Chá de Alface – Emagrece? Calmante? Receita e Benefícios

O chá de alface – uma das hortaliças mais consumidas no mundo – oferece uma série de benefícios para a saúde e é de fácil preparo, sendo um excelente tratamento natural complementar para diversas doenças. Para conhecer todas as vantagens de consumir essa bebida, confira nosso post.

chá de alface

10 benefícios do chá de alface para a saúde

1 – Reduz a gordura do fígado

A esteatose hepática, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, tem afetado cada vez mais pessoas. Isso ocorre principalmente pelo excessivo consumo de alimentos gordurosos e consumo de álcool que prejudica o desempenho do órgão. Pelo fato de a alface ser rica em fibras e em minerais que ajudam na limpeza do organismo, esse chá é indicado para reduzir o nível de gordura no fígado, contribuindo para o bem-estar geral do organismo.

2 – Equilibra a pressão arterial

O chá de alface é de grande ajuda na prevenção e combate a uma das doenças que mais afetam a população mundial, a hipertensão. O motivo desse efeito é que a alface é rica em potássio, mineral essencial para equilibrar os níveis de sódio no organismo. Ao controlar a pressão arterial, por consequência, esse chá contribui para a saúde do coração e do sistema circulatório como um todo, reduzindo os riscos de infartos, derrames, AVC etc.


3 – Efeito Calmante

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de alface está relacionado a uma noite revigorante de sono. As substâncias contidas nessa hortaliça possuem efeito calmante, contribuindo para o relaxamento físico e mental. Além do consumo desse chá, nos casos de quem sofre de insônia constante, recomenda-se aumentar o consumo de folhas de alface in natura no dia a dia, principalmente no horário do almoço.

4 – Melhora o trânsito intestinal

Outra vantagem de consumir o chá de alface é que as folhas dessa planta melhoram o trânsito intestinal. Rica em fibras e em água, as folhas de alface ajudam na digestão, evitam prisão de ventre, melhoram a frequência das evacuações e evita até mesmo doenças mais graves, tais como câncer de cólon, câncer no intestino, inflamações intestinais etc.

Além de consumir o chá, é recomendado ingerir folhas de alface especialmente no almoço e no jantar. A excelente quantidade de vitaminas e minerais presentes na alface favorecem uma refeição nutritiva e de baixo teor calórico.

5 – Emagrece

E por falar em baixas calorias, outro dos benefícios do chá de alface é o emagrecimento. Graças também às fibras e à concentração de água, essa hortaliça contribui para eliminar o excesso de açúcar e gordura do organismo, promovendo naturalmente o emagrecimento.

Para ajudar na dieta para emagrecer, o mais indicado é preparar saladas com variados tipos de alface misturados com rúcula, almeirão, agrião e demais folhas verdes. Essa é a combinação perfeita para o equilíbrio do peso e muito mais saúde.


6 – Reforça as defesas imunológicas

Rica em vitamina C, a alface atua no fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique mais resistente a uma série de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Por essa razão, o consumo do chá, suco e folhas de alface é indicado para pessoas de todas as idades, ideal no preparo de refeições nutritivas e coloridas.

7 – Previne o câncer

A combinação de vitaminas e minerais contida na alface é fundamental na prevenção do câncer, já que essas substâncias combatem os radicais livres responsáveis pelos danos celulares que acarretam os tumores.


O chá de alface também ajuda na desintoxicação do organismo, fazendo com que sejam eliminadas diversas substâncias que, a longo prazo, aumentam os riscos de câncer. Para potencializar os efeitos benéficos da alface na prevenção e tratamento do câncer, a melhor opção é consumir essa hortaliça na versão orgânica (livre de agrotóxicos e demais produtos químicos utilizados em grandes lavouras).

8 – Evita anemia

As vitaminas e minerais presentes na alface favorecem a saúde das células sanguíneas, proporcionando bons níveis de oxigênio. Esse fator é essencial para prevenir e combater a anemia, doença que afeta em mais quantidade crianças, gestantes e idosos.

9 – Favorece o desempenho muscular

Devido aos muitos minerais contidos na alface, tais como zinco, potássio, ferro e magnésio, o consumo regular do chá e das folhas de alface melhora o desempenho muscular, evitando problemas como tensões e cãibras. Por esse motivo, o consumo dessa hortaliça é bastante indicado para atletas e pessoas que praticam atividades físicas com frequência.

10 – Contribui para a saúde dos rins

A excelente quantidade de minerais presentes na alface, as fibras e água são essenciais para a saúde dos rins, contribuindo para a limpeza do órgão e prevenção de uma série de doenças, tais como cálculos renais, infecções etc.

Receita do chá de alface

Ingredientes

  • 5 folhas grandes de alface (bem lavadas);
  • 1 litro de água.

Modo de prepararo

  • Em um recipiente, levar a água ao fogo até que ela fique aquecida (não precisa ferver);
  • Assim que a água estiver quente, adicionar as folhas de alface, abafar o recipiente e deixá-lo esfriando por 10 minutos;
  • Coar o chá e ingerir uma xícara da bebida em temperatura ambiente. O restante do líquido deverá ser colocado na geladeira e ingerido ao longo do dia.

Dicas para aumentar o consumo de alface no dia a dia

chá de alface


Além de usufruir dos benefícios do chá de alface, é necessário aumentar o consumo das folhas in natura durante as refeições.  Para isso, basta seguir as seguintes dicas:

Comprar alfaces variadas

Nos supermercados e feiras livres, há vários tipos de alface. O ideal é comprar ao menos 2 tipos dessa hortaliça para a semana, evitando enjoar de comer o mesmo tipo de alface todos os dias.

Lavar grandes quantidades

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de consumir hortaliças pelo tempo de lavá-las e deixá-las de molho. Para facilitar, o melhor é lavar uma grande quantidade de alface de uma vez, deixar as folhas de molho na água e um pouco de vinagre, enxaguar bem, escorrê-las e colocar as folhas em uma vasilha plástica bem grande e com tampa. Dessa forma, as folhas ficam prontas para consumo e sempre frescas. Depois de conhecer esses benefícios do chá de alface, fica fácil entender por que essa hortaliça é tão consumida.

Imagens: vix.com / receitinhas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 + treze =