
Embora poucas pessoas saibam disso, as folhas de uva consistem em grandes aliadas da saúde, já que elas proporcionam muitos benefícios para o organismo. Deseja saber quais são eles? Veja nosso post.
Lista de benefícios das folhas de uva
Alivia a dor de cabeça
As compressas feitas com folhas de uva estão entre os melhores remédios naturais para dor de cabeça, incluindo os casos mais severos.
Auxilia no tratamento de inflamações
As substâncias contidas nestas folhas são muito eficientes no tratamento de diversos tipos de inflamação por meio do chá ou das compressas da folha de uva.
Ajuda na cicatrização
Por conter substâncias antissépticas, adstringentes e cicatrizantes, estas folhas higienizam as áreas da pele afetadas por lesões, acelerando o processo de cicatrização.
Melhora a circulação
Outro dos benefícios destas folhas diz respeito ao papel que elas exercem para a circulação sanguínea, atuando no tratamento natural de varizes, dores e inchaços na perna.
Alivia os sintomas da menopausa
Outro dos usos comuns quanto às folhas de uva, trata-se de elas atuarem no alívio dos sintomas típicos da menopausa.
Contribui para a saúde bucal
Graças às propriedades anti-inflamatórias dessas folhas, elas são muito utilizadas no tratamento de aftas, estomatite e gengivite.
Combate hemorragias
Entre as propriedades mais conhecidas com relação às folhas de uva destaca-se o fato de elas combaterem consideravelmente os episódios de hemorragia.
Receita do chá de folhas de uva
Ingredientes
- 1 folha da parreira de uva;
- 2 xícaras (chá) de água.
Preparo
- Em um recipiente, colocar a água juntamente com a folha da parreira de uva;
- Deixar a mistura ferver por 5 minutos;
- Desligar o fogo, abafar o chá e deixá-lo descansando por 5 minutos, permitindo que a água absorva bem as propriedades da folha de uva;
- Coar e ingerir ainda morno.
Obs.: no caso de utilizar este chá para fazer compressas ou gargarejos, é indispensável que ele esteja em temperatura ambiente, evitando queimaduras.
Efeitos colaterais e contraindicações
Por mais que este chá ofereça diversos benefícios para a saúde, recomenda-se não exagerar na quantidade. Diariamente, é indicado ingerir no máximo 2 xícaras desse chá, podendo ele ser consumido até que os sintomas relacionados às doenças citadas acima desapareçam.
Como potencializar os efeitos desse chá?
Para que o chá das folhas de uva apresente os efeitos desejados, é indispensável seguir as recomendações abaixo:
- Adotar uma alimentação mais leve e nutritiva, repleta de verduras, frutas e legumes;
- Ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias;
- Reduzir ao máximo o consumo de álcool, já que essa substância “corta” os efeitos benéficos da folha da uva;
- No caso de fumantes, é indispensável abandonar de vez o vício do cigarro, já que as toxinas presentes nele também inibem as propriedades medicinais das folhas de parreiras de uva;
- Dentro do possível, adotar a prática regular de uma atividade física.
Em suma, além de usufruir dos benefícios das folhas de uva, para ter muito mais saúde e qualidade de vida também é necessário adequar hábitos.
Imagem: lar-natural.com.br
Faça um comentário