Fruta Araçá – 15 Benefícios para a Saúde, Receita, Suco e Tipos

fruta-araçá

Nativa do Brasil, a fruta araçá (conhecida cientificamente por Psidium araca Raddi), semelhante à goiaba e reconhecida pelo agradável sabor, oferece uma série de benefícios para a saúde. Quer saber quais são eles? Confira nosso artigo!

 

fruta araçá

 

Fruta araçá – 15 Benefícios para a saúde

1 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em vitamina C, essa fruta exerce um papel importante para as defesas imunológicas, tornando o organismo menos suscetível aos vírus, bactérias e demais agentes causadores de doenças.

2 – Combate o inchaço

Graças aos minerais presentes no araçá, essa fruta estimula a eliminação de líquidos e combate o inchaço, sobretudo na região abdominal.


3 – Diminui o ácido úrico

O excesso de ácido úrico no organismo está associado a um tipo de doença reumática chamada gota. Por isso, é importante manter os níveis desse ácido baixos.

Para isso, o araçá oferece diversos benefícios, já que ele é rico em minerais que estimulam a liberação de toxinas acumuladas no organismo.

4 – Previne e combate a osteoporose

Rica em cálcio, ferro e vitaminas, essa fruta possui a combinação perfeita para fortalecer os ossos, evitando inclusive uma grave doença chamada osteoporose.

5 – Combate a insônia

Por conter substâncias relaxantes, outro dos benefícios da fruta araçá consiste em proporcionar revigorantes noites de sono, já que ela combate a insônia e diversos sintomas do estresse, como dor de cabeça e tensão muscular.

6 – Ajuda a tratar inflamações na garganta

Essa fruta é reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, sendo eficaz no tratamento de inflamações na garganta e na boca, tais como aftas.


7 – Auxilia no tratamento de inflamações genitais

Por atuar no combate às bactérias, essa fruta é de grande ajuda no tratamento de inflamações genitais que afetam sobretudo as mulheres.

8 – Combate a diarreia

Por favorecer a eliminação de bactérias, o consumo dessa fruta combate a diarreia, geralmente ocasionada por intoxicação alimentar.


9 – Ajuda a prevenir e tratar hemorroidas

Por conter excelente quantidade de fibras, o consumo dessa planta favorece as atividades intestinais, contribuindo para prevenção e tratamento das hemorroidas.

10 – Auxilia no tratamento de inflamações intestinais

As inflamações intestinais causadas por bactérias também são combatidas pela fruta araçá, já que além de favorecer o equilíbrio intestinal ela elimina as bactérias causadoras do problema.

11 – Previne e combate a anemia

Por ser rica em ferro – elemento crucial para a saúde do sangue –, o araçá é um excelente aliado no combate à anemia, uma doença que afeta sobretudo idosos e crianças.

Além disso, por conter boa quantidade de vitamina C, essa fruta potencializa a absorção do ferro, estimulando a produção de glóbulos vermelhos.

12 – Evita a prisão de ventre

Como já mencionado, as fibras presentes nessa fruta melhoram o trânsito intestinal.

Por isso, ao consumi-la, são evitados os terríveis desconfortos causados pela prisão de ventre.

13 – Previne o câncer

Rica em antioxidantes, essa fruta é considerada excelente na luta contra o câncer, já que ela combate os radicais livres responsáveis pelos desequilíbrios celulares e formação de tumores.

14 – Rejuvenesce a pele

Também graças aos antioxidantes, essa fruta ajuda a inibir os efeitos naturais do envelhecimento, contribuindo para a saúde da pele, cabelo e unhas, conferindo à aparência um aspecto mais jovial.

15 – Favorece a visão

Por ser rica em vitamina A, essa fruta ajuda também na visão, evitando danos nos nervos oculares e os efeitos causados pelo processo de envelhecimento.

Essa fruta apresenta efeitos colaterais ou contraindicações?

Não há registro de qualquer efeito colateral ou contraindicação quanto ao consumo dessa fruta.

Entretanto, como no caso de todos os alimentos, não é recomendado consumo exagerado.

Tipos de Araçá

Há vários tipos dessa fruta, mas os mais comuns são: araçá boi, araçá pêra, araçá vermelho, araçá rosa, araçá do campo, araçá piranga.

Como usufruir dos benefícios da fruta – Suco de Araçá, Receitas

Além de saborear essa fruta pura, entre as formas de usufruir dos benefícios que ela oferece estão:

  • Sucos;
  • Sorvetes;
  • Geleias e doces.

Receita de suco de araçá

Rico em nutrientes e em propriedades desintoxicantes, esse suco consiste em uma das melhores maneiras de usufruir de todos os benefícios do araçá.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de gelo picado;
  • 3 colheres (sopa) rasas de açúcar;
  • 200g de polpa araçá.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador por 30 segundos e beber logo em seguida.

Essa bebida é ideal sobretudo para os dias quentes, ajudando a repor os sais minerais.

Recomenda-se ingerir esse suco de 2 a 3 vezes por semana.

Essa fruta é encontrada em grandes supermercados e em feiras livres.

Como potencializar os efeitos dessa fruta?

Além de consumir a fruta araçá pura ou o suco, para obter maior saúde e potencializar os benefícios oferecidos por ela, é necessário:

Optar por alimentos orgânicos

Sobretudo no que se refere a frutas, verduras, legumes e ovos, o ideal é sempre optar pelos orgânicos, ou seja, alimentos que não contêm agrotóxicos.

Também é essencial evitar certos tipos de alimentos industrializados como temperos, molhos de tomate, sopa e caldos em pó, sucos em pó, sucos de caixinha, salgadinhos, pipoca de micro-ondas etc.

Uma alimentação também envolve reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, café, energéticos, refrigerantes, frituras em geral, molhos gordurosos etc.

Beber 2 litros de água diariamente

A água é imprescindível para a saúde do organismo, atuando na hidratação e limpeza de inúmeras toxinas causadoras de doenças.

Esse líquido também é essencial para que todos os órgãos funcionem bem, sendo determinante para o metabolismo e funções hormonais.

Ter um sono de qualidade

Um dos hábitos básicos para cuidar da saúde consiste em priorizar um sono de qualidade, fazendo com que todas as funções do organismo funcionem plenamente e o corpo tenha disposição para as atividades do dia a dia.


É necessário definir horários fixos para deitar e levantar, buscando manter 8 horas diárias de sono. Para ajudar, é interessante beber um chá relaxante 30 minutos antes de deitar.

Acompanhamento médico regular

Principalmente no caso de pessoas que já sofram com algum problema de saúde, é indispensável contar com acompanhamento médico regular, realizando consultas e exames.

Isso é fundamental para tratar doenças em sua fase inicial, evitando complicações no organismo.

O consumo da fruta araçá combinado com hábitos saudáveis e constante acompanhamento médico consiste na combinação perfeita para que as pessoas ganhem muito mais saúde e qualidade de vida.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezenove − 13 =