Chá de Orégano – Benefícios, Contraindicações, Efeitos – Cólica

chá-orégano

Você já ouviu falar de chá de orégano? Nesse artigo, vamos abordar as propriedades, contraindicações e benefícios para a sua saúde nessa bebida poderosa, continue lendo.

O orégano é uma especiaria muito utilizada na pizza e outras receitas aqui no Brasil, a culinária mediterrânea é a que mais utiliza essa erva cheirosa e deliciosa para inúmeros pratos que envolvem massa, molhos de tomate, carnes e vegetais. A planta pertence a família das labiadas e pode ser chamada por outros nomes dependendo da região onde é cultiva, como manjerona rasteira ou manjerona silvestre.

Na medicina natural, o orégano pode ser utilizado em forma de chá ou compressa, a utilização pode ser feita com folhas frescas ou secas.


 

orégano-benefícios

 

Propriedades do chá de orégano

O chá dessa especiaria oferece vitaminas A, C, K, cálcio, ferro, fibra, ômega 3 e substâncias antioxidantes muito benéficas para a saúde (óleo essencial de timol e carvacrol). Além disso, foram encontradas propriedades calmantes, anti fungicidas, antissépticas, antibacteriana e diurética na bebida.

6 Benefícios do chá de orégano para a saúde – Cólicas

O orégano está entre as especiarias mais aromáticas que existem, seu aroma e sabor transformam as receitas, porém, suas funcionalidades não param por aí, pois com essa planta é possível fazer uma bebida muito benéfica para alguns problemas de saúde que vamos listar à seguir. Confira:

1- Poderoso expectorante

Esse benefício do chá de orégano é um dos mais conhecidos, pois há muitos anos a planta foi descoberta para tratar de problemas na garganta, gripes, asma, resfriados, inflamações no ouvido e catarro.

A sua ação é devido ao óleo essencial que possui timol, carvacrol e flavonóides que colaboram para expectorar e limpar os pulmões e as vias respiratórias.

2- Elimina parasitas intestinais

Outro grande benefício do chá de orégano é a capacidade de remover os vermes que pairam em nosso intestino e não são benéficos para a nossa saúde. O responsável pela expulsão é ó óleo essencial presente na especiaria. Um intestino limpo garante melhor absorção de nutrientes e menos riscos para a saúde.


3- Faz bem para o coração

O chá de orégano é rico em ômega 3, ácidos graxos que melhoram o sistema respiratório e fazem bem para o coração, além disso, é muito indicado para minimizar as inflamações do organismo e diminuir doenças cardiovasculares, reumatismo, artrite e dores musculares, bem como melhorar a memória e funções cognitivas.

4- Melhora as funções digestivas

Os efeitos antioxidantes promovidos pelos óleos essenciais encontrados no chá de orégano promovem uma sensação de relaxamento, e efeito calmante é essencial para manter o sistema gastrointestinal funcional, por isso, ele pode ser ingerido como um digestivo após as refeições.


Esse efeito calmante do chá de orégano já rendeu alguns relatos que ajudam no relaxamento do corpo e do sistema nervoso promovendo uma boa noite de sono.

5- Auxilia na perda de peso

O orégano possui propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar todas as toxinas no organismo responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e da pele. Outro benefício do chá de orégano é a fonte de fibras que permite controlar melhor o peso e responder de uma maneira mais efetiva no processo de emagrecimento.

O efeito diurético ajuda o corpo a desinchar e eliminar a retenção hídrica dando uma sensação de leveza, bem-estar e uma silhueta mais fina.

6- Reduz as cólicas

Para as mulheres que sofrem com sintomas da TPM no período menstrual o orégano pode ajudar, inclusive, a planta já é utilizada para prevenir os incômodos da menopausa. Uma boa dica é mastigar folhas de orégano fresco ao longo do dia nessa fase do mês, mas também pode ser feito o chá das folhas desidratadas para ter os mesmos resultados.

Efeitos colaterais do chá de orégano

O consumo do orégano é feito no mundo inteiro como especiaria, como chá o uso não é muito difundido. Embora a planta seja segura, existem algumas recomendações para não usar em excesso, pois já houveram relatos de reações alérgicas mediante o uso da planta.

O indicado é não consumir o chá de orégano em excesso, assim como o chá de qualquer outra planta, ao notar qualquer sintoma, suspensa o seu uso. Se estiver fazendo algum tratamento com medicamentos, informe ao seu médico sobre a utilização de qualquer remédio, mesmo que seja natural.

Contraindicações do chá de orégano

A bebida não é indicada para grávidas, suspeita de gravidez e se estiver amamentando. Também não é aconselhável que crianças menores de 6 anos façam a ingestão do chá de orégano.

Receita do chá de orégano

Para aproveitar todos os benefícios do orégano você pode consumi-lo diariamente em suas refeições, seja em molhos de massa, saladas, sopas, vegetais, carnes ou qualquer outro preparo. A especiaria deve ser utilizada para finalizar os pratos, ou seja, use as ervas por último, não é necessário cozinhá-las.

O chá de orégano pode ser consumido sem exageros, 1 xícara ao dia é o suficiente para garantir todas as propriedades medicinais. Saiba como preparar a bebida:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de orégano fresco ou desidratado

Modo de preparo:

1- Ferva a água e desligue;

2- Adicione o orégano e abafe;

3- Depois que esfria, coe e beba;


Os benefícios das plantas medicinais vêm sendo estudadas ao longo desses anos e demonstram muitas propriedades que ajudam na manutenção da saúde. Mas, isso não significa que podem ser ingeridas em excesso, inclusive a OMS estipulou políticas para plantas medicinais como tratamentos fitoterápicos.

O uso de chás medicinais deve ser orientado por um médico se você fez ou estiver com alguma cirurgia marcada.

E aí, gostou de saber mais sobre o chá de orégano?

Fonte: 1

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


três + quatro =