Chlorella – Para que Serve, Benefícios, Como Consumir e Onde Comprar

Chlorella

Em virtude de suas propriedades nutricionais altamente positivas para a saúde, a Chlorella tem sido amplamente utilizada para prevenir e ajudar no tratamento de diversas doenças.

Quer saber no que ela consiste e quais são os benefícios oferecidos? Confira nosso artigo.

 

Chlorella-benefícios

 

O que é?

Trata-se de um tipo de alga verde geralmente cultivada em águas doces, sendo reconhecida por oferecer alta quantidade de proteína vegetal e também vitaminas e minerais indispensáveis para a saúde.


14 benefícios e para que serve

1 – Ajuda a emagrecer

Graças às proteínas e fibras constantes nessa alga, ela consiste numa grande aliada para o emagrecimento, estimulando a eliminação do excesso de açúcar e gordura do organismo.

2 – Oferece energia para o corpo

Por ser rica em vitaminas, minerais e proteínas magras, essa alga fornece uma excelente quantidade de energia para o organismo, tornando as pessoas naturalmente mais dispostas para as atividades do dia a dia e prática de exercícios físicos.

3 – Desintoxica o organismo

Rica em propriedades antioxidantes, essa planta é capaz de promover uma faxina do organismo, sobretudo no que diz respeito ao fígado, evitando uma série de doenças.

Inclusive, o uso dessa alga é recomendado para eliminar o excesso de metais pesados no organismo, tais como mercúrio, chumbo e alumínio.

4 – Favorece o funcionamento do intestino

As fibras presentes na Chlorella são de grande auxílio para o bom funcionamento do intestino, evitando os terríveis desconfortos trazidos pela prisão de ventre, constipação e demais complicações intestinais, tais como infecções e até mesmo o câncer de intestino ou de cólon.


5 – Fortalece as defesas imunológicas

Portadora de vitaminas (A, B2, B3, C, E e K) e em minerais (zinco, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro), essa alga é de suma importância para as defesas naturais no corpo, tornando o organismo mais resistente às bactérias, vírus e fungos causadores de viroses, infecções e demais doenças.

6 – Previne o câncer

Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, a Chlorella é uma excelente combatente natural do câncer, inibindo a ação dos perigosos radicais livres responsáveis por provocar os tumores.


7 – Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL)

Graças à excelente quantidade de fibras, proteínas magras e vitamina C, o consumo dessa alga está associado à redução dos níveis de colesterol ruim – o perigoso LDL –, responsável por aumentar o risco de infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

8 – Equilibra a pressão arterial

Por diminuir o colesterol e conter boas quantidades de potássio – substância que diminui a concentração de sódio no sangue –, essa alga diminui a pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão.

9 – Favorece o ganho de massa magra

Riquíssima em proteína magra, essa alga é ideal para pessoas que praticam atividade física e desejam um corpo definido.

10 – Diminui as taxas de glicose

Outro dos importantes benefícios dessa alga consiste na diminuição dos níveis de glicose no sangue, fator fundamental para manter o diabetes sob controle, prevenindo a doença ou evitando as possíveis complicações trazidas por ela.

11 – Combate a anemia

Graças ao ferro e à vitamina K presentes nessa alga, ela possui a combinação perfeita para quem necessita prevenir ou tratar a anemia, doença reconhecida pela diminuição dos glóbulos vermelhos.

12 – Diminui a rigidez muscular

Os minerais e proteínas magras presentes nessa planta são de grande ajuda na flexibilidade muscular, melhorando também a saúde das articulações.

13 – Favorece a saúde do coração

Por favorecer a desobstrução das artérias e reduzir a pressão arterial, essa alga é uma poderosa amiga do coração, diminuindo os riscos de infartos, arritmias e outras doenças cardíacas.

14 – Rejuvenesce a pele

O consumo de Chlorella combate o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres, fazendo com que os efeitos do envelhecimento demorem a aparecer.

Em outras palavras, essa alga rejuvenesce a pele, contribuindo para a elasticidade, hidratação e desobstrução dos poros.

O uso dessa alga tem alguma contraindicação?

O consumo de Chlorella não é indicado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, já que nesse caso ela poderia prejudicar o tratamento em virtude de conter alta quantidade de vitamina K.

Como consumir a Chlorella?

O ideal é consumir essa alga no formato em pó, sendo melhor absorvida pelo organismo.

Ao adquirir o produto, é importante observar no rótulo se a Chlorella passou por um processo chamado de ruptura celular, já que isso garante que os nutrientes serão adequadamente absorvidos.

Ao iniciar o consumo, durante a primeira semana, a dosagem diária deve ser de no máximo 1g dessa alga em pó.

Nas semanas seguintes, a dosagem diária deverá ser aumentada em 250mg a cada 1 semana, até que o consumo diário seja de 4 ou 5 gramas.

Esse método fará com que o organismo se adapte ao consumo da alga, evitando desconfortos digestivos.

No caso de quem deseja emagrecer, o melhor momento para consumir Chlorella é cerca de 15 minutos antes das refeições.

Para utilizar o pó dessa alga, basta diluir as quantidades indicadas em um copo de água e esperar no mínimo 30 minutos para se alimentar.

Para pessoas que optam pelo comprimido, ele deverá ser ingerido com no mínimo 200ml de água para que seja bem absorvido pelo organismo.

Onde comprar Chlorella?

Essa alga é facilmente encontrada em pó ou comprimidos em lojas de produtos naturais ou fitoterápicos, sendo adquirida também pela internet.

Como potencializar os efeitos dessa alga?

Para conseguir os melhores resultados quanto ao uso dessa alga é fundamental:

Equilibrar a alimentação

Uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas e fibras (preferencialmente orgânicos) é item básico para ter mais saúde, emagrecer e ganhar disposição.


Por isso, é fundamental ter um cardápio equilibrado, ingerindo de forma moderada alimentos industrializados, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Beber 2 litros de água

A água é essencial para limpar e hidratar o organismo, eliminando uma série de toxinas causadoras de doenças e inchaço no corpo, sendo essencial para o bom funcionamento dos órgãos.

Embora a Chlorella ofereça diversos benefícios para a saúde, o uso dela não elimina a necessidade de realizar consultas e exames médicos.

Fontes: 1, 2, 3

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


doze + onze =