
A erva-cidreira é uma planta medicinal com inúmeros benefícios e propriedades fitoterápicas conhecidas desde o Egito antigo.
Pela infinidade de benfeitorias oferecidas, pode ser usada de diversas maneiras. Nas Caraíbas, é um remédio tradicional para baixar a febre, enquanto que na África é utilizada no tratamento de doenças como tuberculose e malária. Nos países tropicais, muitas vezes também é plantada em torno das casas para repelir insetos.

Maiores benefícios da erva-cidreira
Em diversos países é conhecida por nomes diferentes, tais como erva-cidreira, capim-limão e folhas de chá de limão. Usualmente a erva-cidreira é consumida em forma de chá, feita a partir de folhas secas, podendo também ser usada como óleo essencial. Confira os maiores benefícios da erva-cidreira na lista a seguir.
1 – Propriedades antiespasmódicas
Usada para combater as tensões musculares, o uso desta planta ameniza ou neutraliza as contrações involuntárias dos músculos. Por esta razão, esta erva é muito utilizada no combate a espasmos digestivos, dores como cólicas hepáticas ou renais e dores uterinas.
2 – Ação anti-inflamatória
O uso da erva cidreira, seja por meio de chás ou óleo essencial, atua no combate a inflamações de forma geral, febre e alterações nas plaquetas sanguíneas.
3 – Desintoxicante natural
Outro uso atribuído à erva-cidreira é o de desintoxicante natural. Dessa forma, o chá tem a capacidade de limpar as toxinas do organismo, em particular as do sistema digestivo e cardiovascular, eliminando principalmente os contaminantes de ácido úrico e colesterol ruim (LDL).
Além disso, por meio de suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas, desinfetantes e diuréticas, o chá de erva-cidreira permite desintoxicar o pâncreas, os rins, a bexiga e todo aparelho digestivo. A sua função de limpeza no corpo também melhora as funções exercidas pelo fígado.
4 – Remédio para enxaquecas
As dores de cabeça trazem como consequência uma alteração nos níveis de serotonina, o que por sua vez, muda a função das plaquetas.
Essa mudança aumenta os riscos de formação de coágulos internos que ameaçam a oxigenação adequada do cérebro, podendo em casos mais graves até mesmo originar um derrame.
A erva-cidreira atua justamente na regulação das funções das plaquetas, impedindo o acúmulo e efetivamente controlando a liberação de serotonina.
Graças a este poder, algumas funções como humor, apetite, sono, contração muscular são estabilizadas, garantindo uma sensação de bem estar e alívio das dores de cabeça.
5 – Auxilia no combate ao câncer
O composto que produz o sabor de limão nesta erva é responsável por matar as células cancerígenas, atuando na prevenção e redução de tumores.
Desse modo, essa substância aromática, conhecida como citral, faz com que as células cancerosas sejam combatidas de forma eficaz e absolutamente natural.
6 – Alivia a tosse e resfriado
Além de os chás de erva-cidreira serem excelentes para a febre, eles são utilizados muito utilizados como remédios naturais para curar a congestão nasal e a tosse.
7 – Favorece uma pele mais saudável
Rica em vitamina A, a infusão feita com erva-cidreira confere à pele uma aparência muito mais jovem e fresca. Além disso, por sua ação antibacteriana natural, a cidreira também impede o surgimento e acnes e espinhas.
Devido à sua propriedade antifúngica, esta erva é utilizada pela medicina herbal para acelerar a cicatrização de cortes e aliviar os desconfortos relacionados à tensão muscular.
8 – Um potente sedativo natural
O chá de cidreira atua como um poderoso sedativo natural, produzindo um efeito calmante e relaxante no corpo. Por esta razão, este chá é muito consumido para combater a insônia e demais distúrbios do sono.
A cidreira pode atuar também como um antidepressivo natural, potencializador do humor e como um remédio contra o estresse.
9 – Auxilia no emagrecimento
Por possuir efeito diurético, a erva-cidreira também auxilia na perda de peso, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando as toxinas que impedem o bom funcionamento do organismo.
Além de todos os benefícios já citados, o chá de cidreira é rico em nutrientes, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais. Esta erva também possui excelente quantidade de manganês, cálcio, magnésio e fósforo.
Em suma, o consumo do chá de erva-cidreira consiste em um poderoso aliado para a saúde do organismo como um todo.
Receitas com erva-cidreira
Uma infusão de erva-cidreira é preparada com 15 g de folhas frescas para 1 litro de água. Três copos por dia podem ser ingeridos para inibir os sintomas da gripe. Você também pode tomar um copo depois do jantar para facilitar a digestão ou promover o sono.
Após um longo dia de trabalho, basta utilizar a infusão de erva-cidreira na água do banho para combater a febre ou o cansaço físico e mental do dia a dia. Ele também é um excelente estimulante e revitalizante para banho nos pés.
Esmagar um punhado de folhas frescas de cidreira e esfregá-las na pele garante a ação de um excelente repelente natural!
Vinho de bálsamo de erva-cidreira
Ingredientes:
- 2 litros de chá de erva-cidreira;
- 2 laranjas grandes;
- 1 limão (suco e casca);
- 1 kg de açúcar;
- 1 vinho.
Preparo
- Lavar as folhas de cidreira em água fria até que elas fiquem bem limpas;
- Escorrer a água e colocá-las em um recipiente com tampa, adicionando água fervente e deixando de molho por 48 horas;
- Colocar o chá, as laranjas, o limão, o açúcar e o vinho para criar levedura; Deixar a mistura descansar por 4 dias, mexendo duas vezes por dia e mantendo-a bem coberta;
- Coar e deixar na geladeira. Este vinho pode ser servido seco como um aperitivo.
Chá gelado de erva-cidreira
Esta receita rende cerca de 6 xícaras e tem apenas 36 calorias por xícara! Você precisará de:
- 3 xícaras de folhas de erva-cidreira;
- 6 xícaras de água quente;
- Suco de 4 limões frescos;
- 3 colheres de sopa de mel.
Preparo
- Coloque as folhas no fundo de um jarro de 2 litros, esmagando-as levemente com uma colher de pau;
- Despeje a água quente sobre as folhas e deixe-as emergido por cerca de 1 hora;
- Em seguida, adicione o suco de limão e o mel;
- Mexa bem antes de servir.
A cidreira também pode ser usada na culinária para a preparação de cremes ou sopas que combinam com vários frutos do mar.
O chá de erva-cidreira deve ser consumido considerando 2 a 3 xícaras por dia. Não existe nenhuma contraindicação quanto ao consumo, mas algumas pessoas podem apresentar problemas de gastrite e azia. Vale lembrar que não é recomendado consumir o chá em conjunto com calmantes. Na dúvida, entre em contato com seu médico.
Faça um comentário