Chá de Coentro – 13 Benefícios, Como Fazer, Contraindicações e Efeitos

cha-de-coentro

O chá de coentro condensa todas as propriedades dessa planta há séculos utilizada na culinária brasileira. Para saber quais são os benefícios oferecidos por ele, confira nosso artigo.

 

chá de coentro benefícios

 

13 benefícios do chá de coentro

1 – Ajuda emagrecer

Graças à grande quantidade de limoneno presente no coentro, o chá dessa planta inibe a absorção de gordura pelo organismo, evitando sobretudo o acúmulo de gordura na região abdominal.

2 – Previne e trata o diabetes

Pelo fato de o coentro ter substâncias que diminuem os níveis de glicose na corrente sanguínea, ele consiste em um dos maiores aliados na prevenção e combate ao diabetes, uma doença que afeta inúmeras pessoas pelo mundo.


3 – Equilibra a pressão arterial

Por conter baixíssimos níveis de sódio e possuir minerais como potássio, magnésio, ferro, cálcio e manganês, o coentro ajuda a diminuir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como hipertensão, arritmia etc.

4 – Favorece a digestão

O chá de coentro estimula a produção dos sucos gástricos e favorece a função do fígado. Com isso, ele naturalmente combate a prisão de ventre, enjoos, dores abdominais e demais problemas relacionados à má digestão.

5 – Desintoxica o organismo

Por favorecer o funcionamento do fígado, outro dos benefícios desse chá trata-se de ele eliminar as toxinas acumuladas no corpo, fazendo com que o organismo se torne mais resistente a uma série de doenças.

6 – Fortalece a imunidade

Rica em vitaminas, minerais e em antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, essa planta é de grande auxílio para as defesas imunológicas do organismo.

Os radicais livres são os principais vilões da saúde, já que além de provocar o desgaste e envelhecimento do corpo, eles aumentam os riscos quanto a ocorrência de tumores.


7 – Rejuvenesce a pele

Graças aos antioxidantes presentes no coentro, o chá dele faz um bem imenso para a pele, eliminando as toxinas que provocam cravos e espinhas e retardando os efeitos do envelhecimento, tais como ressecamento, linhas de expressão, rugas etc.

8 – Ajuda relaxar

Embora poucas pessoas saibam disso, o coentro é rico em substâncias que favorecem o relaxamento físico e mental. Dessa forma, ele ajuda no tratamento complementar de dores musculares e evita o estresse.


9 – Favorece a saúde capilar

O chá de coentro também favorece o fortalecimento dos fios capilares, combatendo naturalmente a queda de cabelo.

10 – Combate a insônia e a ansiedade

Outro dos benefícios pouco conhecidos com relação ao coentro trata-se do papel que ele exerce no combate à insônia e ansiedade.

Isso é possível graças às substâncias naturalmente relaxantes contidas nessa planta que, além de proporcionar noites revigorantes de sono, combatem o cansaço frente às atividades do dia a dia.

11 – Ajuda limpar os rins

As propriedades desintoxicantes dessa planta exercem um papel essencial para a saúde dos rins, eliminando impurezas causadoras de infecções, pedras e demais doenças nesse órgão.

12 – Diminui os sintomas da TPM

Por atuar como um regulador hormonal, o coentro contribui para diminuir os desconfortos típicos da TPM: dor de cabeça, náuseas, cólicas, mau humor etc.

Além disso, ele auxilia na diminuição dos sintomas da menopausa, tais como oscilações de humor, ondas de calor etc.

13 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

Graças ao ácido palmítico, ácido ascórbico e ácido esteárico, o consumo de coentro está associado à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

Com isso, naturalmente são prevenidas uma série de doenças cardiovasculares como infarto, trombose, má circulação e até mesmo AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Como fazer o chá de coentro?

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de coentro.

Preparo

  • Levar a água ao fogo e, assim que ela começar a ferver, adicionar as sementes de coentro deixando a mistura fervendo por 2 minutos;
  • Desligar o fogo, tampar o chá e deixá-lo descansando por 10 minutos;
  • Coar e beber ao longo do dia.

Quais as contraindicações e efeitos colaterais desse chá?

No que diz respeito às contraindicações, esse chá não deve ser consumido por pessoas alérgicas a essa planta.

Quando ingerido em excesso ou de forma inadequada, alguns dos possíveis efeitos colaterais são problemas nos rins, reações alérgicas ou intoxicação.

Por esse motivo, é necessário que o uso desse chá seja de alguns dias (nunca prolongado).

Onde comprar as sementes de coentro?

É possível encontrar essas sementes em feiras livres e em lojas de produtos naturais (físicas e online), sendo que o valor delas é bem acessível.

Outras formas de consumir essa planta

Além de usufruir dos benefícios do chá dessa planta, é possível consumir as folhas e raízes de coentro no preparo de diversos pratos e de sucos.

Pratos nos quais o coentro é utilizado:

  • Peixes, frutos do mar e carnes;
  • Molhos;
  • Com legumes refogados;
  • No tempero de saladas;
  • Em cremes, caldos ou sopas.

Vale ressaltar que o coentro é muito parecido com a salsinha. Por isso, é necessário atenção ao comprá-lo fresco nas feiras livres ou supermercados.

Receita de suco detox com coentro

Ingredientes

  • 1 cabeça de alface romana;
  • ½ xícara (chá) de abacaxi picado e descascado;
  • 3 talos de aipo;
  • 1 xícara (chá) de folhas de coentro frescas;
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado;
  • Suco de meio limão;
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada ou mineral gelada.

Preparo

  • No liquidificador, inicialmente colocar apenas a alface romana e a água. Bater bem até que esse suco fique cremoso;
  • Na sequência, colocar os demais ingredientes e bater novamente;
  • Beber o suco logo em seguida.

Essa bebida é ideal para quem deseja emagrecer, limpar o organismo e fortalecer as defesas imunológicas, já que ela é altamente nutritiva.

Recomenda-se ingerir esse suco ao menos 2 vezes na semana.

Além de adicionar essa planta na alimentação diária, obviamente é indispensável ter uma dieta equilibrada, fazer atividade física e manter acompanhamento médico regular.

Embora o chá de coentro ofereça diversos (e importantes) benefícios, ele não exclui a necessidade de seguir o tratamento prescrito pelo médico conforme quadro de cada paciente.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


9 − dois =