
Você já ouviu falar sobre a planta cipó mil homens? O seu nome, apesar de, no primeiro momento se assemelhar ao sexo masculino, os seus benefícios e propriedades são eficazes no tratamento de homens e mulheres.
As suas folhas são herbáceas, com ramos finos, mas com caule muitas vezes semelhante à madeira. É uma planta trepadeira que possui ramos mais finos usados para fazer o chá, que possuem diversas medicinais.
Assim, a planta nativa da América do Sul é utilizada para diversos fins medicinais, inclusive no tratamento da diabetes. O uso da planta serve também como uma espécie de amuleto de proteção e também para espantar mau olhado.
Benefícios e Indicações
O chá da planta cipó de mil homens é indicado para tratar vários problemas. Confira algumas doenças que ela pode tratar:
- Diarreia;
- Picadas de cobras e insetos;
- Epilepsia;
- Pruridos;
- Cólicas menstruais e renais;
- Distúrbios cardíacos;
- Vermes;
- Azia;
- Má digestão;
- Depressão,
- Insônia e ansiedade;
- Distúrbios nos rins;
- Sífilis.
Além disso, o consumo do chá auxilia no emagrecimento, já que as suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de líquidos eliminados, evitando a retenção e reduzindo o inchaço, além de promover o efeito detox no organismo, devido a eliminação de bactérias e toxinas.
No tratamento da esquizofrenia, o chá cipó mil homens com a argila podem ser grandes aliados no alívio dos sintomas, nos quais fazem com que o paciente escute vozes que ninguém ouve, tenha alucinações e torne-se agressiva com as pessoas ao seu redor.
Para isso, o paciente deve misturar as duas composições e, em seguida, aplicar sobre a cabeça toda – da testa até o início da nuca por até 3 horas. O procedimento deve ser repetido por 15 dias seguidos.
A erva também auxilia no tratamento de depressão, ansiedade e altos níveis de estresse, graças ao seu efeito sedativo.
Apesar do gosto amargo, a planta é responsável por aumentar as secreções digestivas, facilitando assim a digestão; os extratos possuem atividade hipotensora, fluidificante das secreções respiratórias, anti-inflamatória e sedativa. Além do efeito opsonizador, eliminando agentes patogênicos e protegendo o sistema imunológico.
Como Usar o Chá de Cipó Mil Homens
Para o preparo do chá, leve ao fogo um litro de água com duas colheres de sopa da erva e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, coe e beba o chá de cipó de mil homens, no máximo três vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições.
Outra maneira de usar o cipó mil homens é o chá com argila. De acordo com a medicina popular, a mistura também é capaz de complementar o tratamento de tumores, cistos, miomas e até câncer.
Assim, o seu uso no período de 15 a 25 dias pode eliminar o problema. Para preparar, basta misturar a infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.
Para o trato de diabetes, o chá com argila elimina tudo que possa estar obstruindo os dutos pancreáticos e impedindo o pâncreas de produzir insulina corretamente.
Onde Comprar o Cipó Mil Homens?
Pode ser encontrada em diversos lugares como feiras, mercados municipais e pastagens. É também encontrado em lojas online.
Contraindicações
O consumo do chá da planta cipó mil homens não é indicado para mulheres grávidas, pois possui algumas substâncias consideradas abortivas. No período menstrual pode aumentar o fluxo de sangue.
Para pessoas hipertensas ou que possuam problemas no fígado, seu uso também não é recomendado.
Além disso, a erva é uma planta tóxica, e no passado, foi utilizada por índios para envenenar as pontas das flechas, com o intuito de acertar o inimigo.
Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento consulte sempre um médico de sua confiança, além de acompanhamento durante o tratamento, e não consuma o chá de cipó mil homens por mais de 30 dias.
Para os obesos, apesar do seu efeito emagrecedor, devido ao seu efeito diurético, a erva cipó mil homens pode aumentar o apetite.
Efeitos Colaterais
O seu consumo em excesso pode causar vômitos e diarreia, agitação, pulsação forte, alterações cognitivas e demência em doses muito altas. Portanto, no máximo 3 xícaras ao dia, ok? E, em caso de outros sintomas, suspenda imediatamente a ingestão da bebida.
Mas não se preocupe, consumir em doses recomendadas o efeito vai ser benéfico.
Consulte seu Médico
Nunca consuma um medicamento de origem natural ou industrial sem conhecimento do seu médico, pois cada substância possui reações e interações medicamentosas com outros fármacos, devendo ser acompanhadas e recomendadas por um profissional na área da saúde.
Faça um comentário