Chá de Urtiga – 20 Benefícios, Propriedades para Saúde e Como Fazer o Chá

Chá de urtiga

O chá de urtiga é um dos remédios naturais mais consumidos no Brasil, auxiliando na cura e alívio de diversas doenças. Deseja saber por que essa planta é tão benéfica para a saúde?

20 benefícios e propriedades do chá de urtiga

Chá de urtiga

1 – Ajuda a tratar doenças respiratórias

Um dos benefícios mais conhecidos com relação à urtiga consiste no tratamento de diversas doenças respiratórias, tais como gripes, resfriados, bronquite e até mesmo asma. Assim, o consumo do chá dessa planta naturalmente alivia os principais sintomas dessas doenças, que são: tosse, presença de catarro, febre, indisposição, dor de garganta etc.

2 – Estimula a limpeza dos rins

Em virtude das propriedades diuréticas da urtiga, o chá dela é apontado como um excelente remédio caseiro para a limpeza dos rins e na prevenção e tratamento da bexiga, eliminando bactérias, vírus e diversas toxinas que causam graves doenças no aparelho urinário.


3 – Favorece a digestão

O chá de urtiga contém substâncias adstringentes e desintoxicantes que auxiliam no processo digestivo, ajudando inclusive na prevenção e tratamento de úlceras.

4 – Alivia os sintomas da artrite, artrose e gota

As substâncias anti-inflamatórias da urtiga são de grande ajuda no tratamento natural de artrite, artrose e gota, doenças reumáticas reconhecidas por causar fortes dores e inchaço nas articulações.

5 – Reduz o inchaço corporal

Graças às propriedades diuréticas do chá de urtiga, ele funciona como remédio natural contra o inchaço na maioria das vezes provocado pela retenção de líquidos e inflamação das células.

6 – Ajuda a emagrecer

O efeito desintoxicante dessa planta contribui para a redução do peso corporal, auxiliando na eliminação do excesso de açúcar, gordura e toxinas que dificultam o metabolismo.

7 – Elimina a caspa

Várias pessoas utilizam o chá feito com urtiga para lavar o couro cabeludo e remover a caspa. Esse líquido contribui também para o fortalecimento dos fios e diminuição da oleosidade presente no couro cabeludo.


8 – Estimula o funcionamento do intestino

As substâncias contidas nas folhas de urtiga contribuem para o bom funcionamento do intestino, evitando sobretudo problemas como constipação, prisão de ventre e infecções ocasionadas por bactérias.

9 – Combate alergias

Entre os benefícios do chá com urtiga, destaca-se o combate a urticárias e eczemas, reações muito comuns na pele reconhecidas por causar intenso desconforto, coceira e vermelhidão.


10 – Trata inflamações

As propriedades antifúngicas dessa planta previnem e combatem processos inflamatórios geralmente provocados por fungos. Por esse motivo, o consumo desse chá é indicado para tratar corrimentos de forma natural.

11 – Fortalece os ossos

Por conter boa quantidade de cálcio, a urtiga também é responsável por fortalecer os ossos, auxiliando o desenvolvimento da estrutura óssea e prevenindo uma série de doenças, tais como a osteoporose.

12 – Previne a anemia

O ferro é um dos principais minerais responsáveis pela saúde do sangue. Por possuir significativa quantidade desse mineral, o chá de urtiga é utilizado no tratamento natural da anemia, contribuindo para o reequilíbrio dos glóbulos vermelhos.

13 – Combate a diarreia

Por atuar no combate de fungos e bactérias, o chá de urtiga é usado para combater a diarreia, promovendo a recuperação da flora intestinal.

14 – Limpa o fígado

A combinação das propriedades diuréticas, adstringentes e desintoxicantes dessa planta forma a combinação perfeita para a limpeza do fígado, removendo toxinas responsáveis que acarretam a insuficiência hepática.

15 – Estimula a produção de leite materno

Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo de chá de urtiga está associado ao aumento da quantidade de leite materno. Obs.: gestantes e lactantes devem informar o médico antes de iniciar o consumo do chá.

16 – Reduz os níveis de açúcar no sangue

O chá dessa planta regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea, contribuindo para a prevenção e tratamento de uma doença que ainda afeta milhões de pessoas no mundo: o diabetes.

17 – Melhora o sistema imunológico

Por conter boa quantidade de vitamina C, E e minerais essenciais para o organismo, o consumo desse chá favorece as defesas imunológicas, aumentando a resistência a gripes, resfriados, infecções, viroses etc.

18 – Combate inflamações na próstata

O chá de urtiga combinado com outras ervas é muito utilizado no tratamento de inflamações da próstata, aliviando sintomas como dor e inchaço nessa região.

19 – Alivia dores musculares

As substâncias anti-inflamatórias da urtiga também atuam no combate de dores musculares geralmente provocadas por estresse ou intenso esforço físico, funcionando como um analgésico natural.

20 – Evita cãibras

O potássio presente na urtiga é um dos minerais que auxiliam na prevenção das cãibras, desconforto ainda mais comum nos casos de atletas e pessoas que se exercitam com frequência.

Composição da urtiga

Todos os benefícios desse chá são possíveis graças à composição dessa planta:

  • Potássio;
  • Silício;
  • Aminas;
  • Cálcio;
  • Zinco;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Ferro;
  • Clorofila;
  • Rutina;
  • Ácido málico;
  • Flavonoides;
  • Vitamina B9;
  • Ácido metanoico.

Como fazer o chá de urtiga?

Chá de urtiga

 Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 colher (sopa) de urtiga em erva.

Preparo

  • Colocar a água em um recipiente e levá-la ao fogo;
  • Assim que a água iniciar a ebulição (segundos antes de começar a ferver), adicionar a urtiga e deixar a mistura cozinhando por 3 minutos;
  • Desligar o fogo e tampar o recipiente, deixando-o repousar por 10 minutos;
  • Coar o chá, guardá-lo em um recipiente com tampa e ingerir de 2 a 3 xícaras no decorrer do dia.

Quais são as contraindicações da urtiga?


Ainda que esta planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela não é indicada nos casos de:

  • Pessoas que já apresentam graves enfermidades ou comprometimento dos rins;
  • Pessoas que sofrem de doenças cardíacas;
  • Indivíduos alérgicos a esta planta.

Cuidados especiais quanto ao consumo de urtiga

As folhas de urtiga não podem ser consumidas frescas, já que desse modo ela poderia causar reações alérgicas. O consumo do chá não deve ser superior a 3 xícaras por dia, já que do contrário o organismo pode apresentar efeitos indesejáveis. Pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença ou que façam uso contínuo de medicamentos devem obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo dessa planta.

Desde que seguidos esses cuidados, o chá de urtiga funciona como um dos mais recomendados tratamentos naturais, evitando o uso excessivo de medicamentos.

Imagens: vix.com / clickxaxim.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


onze + 20 =