc.
7 – Favorece a circulação sanguínea
As propriedades depurativas do chá de alcachofra também são benéficas para o sistema circulatório, ajudando na limpeza das artérias e aumento da flexibilidade – fator essencial para evitar uma série de problemas como infarto, AVC etc.
8 – Diminui a pressão arterial
Por melhorar o sistema circulatório, reduzir o colesterol e ainda ser rica em potássio, a alcachofra é de grande ajuda para diminuição da pressão arterial, atuando na prevenção e combate de uma das doenças que mais tem afetado a população mundial.
9 – Previne e combate a anemia
Portadora de excelente quantidade de ferro, o chá de alcachofra ajuda na prevenção e combate da anemia, doença caracterizada pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos e que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos.
Receita do chá de alcachofra
Ingredientes
- 3 folhas de alcachofra (bem lavadas);
- 500 ml de água.
Modo de preparar
- Despejar a água em um recipiente e levá-lo ao fogo;
- Assim que começar a ferver, colocar as folhas de alcachofra, tampar e deixar essa mistura fervendo por 2 minutos;
- Desligar o fogo e manter o chá tampado por cerca de 10 minutos;
- Coar e beber esse chá ao longo do dia.
Esse chá tem contraindicações?
Por mais que este chá ofereça diversos benefícios para a saúde, o consumo dele não é indicado nos seguintes casos:
- Gestantes;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Pessoas que sofrem de obstrução no ducto biliar;
- Pessoas alérgicas a flores, plantas e ervas;
- Pessoas diagnosticadas com alguma doença e/ou que façam uso de medicamentos de forma constante devem consultar o médico antes de consumir esse chá.
Como prevenir doenças de forma natural
Além de ingerir o chá de alcachofra e outros remédios naturais como prevenção e tratamento complementar, para que o organismo se torne mais resistente quanto a determinadas doenças é essencial fortalecer as defesas imunológicas. Para isso, é necessário:
Cuidar do sono
Noites de sono revigorantes estão entre as principais aliadas da saúde. Durante essas horas de descanso, o corpo libera uma série de hormônios e anticorpos essenciais para o bom desempenho físico e mental, correta metabolização de nutrientes etc. Inúmeras pesquisas demonstram que as pessoas que dormem menos são mais suscetíveis a doenças que aqueles indivíduos que dormem de 7 a 8 horas por noite.
Esses estudos também apontam que o sono de má qualidade aumenta significativamente os níveis de cortisol, o perigoso hormônio do estresse. Quando esse hormônio está presente em altos níveis no organismo, ele pode causar:
- Aumento da pressão arterial;
- Queda de cabelo;
- Irritação constante;
- Aumento do risco de osteoporose;
- Maior incidência de estrias;
- Maior retenção de líquidos e aumento da concentração de gordura na região abdominal;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Problemas de cicatrização;
- Fraqueza muscular;
- Diminuição da resistência muscular;
- Irregularidades no ciclo menstrual;
- Dificuldades para engravidar.
Ter uma alimentação nutritiva
Basicamente, uma alimentação nutritiva envolve aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, itens naturalmente ricos em vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Alguns alimentos em especial desempenham um papel importantíssimo no reforço do sistema imunológico. Esses alimentos são:
- Iogurte natural;
- Gengibre;
- Açafrão-da-terra;
- Alho;
- Cebola;
- Salsinha;
- Manjericão;
- Agrião;
- Laranja;
- Kiwi;
- Morango;
- Acerola;
- Tangerina;
- Kefir;
- Espinafre;
- Abacaxi;
- Couve-manteiga;
- Pimentão;
- Pimenta caiena.
Para aumentar as defesas imunológicas também é recomendado evitar ao máximo o consumo de açúcar e de gordura, já que essas substâncias, quando em excesso, provocam a inflamação das células e dificultam o trabalho das defesas naturais do organismo.
Praticar atividade física
Uma atividade física regular é uma das chaves para a saúde. Por isso, além de consumir o chá de alcachofra ou outras plantas, é essencial exercitar-se por no mínimo 45 minutos de 3 a 4 vezes por semana. Desde uma caminhada leve até exercícios mais completos como corrida e natação são de imensa ajuda para prevenir e tratar doenças.
Obs.: No caso de pessoas diagnosticadas com algum problema de saúde, é necessário consultar um médico antes de iniciar a prática regular de atividade física. Com todas essas informações sobre o chá de alcachofra e dicas para aumentar as defesas naturais do corpo, certamente é possível ganhar muito mais saúde e qualidade de vida.
Imagens: deliciouslyorganic.net / pixabay.com