
A farinha de arroz integral tem sido um dos alimentos cada vez mais procurados no supermercados e lojas de produtos naturais. A razão disso é que diversas pesquisas têm apontado que ela pode fornecer inúmeros benefícios para a saúde.
Para saber o que é esta farinha, quais benefícios ela oferece e como inseri-la no cardápio diário, basta acompanhar nosso post.
O que é a farinha de arroz integral?
Conforme já vem sendo observado nos hábitos alimentares dos brasileiros, o arroz branco vem sendo cada vez mais substituído pelo integral.
Por esta razão, de igual maneira, a farinha de arroz integral se tornou uma substituta muito mais saudável da farinha de trigo, que por sua vez contém uma grande quantidade de glúten.
A tradição de utilizar esta farinha nos mais variados tipos de pratos vem dos povos orientais, sobretudo os japoneses e chineses, que há muitos séculos utilizam o arroz e sua farinha no preparo de:
- Macarrão e massas em geral;
- Bolinhos doces e salgados;
- Chá genmaicha;
- Temperos como shoyu, vinagre e missô;
- Bebidas de teor alcoólico tais como saquê e mirin.
O que torna esta farinha tão especial?
Por não conter glúten, ser rica em fibras, ter menos índice calórico e possuir excelentes quantidades de vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fósforo, ela proporciona inúmeras vantagens para a saúde.
Principais benefícios da farinha de arroz integral
No que se refere aos benefícios apresentados por esta farinha, os que mais se destacam são:
Favorece o funcionamento do intestino
Ao contrário das massas brancas, que geralmente são pobres em fibra, a farinha integral de arroz é muito rica nesta substância, fazendo com que naturalmente o intestino funcione melhor.
Isso faz com que sejam evitados problemas relacionados à prisão de ventre, irritação intestinal, constipação e até mesmo complicações mais graves nesta região do corpo.
Ajuda a emagrecer
Também por conter uma alta quantidade de fibras, esta farinha é tida como uma ótima aliada no processo de emagrecimento.
Esta substância promove uma verdadeira limpeza no corpo, eliminando o excesso de açúcar e gordura contidos no sangue.
Além disso as fibras auxiliam para a percepção da saciedade, fator fundamental para combater a famosa compulsão alimentar.
Reduz o inchaço do corpo
Tanto os minerais presentes na farinha de arroz integral quanto as fibras, desempenham um papel fundamental para evitar que o organismo retenha líquidos.
Desse modo, o consumo regular dessa farinha faz com que naturalmente seja reduzido o inchaço do corpo em todas as regiões.
Melhora a saúde dos ossos
Entre os benefícios mais importantes dessa farinha também é possível citar que ela melhora consideravelmente a saúde óssea.
Por ser rica em manganês, ela potencializa a absorção de cálcio pelo organismo, beneficiando tanto os ossos quanto as cartilagens.
Exatamente por este motivo, o consumo desta farinha é recomendado para prevenir e auxiliar no tratamento de osteoporose, artrite e demais enfermidades ósseas.
Equilibra os níveis de glicose
Pelo fato de a farinha de arroz integral possuir um índice glicêmico inferior ao da farinha de trigo, este alimento coopera para que sejam equilibrados os níveis de glicose e insulina presentes da corrente sanguínea.
Este efeito é fundamental para prevenir e auxiliar no tratamento do diabetes.
Melhora o sistema cardíaco
Além dos benefícios já apresentados, esta farinha é considerada uma grande aliada da saúde cardíaca.
Isso ocorre graças ao fato de ela ajudar o organismo na eliminação do colesterol ruim (o temido LDL), um dos principais responsáveis pela ocorrência de infartos.
Fornece proteínas
Por mais que a maioria das pessoas não associem o consumo de arroz integral a proteínas, esta farinha é tida como uma das melhores fontes naturais deste nutriente.
Isso favorece uma dieta mais equilibrada e também contribui para o ganho de massa muscular magra.
Como esta farinha pode ser utilizada no dia a dia?
Como é possível deduzir, pelo fato de a farinha de arroz integral substituir a farinha de trigo, ela pode ser amplamente utilizada em diversas situações, que são:
- No preparo de bolos, pães, tortas, biscoitos e doces;
- Para engrossar sopas e molhos;
- Como substituta da farinha de rosca (geralmente utilizada para empanar);
- Para fazer massa de macarrão sem glúten;
- Para preparar massas doces e salgadas (panquecas, bolinhos etc).
Onde encontrar esta farinha?
Ainda que as grandes redes de supermercados já estejam iniciando a venda da farinha de arroz integral, ela pode ser mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e lojas de produtos alimentícios asiáticos (comida chinesa e japonesa).
Receita de bolo e laranja com farinha de arroz integral
Para usufruir de todos os benefícios desta farinha sem jamais perder o sabor dos pratos consumidos no dia a dia, uma das receitas mais práticas e nutritivas é este bolo. Para fazê-lo é preciso utilizar:
- 2 ½ de farinha de arroz integral;
- 1 xícara de suco de laranja;
- 2 gemas;
- 3 claras;
- 1 xícara de açúcar mascavo;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1 colher de margarina light.
Preparo
- Em uma batedeira, bater as claras em neve e reservar;
- Utilizando também a batedeira, bater as gemas com o suco de laranja e o açúcar por cerca de 3 minutos. Em seguida, acrescentar a farinha de arroz integral e bater mais um pouco até que fique com a consistência de uma massa;
- Remover a massa da batedeira e juntar a ela as claras em neve, adicionando-as de maneira suave;
- Acrescentar o fermento à massa e misturar bem, fazendo com que todos os ingredientes fiquem bem misturados;
- Untar uma forma com a margarina light e polvilhá-la com um pouco da farinha;
- Despejar a massa do bolo na forma e levar ao forno já pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
- Servir com raspas de limão.
Essas informações demonstram que as pessoas que adquirem o hábito de consumir a farinha de arroz integral só têm a ganhar em saúde e qualidade de vida. Além disso, ela consiste em uma das melhores opções para pessoas que não podem ingerir glúten.
Fontes:
Imagens: treinomestre.com.br camomilacuritiba.com.br
Faça um comentário