9 Benefícios da ERVA-CIDREIRA: Como fazer, para que serve, emagrece?

erva cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal com inúmeros benefícios e propriedades fitoterápicas conhecidas desde o Egito antigo.

Pela infinidade de benfeitorias oferecidas, pode ser usada de diversas maneiras. Nas Caraíbas, é um remédio tradicional para baixar a febre, enquanto que na África é utilizada no tratamento de doenças como tuberculose e malária. Nos países tropicais, muitas vezes também é plantada em torno das casas para repelir insetos.

 

erva cidreira
chá de erva cidreira

Maiores benefícios da erva-cidreira

Em diversos países é conhecida por nomes diferentes, tais como erva-cidreira, capim-limão e folhas de chá de limão. Usualmente a erva-cidreira é consumida em forma de chá, feita a partir de folhas secas, podendo também ser usada como óleo essencial. Confira os maiores benefícios da erva-cidreira na lista a seguir.


1 – Propriedades antiespasmódicas

Usada para combater as tensões musculares, o uso desta planta ameniza ou neutraliza as contrações involuntárias dos músculos. Por esta razão, esta erva é muito utilizada no combate a espasmos digestivos, dores como cólicas hepáticas ou renais e dores uterinas.

2 – Ação anti-inflamatória

O uso da erva cidreira, seja por meio de chás ou óleo essencial, atua no combate a inflamações de forma geral, febre e alterações nas plaquetas sanguíneas.

3 – Desintoxicante natural

Outro uso atribuído à erva-cidreira é o de desintoxicante natural. Dessa forma, o chá tem a capacidade de limpar as toxinas do organismo, em particular as do sistema digestivo e cardiovascular, eliminando principalmente os contaminantes de ácido úrico e colesterol ruim (LDL).

Além disso, por meio de suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas, desinfetantes e diuréticas, o chá de erva-cidreira permite desintoxicar o pâncreas, os rins, a bexiga e todo aparelho digestivo. A sua função de limpeza no corpo também melhora as funções exercidas pelo fígado.

4 – Remédio para enxaquecas

As dores de cabeça trazem como consequência uma alteração nos níveis de serotonina, o que por sua vez, muda a função das plaquetas.


Essa mudança aumenta os riscos de formação de coágulos internos que ameaçam a oxigenação adequada do cérebro, podendo em casos mais graves até mesmo originar um derrame.

A erva-cidreira atua justamente na regulação das funções das plaquetas, impedindo o acúmulo e efetivamente controlando a liberação de serotonina.


Graças a este poder, algumas funções como humor, apetite, sono, contração muscular são estabilizadas, garantindo uma sensação de bem estar e alívio das dores de cabeça.

5 – Auxilia no combate ao câncer

O composto que produz o sabor de limão nesta erva é responsável por matar as células cancerígenas, atuando na prevenção e redução de tumores.

Desse modo, essa substância aromática, conhecida como citral, faz com que as células cancerosas sejam combatidas de forma eficaz e absolutamente natural.

6 – Alivia a tosse e resfriado

Além de os chás de erva-cidreira serem excelentes para a febre, eles são utilizados muito utilizados como remédios naturais para curar a congestão nasal e a tosse.

7 – Favorece uma pele mais saudável

Rica em vitamina A, a infusão feita com erva-cidreira confere à pele uma aparência muito mais jovem e fresca. Além disso, por sua ação antibacteriana natural, a cidreira também impede o surgimento e acnes e espinhas.
Devido à sua propriedade antifúngica, esta erva é utilizada pela medicina herbal para acelerar a cicatrização de cortes e aliviar os desconfortos relacionados à tensão muscular.

8 – Um potente sedativo natural

O chá de cidreira atua como um poderoso sedativo natural, produzindo um efeito calmante e relaxante no corpo. Por esta razão, este chá é muito consumido para combater a insônia e demais distúrbios do sono.

A cidreira pode atuar também como um antidepressivo natural, potencializador do humor e como um remédio contra o estresse.

9 – Auxilia no emagrecimento

Por possuir efeito diurético, a erva-cidreira também auxilia na perda de peso, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando as toxinas que impedem o bom funcionamento do organismo.

Além de todos os benefícios já citados, o chá de cidreira é rico em nutrientes, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais. Esta erva também possui excelente quantidade de manganês, cálcio, magnésio e fósforo.
Em suma, o consumo do chá de erva-cidreira consiste em um poderoso aliado para a saúde do organismo como um todo.

Receitas com erva-cidreira

Uma infusão de erva-cidreira é preparada com 15 g de folhas frescas para 1 litro de água. Três copos por dia podem ser ingeridos para inibir os sintomas da gripe. Você também pode tomar um copo depois do jantar para facilitar a digestão ou promover o sono.

Após um longo dia de trabalho, basta utilizar a infusão de erva-cidreira na água do banho para combater a febre ou o cansaço físico e mental do dia a dia. Ele também é um excelente estimulante e revitalizante para banho nos pés.

Esmagar um punhado de folhas frescas de cidreira e esfregá-las na pele garante a ação de um excelente repelente natural!

Vinho de bálsamo de erva-cidreira

Ingredientes:

  • 2 litros de chá de erva-cidreira;
  • 2 laranjas grandes;
  • 1 limão (suco e casca);
  • 1 kg de açúcar;
  • 1 vinho.

Preparo

  • Lavar as folhas de cidreira em água fria até que elas fiquem bem limpas;
  • Escorrer a água e colocá-las em um recipiente com tampa, adicionando água fervente e deixando de molho por 48 horas;
  • Colocar o chá, as laranjas, o limão, o açúcar e o vinho para criar levedura; Deixar a mistura descansar por 4 dias, mexendo duas vezes por dia e mantendo-a bem coberta;
  • Coar e deixar na geladeira. Este vinho pode ser servido seco como um aperitivo.

Chá gelado de erva-cidreira

Esta receita rende cerca de 6 xícaras e tem apenas 36 calorias por xícara! Você precisará de:

  • 3 xícaras de folhas de erva-cidreira;
  • 6 xícaras de água quente;
  • Suco de 4 limões frescos;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Preparo

  • Coloque as folhas no fundo de um jarro de 2 litros, esmagando-as levemente com uma colher de pau;
  • Despeje a água quente sobre as folhas e deixe-as emergido por cerca de 1 hora;
  • Em seguida, adicione o suco de limão e o mel;
  • Mexa bem antes de servir.

A cidreira também pode ser usada na culinária para a preparação de cremes ou sopas que combinam com vários frutos do mar.

O chá de erva-cidreira deve ser consumido considerando 2 a 3 xícaras por dia. Não existe nenhuma contraindicação quanto ao consumo, mas algumas pessoas podem apresentar problemas de gastrite e azia. Vale lembrar que não é recomendado consumir o chá em conjunto com calmantes. Na dúvida, entre em contato com seu médico.

 

Fatos (em inglês): 1, 2

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × 5 =