Chá de Cravo da Índia – 12 Benefícios, Como Fazer, Emagrece? Aborta?

chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia fornece diversos benefícios para a saúde do organismo e também contribui em diversos aspectos da higiene e cuidados pessoais. Para saber tudo que essa bebida tipicamente indiana oferece e também como prepará-la, confira nosso post.

chá de cravo da índia

Benefícios do chá de cravo da índia

1 – Alivia dores

O cravo da índia é rico em substâncias analgésicas que atuam no alívio da dor de cabeça, dores de dente, inflamações na garganta, dores musculares, cólicas menstruais etc. O chá dessa especiaria contém propriedades que favorecem o relaxamento muscular, atuando também no alívio dos sintomas do estresse.

2 – Previne o câncer

O chá de cravo da índia tem alto poder antioxidante pelo fato de ele liberar uma grande quantidade de hidrogênio no organismo. Os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres que são os grandes responsáveis pelo surgimento de tumores cancerígenos.


3 – Evita o envelhecimento precoce

Exatamente pela grande quantidade de antioxidantes, essa bebida preparada com cravo da índia também inibe os efeitos do envelhecimento que afetam principalmente o aspecto da pele. O consumo desse chá favorece também o tônus muscular e faz com que o cérebro fique mais disposto.

4 – Funciona como antisséptico bucal

Entre os benefícios do chá de cravo da índia, um dos mais conhecidos é a ação dele como antisséptico bucal. O motivo é que essa especiaria possui grande poder de combate às bactérias causadoras do mau hálito. O consumo desse chá também ajuda na prevenção de problemas como cáries, placas bacterianas e auxilia na desinfecção e cicatrização de aftas.

5 – Ajuda no tratamento do hipotireoidismo

O chá de cravo da índia também é indicado para pessoas que sofrem de hipotireoidismo, um problema caracterizado pela baixa produção dos hormônios tireoidianos, o T3 e o T4. Essa bebida estimula a produção desses hormônios, sendo um dos remédios naturais recomendados para o tratamento complementar da doença.

6 – Diminui o colesterol

Pelo fato de essa especiaria favorecer a liberação de hidrogênio e diminuir a peroxidação lipídica, o chá feito com cravo da índia estimula a quebra de gorduras poli-insaturadas, fator essencial para diminuir os níveis de colesterol e melhorar a saúde sanguínea.

Obs.: no caso de pessoas que sofrem de hipertensão, arritmia ou problemas cardíacos, recomenda-se consultar o médico antes de começar a ingerir o chá preparado com cravo da índia, já que ele pode acelerar os batimentos cardíacos.


7 – Previne viroses

O cravo da índia é muito eficaz no combate de vírus e bactérias responsáveis por causar inúmeras doenças, entre elas as populares viroses, que de um momento para outro afetam crianças, adultos e idosos. O consumo regular da bebida preparada com essa especiaria também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, tornando o organismo menos suscetível a vários tipos de infecções.

8 – Ajuda tratar infecções na pele

E por falar na prevenção de infecções, outro dos benefícios desse chá é o tratamento de acnes e demais tipos de infecções ou inflamações que afetam a pele. O chá de cravo da índia, rico em propriedades antissépticas, age matando as bactérias causadoras do problema e auxilia na limpeza e cicatrização da pele, beneficiando também a elasticidade e tonicidade.


9 – Estimula o emagrecimento

Essa especiaria é uma das mais indicadas para as pessoas que precisam acelerar o metabolismo. Esse fator é essencial para estimular a queima de calorias diárias, facilitando (e muito) no emagrecimento. Para que os resultados sejam ainda melhores, esse chá deve ser ingerido sem qualquer quantidade de açúcar e em temperatura entre o morno e o quente.

10 – Reduz o inchaço corporal

Pelo fato de acelerar o metabolismo, essa bebida preparada com cravo da índia reduz o inchaço corporal, principalmente na região do abdômen. Inclusive, esse inchaço causado pela retenção de líquidos muitas vezes é confundido com excesso de peso.

11 – Age como expectorante

Por combater vírus e bactérias, o chá de cravo da índia é um forte aliado na prevenção e tratamento de problemas que afetam o aparelho respiratório, sendo utilizado principalmente no alívio da tosse provocada por resfriados, gripes, bronquite etc.

12 – Melhora a digestão

Outra das vantagens em consumir essa bebida trata-se da melhora no processo digestivo, já que ela aumenta a secreção das enzimas gastrointestinais. Por esse motivo, é indicado beber um pouco desse chá um pouco depois das principais refeições.

Receita do chá de cravo da índia

chá de cravo da índia

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) rasa de cravos da índia (encontrados principalmente em lojas de produtos naturais);
  • 1 litro de água.

Modo de preparar

  • Colocar os cravos e despejar a água em um recipiente e levá-lo ao fogo;
  • Assim que iniciar a fervura, contar 10 minutos e desligar o fogo;
  • Aguardar cerca de 10 minutos até que o chá fique morno;
  • Coar e beber ao longo do dia.

Obs.: O consumo diário máximo dessa bebida é de 3 xícaras (chá) por dia, sendo recomendado consumi-la 2 ou 3 dias na semana.

Contraindicações desse chá, Aborta?

Ainda que o chá de cravo da índia ofereça uma série de benefícios para a saúde, ele não deve ser ingerido nos seguintes casos:

  • Gestantes (já que essa especiaria contém substâncias abortivas);
  • Lactantes;
  • Pessoas que sofrem de hipertireoidismo (excesso de produção dos hormônios da tireoide);
  • Pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou que façam uso constante de algum medicamento devem consultar o médico antes de consumir o cravo da índia com frequência.

Algumas curiosidades sobre o cravo da índia

  • O cravo da índia é utilizando como condimento culinário há mais de 2 mil anos, tendo suas origens na região da Indonésia;
  • Essa especiaria somente se tornou conhecida no ocidente durante o século 4, quando ela foi levada pelos árabes até a Europa;
  • No oriente, o cravo da índia é amplamente utilizado para o tratamento de doenças e higienização bucal;
  • Entre alguns pratos preparados com essa especiaria estão: pães, biscoitos, tender, bolos, molhos, doces, ensopados etc.

Além do chá de cravo da índia, as bebidas preparadas com especiarias ou ervas medicinais são de grande ajuda no tratamento natural ou complementar de diversas doenças.

Imagens: bomjardimnoticia.com / remedio-caseiro.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


19 − 13 =