
O chá de urtiga é um dos remédios naturais mais consumidos no Brasil, auxiliando na cura e alívio de diversas doenças. Deseja saber por que essa planta é tão benéfica para a saúde?
20 benefícios e propriedades do chá de urtiga
1 – Ajuda a tratar doenças respiratórias
Um dos benefícios mais conhecidos com relação à urtiga consiste no tratamento de diversas doenças respiratórias, tais como gripes, resfriados, bronquite e até mesmo asma. Assim, o consumo do chá dessa planta naturalmente alivia os principais sintomas dessas doenças, que são: tosse, presença de catarro, febre, indisposição, dor de garganta etc.
2 – Estimula a limpeza dos rins
Em virtude das propriedades diuréticas da urtiga, o chá dela é apontado como um excelente remédio caseiro para a limpeza dos rins e na prevenção e tratamento da bexiga, eliminando bactérias, vírus e diversas toxinas que causam graves doenças no aparelho urinário.
3 – Favorece a digestão
O chá de urtiga contém substâncias adstringentes e desintoxicantes que auxiliam no processo digestivo, ajudando inclusive na prevenção e tratamento de úlceras.
4 – Alivia os sintomas da artrite, artrose e gota
As substâncias anti-inflamatórias da urtiga são de grande ajuda no tratamento natural de artrite, artrose e gota, doenças reumáticas reconhecidas por causar fortes dores e inchaço nas articulações.
5 – Reduz o inchaço corporal
Graças às propriedades diuréticas do chá de urtiga, ele funciona como remédio natural contra o inchaço na maioria das vezes provocado pela retenção de líquidos e inflamação das células.
6 – Ajuda a emagrecer
O efeito desintoxicante dessa planta contribui para a redução do peso corporal, auxiliando na eliminação do excesso de açúcar, gordura e toxinas que dificultam o metabolismo.
7 – Elimina a caspa
Várias pessoas utilizam o chá feito com urtiga para lavar o couro cabeludo e remover a caspa. Esse líquido contribui também para o fortalecimento dos fios e diminuição da oleosidade presente no couro cabeludo.
8 – Estimula o funcionamento do intestino
As substâncias contidas nas folhas de urtiga contribuem para o bom funcionamento do intestino, evitando sobretudo problemas como constipação, prisão de ventre e infecções ocasionadas por bactérias.
9 – Combate alergias
Entre os benefícios do chá com urtiga, destaca-se o combate a urticárias e eczemas, reações muito comuns na pele reconhecidas por causar intenso desconforto, coceira e vermelhidão.
10 – Trata inflamações
As propriedades antifúngicas dessa planta previnem e combatem processos inflamatórios geralmente provocados por fungos. Por esse motivo, o consumo desse chá é indicado para tratar corrimentos de forma natural.
11 – Fortalece os ossos
Por conter boa quantidade de cálcio, a urtiga também é responsável por fortalecer os ossos, auxiliando o desenvolvimento da estrutura óssea e prevenindo uma série de doenças, tais como a osteoporose.
12 – Previne a anemia
O ferro é um dos principais minerais responsáveis pela saúde do sangue. Por possuir significativa quantidade desse mineral, o chá de urtiga é utilizado no tratamento natural da anemia, contribuindo para o reequilíbrio dos glóbulos vermelhos.
13 – Combate a diarreia
Por atuar no combate de fungos e bactérias, o chá de urtiga é usado para combater a diarreia, promovendo a recuperação da flora intestinal.
14 – Limpa o fígado
A combinação das propriedades diuréticas, adstringentes e desintoxicantes dessa planta forma a combinação perfeita para a limpeza do fígado, removendo toxinas responsáveis que acarretam a insuficiência hepática.
15 – Estimula a produção de leite materno
Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo de chá de urtiga está associado ao aumento da quantidade de leite materno. Obs.: gestantes e lactantes devem informar o médico antes de iniciar o consumo do chá.
16 – Reduz os níveis de açúcar no sangue
O chá dessa planta regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea, contribuindo para a prevenção e tratamento de uma doença que ainda afeta milhões de pessoas no mundo: o diabetes.
17 – Melhora o sistema imunológico
Por conter boa quantidade de vitamina C, E e minerais essenciais para o organismo, o consumo desse chá favorece as defesas imunológicas, aumentando a resistência a gripes, resfriados, infecções, viroses etc.
18 – Combate inflamações na próstata
O chá de urtiga combinado com outras ervas é muito utilizado no tratamento de inflamações da próstata, aliviando sintomas como dor e inchaço nessa região.
19 – Alivia dores musculares
As substâncias anti-inflamatórias da urtiga também atuam no combate de dores musculares geralmente provocadas por estresse ou intenso esforço físico, funcionando como um analgésico natural.
20 – Evita cãibras
O potássio presente na urtiga é um dos minerais que auxiliam na prevenção das cãibras, desconforto ainda mais comum nos casos de atletas e pessoas que se exercitam com frequência.
Composição da urtiga
Todos os benefícios desse chá são possíveis graças à composição dessa planta:
- Potássio;
- Silício;
- Aminas;
- Cálcio;
- Zinco;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Ferro;
- Clorofila;
- Rutina;
- Ácido málico;
- Flavonoides;
- Vitamina B9;
- Ácido metanoico.
Como fazer o chá de urtiga?
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 1 colher (sopa) de urtiga em erva.
Preparo
- Colocar a água em um recipiente e levá-la ao fogo;
- Assim que a água iniciar a ebulição (segundos antes de começar a ferver), adicionar a urtiga e deixar a mistura cozinhando por 3 minutos;
- Desligar o fogo e tampar o recipiente, deixando-o repousar por 10 minutos;
- Coar o chá, guardá-lo em um recipiente com tampa e ingerir de 2 a 3 xícaras no decorrer do dia.
Quais são as contraindicações da urtiga?
Ainda que esta planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela não é indicada nos casos de:
- Pessoas que já apresentam graves enfermidades ou comprometimento dos rins;
- Pessoas que sofrem de doenças cardíacas;
- Indivíduos alérgicos a esta planta.
Cuidados especiais quanto ao consumo de urtiga
As folhas de urtiga não podem ser consumidas frescas, já que desse modo ela poderia causar reações alérgicas. O consumo do chá não deve ser superior a 3 xícaras por dia, já que do contrário o organismo pode apresentar efeitos indesejáveis. Pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença ou que façam uso contínuo de medicamentos devem obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo dessa planta.
Desde que seguidos esses cuidados, o chá de urtiga funciona como um dos mais recomendados tratamentos naturais, evitando o uso excessivo de medicamentos.
Imagens: vix.com / clickxaxim.com.br
Faça um comentário