
O chá de semente de sucupira, uma árvore bastante popular em todo o Brasil, está entre os remédios naturais mais consumidos pela população, sendo utilizado no tratamento de várias doenças.
Para saber quais são os benefícios que este chá oferece, como prepará-lo e se ele apresenta alguma contraindicação ou efeito colateral, fique de olho no nosso artigo.
9 Benefícios do Chá de Semente de Sucupira
1 – Ajuda tratar artrose, artrite, gota e reumatismo
Em virtude de a semente de sucupira conter grandes quantidades de uma substância chamada de flavonoides, o consumo do chá dela é muito eficaz no alívio das dores agudas provocadas pelas doenças reumáticas melhorando a qualidade de vida dos pacientes e atuando como tratamento complementar ao convencional.
2 – Diminui dor na coluna
Graças às propriedades analgésicas dessa semente, o chá dela ajuda a aliviar dores de coluna ocasionadas pelos mais diversos tipos de problemas, entre eles: hérnia de disco, bicos de papagaio e até mesmo danos nas articulações.
3 – Auxilia na prevenção e tratamento de úlceras
Em virtude das substâncias naturalmente anti-inflamatórias e analgésicas da sucupira, tanto o chá quanto o óleo essencial dessa semente apresentam ótimos resultados quanto ao alívio dos sintomas provocados por úlceras gástricas.
4 – Previne e combate o ácido úrico
Embora poucas pessoas saibam disso, o acúmulo de ácido úrico no organismo está associado ao surgimento de gota (um tipo de artrite), pedras nos rins e doenças cardiovasculares.
Por isso, é fundamental prevenir e controlar os níveis desse ácido no organismo. O chá de semente de sucupira se apresenta como um dos métodos naturais mais conhecidos, contribuindo também para limpeza dos rins e desintoxicação do organismo.
5 – Diminui o inchaço do corpo
E por falar em eliminar toxinas, outra das propriedades dessa semente diz respeito ao efeito que ela exerce para eliminar (ou diminuir) o inchaço do organismo.
Isso ocorre graças ao fato de a sucupira atuar na desinflamação das células, evitando a retenção de líquidos.
Esse benefício proporciona uma outra vantagem extra: o emagrecimento. Muitas vezes o inchaço é confundido com o excesso de peso. Por isso, o chá dessa semente contribui para que as pessoas sintam o corpo mais leve.
6 – Fortalece as defesas imunológicas
Por conter propriedades antibióticas, a semente de sucupira consiste numa grande aliada do sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a dores de garganta, aftas, gastrite, inflamação na próstata ou nos ovários, infecções urinárias etc.
Isso ocorre porque o chá dessa semente inibe a ação das perigosas bactérias, vírus e fungos responsáveis por causar inflamações e doenças infecciosas.
7 – Mata os vermes intestinais
A ocorrência de vermes intestinais consiste em um problema bastante comum, afetando pessoas de todas as idades.
O chá de semente de sucupira auxilia a matar esses intrusos, contribuindo também para regularizar as atividades intestinais que muitas vezes é prejudicada.
8 – Combate o diabetes
Outro grande benefício da semente de sucupira é o efeito positivo que ela exerce na corrente sanguínea, contribuindo para eliminar o excesso de glicose e consequentemente manter o diabetes sob controle.
9 – Ajuda a prevenir e tratar o câncer de próstata
Graças à excelente quantidade de antioxidantes presentes nesta semente, a sucupira é um dos remédios naturais mais citados para prevenção e auxílio ao tratamento de câncer de próstata.
Como Fazer o Chá de Semente de Sucupira
Itens necessários
- 1 litro de água;
- 5 sementes de sucupira.
Modo de preparar
- Lavar bem todas as sementes de sucupira, secar e quebrar uma por uma em quatro pedaços utilizando um alicate ou pilão, pois essas sementes são bem duras e resistentes;
- Colocar a água em uma panela com capacidade suficiente e levar ao fogo;
- Assim que a água começar a ferver, adicionar as sementes já quebradas e deixar essa mistura ferver por 2 minutos mantendo o fogo médio;
- Logo em seguida, desligar o fogo, abafar a panela e esperar cerca de 15 minutos até que o chá esfrie;
- Coar e beber no decorrer do dia.
Observações:
Este chá pode ser ingerido gelado. Portanto, é possível conservá-lo na geladeira para beber durante o dia.
O chá dessa semente não pode ser adoçado, já que isso anula as propriedades medicinais da bebida.
Há outras maneiras de consumir essa semente – Cápsulas e Óleo
Além do chá, também é possível usufruir dos benefícios da sucupira por meio do óleo essencial da semente ou de cápsulas. O óleo é utilizado da seguinte maneira:
Uso oral: tomar 3 gotas 2 vezes por dia.
Uso externo: aplicar 3 gotas sobre a pele, mais especificamente na região da dor, por 3 vezes durante o dia, massageando suavemente. Esse consumo é recomendado principalmente para quem sofre com dores na coluna ou reumáticas.
Quanto às cápsulas, é indicado obrigatoriamente ingeri-las antes das principais refeições, ou seja, 1 cápsula 2 vezes por dia.
Esta é inclusive a maneira mais prática de usufruir dos benefícios dessa semente.
A semente de sucupira apresenta contraindicações
- Pessoas alérgicas a esta semente;
- Idosos;
- No caso do óleo essencial de sucupira, ele é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando;
- Vale ressaltar que o consumo do chá, do óleo ou das cápsulas não deve ultrapassar 15 dias seguidos, sendo necessário fazer um intervalo de 15 dias antes de retomar o consumo.
Há efeitos colaterais?
O uso inadequado ou excessivo dessa semente pode gerar:
- Intoxicação;
- Enjoos e/ou vômito;
- Desconforto estomacal.
É necessário consultar um médico?
Embora o chá de semente de sucupira seja um remédio 100% natural e ofereça muitos benefícios para a saúde, ele não elimina a necessidade de acompanhamento médico.
Desse modo, é necessário que os pacientes sigam todas as orientações do médico quanto ao tratamento e também façam todos os exames necessários para monitorar a doença.
Inclusive, antes de iniciar o consumo dessa semente, é necessário informar o médico para avaliar a possibilidade de acordo com o histórico clínico do paciente.
Além de todos esses cuidados, é muito importante manter uma alimentação equilibrada, beber 2 litros de água todos os dias e buscar fazer uma atividade física.
Somente dessa forma o chá de semente de sucupira poderá proporcionar os melhores resultados e não oferecer qualquer tipo de risco à saúde.
Faça um comentário