Fruta Noni – Para que Serve, Benefícios, Emagrece e Onde Comprar

fruta-noni

A fruta noni ganhou destaque nos últimos devido seu uso na medicina alternativa para tratar inúmeros problemas de saúde. A árvore leva o mesmo nome e é originária da Ásia, é cultivada em diversos Países.

O nome científico dessa planta é Morinda citrifolia, é também conhecida como fruta queijo porque libera um cheiro muito forte quando é colhida. A noni pode se desenvolver em diversos tipos de solo, se for bem cuidado e hidratada pode dar frutos o ano todo.

O uso dessa fruta é bastante polêmico, se você quer descobrir para que serve a fruta noni, continue lendo esse artigo. Vamos falar das suas propriedades, benefícios e efeitos colaterais.


 

fruta-noni

 

Propriedades

A fruta noni é bastante estudada pelos pesquisadores, principalmente fora do Brasil onde eles afirmam as propriedades anticancerígenas, antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.

A questão é que todos esses estudos não foram realizados em humanos, somente com ratos, é justamente isso que está causando essa polêmica. Outra descoberta recente divulgada nos Estados Unidos demonstra que o consumo da fruta noni é extremamente tóxica para o fígado e promove muitos efeitos colaterais.

Para que serve – Quais os benefícios – Emagrece?

Existem muitas controvérsias com relação aos benefícios e consumo da fruta noni. Entretanto, em mais de 30 Países tanto a fruta como seus derivados são comercializados normalmente, podemos incluir nessa lista os nossos vizinhos (Paraguai, Uruguai, Chile e Peru).

Alguns profissionais de nutrição também defendem o uso da fruta noni como alimento funcional. Também a relatos de diversos usuários que defende o seu uso devido aos benefícios adquiridos. Entre os principais citados estão:

1- Tratamento da depressão e ansiedade

O conhecimento popular enfatiza o uso do suco da fruta noni para combater a depressão e ansiedade, pois as propriedades são capazes de ativar os receptores da serotonina diminuindo as dores de cabeça e os sintomas de outras doenças neurológicas como a esclerose e o Alzheimer.


2- Trata doenças sexualmente transmissíveis e do sistema urinário

O suco da fruta noni também é conhecido pelo combate a sífilis, gonorréia e outras doenças venéreas. Alguns defensores da medicina alternativa citam o poder da fruta para reduzir aumento da próstata e miomas no útero, infecções urinárias e minimizar os efeitos da TPM.

3- Bom para o sistema digestivo

O suco é famoso por tratar náuseas, vômitos e demais problemas estomacais. Outros benefícios foram notados no intestino com a regulação das evacuações, pois combate a constipação e a diarréia, estima-se que as propriedades da fruta são capazes de matar os parasitas que vivem no intestino e que são prejudiciais a saúde.


4- Regula a pressão arterial

A fruta noni possui propriedades que ajudam a melhorar o sistema cardiovascular, isso inclui o controle da hipertensão, arritmias cardíacas e palpitações.

5- Emagrece

As propriedades antioxidantes e diuréticas da fruta noni são responsáveis por eliminar as toxinas do organismo e promover uma verdadeira limpeza. Dessa forma, o corpo desincha e fica preparado para absorver melhor os nutrientes.

Entretanto, é preciso lembrar que não existe nenhum milagre para perder peso, somente o consumo da fruta não vai resolver. É preciso aliar boa alimentação e atividade física.

Outros benefícios foram relatos por usuários da fruta noni em todo mundo, entre eles estão: Combate a diabetes, dores musculares, artrite, senilidade, problemas de circulação sanguínea, úlceras, câncer, entre outros.

É verdade que a fruta noni é proibida no Brasil?

Existe algumas pessoas que defendem o uso da fruta noni e trazem suas mudas de outros Países quando viajam. No entanto, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não autoriza a comercialização dos derivados da fruta dentro do País.

É proibido a manipulação da fruta para fazer medicamentos, alimentos ou suplementos, isso porque os estudos feitos até agora com relação a fruta não foram conclusivos e há indícios de problemas nos rins e fígado após o seu consumo.

A fruta em si não é proibida. Embora tenha todo esse rigor, ainda existem pessoas que vendem em mercados públicos e feiras xaropes e outras receitas caseiras. Se você tiver dúvidas sobre a resolução da ANVISA, clique aqui: nº. 16/1999 e nº. 278/2005.

Efeitos colaterais da fruta noni

Agora que você já sabe para que serve a fruta noni, é preciso ficar atendo as suas reações adversas. De acordo com algumas pesquisas, a fruta e seus derivados podem ser tóxicos para o fígado, além de interagir com alguns medicamentos, inclusive para portadores de câncer que fazem a quimioterapia.

A fruta também não é indicada para pessoas que possuem problemas renais. Como não existem muitas pesquisas sobre os níveis tóxicos da fruta, nem todos os efeitos colaterais são conhecidos.

O uso da fruta noni é contraindicado para grávidas, lactantes, crianças e portadores de insuficiência cardíaca e transplantados.

Por isso, com tantas informações divergentes é preciso avaliar se o consumo vale a pena, caso opte em fazer o uso da fruta e seus derivados, procure orientação médica.

Onde comprar a fruta noni?


É uma fruta rara no Brasil, no entanto, existem algumas plantações particulares espalhados pelo País. Geralmente são de pessoas que viajaram para a Ásia ou para o Caribe e trouxeram as mudas.

Mesmo com a proibição da ANVISA, algumas feiras livres comercializam o fruto e seus derivados. Fora do Brasil, a fruta noni ganha várias composições, os extratos da planta são comercializados em forma de cápsulas, desidratada, sucos em caixinhas e garrafas.

Quem sabe no futuro as pesquisas sobre o noni avancem e descubram todos os poderes benéficos para a cura de diversas doenças. Por enquanto, em nosso País o consumo ainda é restrito.

E aí, gostou de saber para que serve a fruta noni?

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 − 7 =