Graviola: 10 Benefícios, O Suco Emagrece? Como fazer o Chá

Graviola

A graviola, reconhecida por seu sabor adocicado, é uma fruta saborosa e utilizada principalmente no preparo de sucos. Com alto poder nutricional, ela oferece uma série de benefícios para o organismo. Quer saber quais são eles? Confira nosso post.

Graviola

10 benefícios da graviola

1 – Reduz o peso

Essa fruta contém grandes quantidades de fibras. Essas substâncias são essenciais para que o organismo elimine naturalmente o excesso de gordura e de açúcar que acarretam a obesidade. 

As fibras também são essenciais para o controle do apetite, já que elas estendem a sensação de saciedade após as refeições e evitam o acúmulo de glicose na corrente sanguínea.


Outra das vantagens dessa fruta para a perda de peso é que ela acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo consiga queimar maiores quantidades de calorias ao longo do dia. 

Vale ressaltar que no caso de quem busca perder peso ou tem diabetes, o recomendado é consumir essa fruta moderadamente.

2 – Diminui os riscos de câncer

A graviola tem despertado cada vez mais a atenção de cientistas de todo o mundo. Pesquisas preliminares realizadas em camundongos comprovaram a eficácia dessa fruta na prevenção e tratamento de tumores, já que as substâncias contidas no extrato da fruta são capazes de matar células cancerígenas. 

No entanto, com relação aos efeitos dessa fruta no organismo humano, as pesquisas ainda se encontram em andamento, não apresentando resultados 100% comprovados pela ciência.

3 – Melhora o sono

A graviola contém propriedades naturalmente calmantes, essenciais para uma noite de sono revigorante. O motivo desse efeito é que essa fruta é rica em triptofano, um aminoácido associado à sensação de relaxamento e bem-estar. Para pessoas com dificuldade para dormir, o ideal é beber 1 copo do suco dessa fruta 1 hora antes de deitar. 


Obs.: o consumo da fruta não pode ser feito todos os dias. Recomenda-se beber esse suco apenas 2 vezes ao mês (1 copo a cada 15 dias), pois o consumo exagerado pode causar intoxicação.

4 – Evita cãibras

Entre os benefícios da graviola para a saúde está a prevenção de cãibras e fadiga muscular. A fruta possui excelente quantidade de potássio, mineral essencial para a transmissão dos impulsos nervosos e contrações musculares. Por esse motivo, o consumo dessa fruta é indicado para atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência, especialmente aquelas que exigem maior desempenho muscular, como por exemplo, corrida, musculação, natação, bicicleta etc.


Além dos benefícios acima, o magnésio presente na graviola contribui para aumentar a energia e disposição para os exercícios físicos, fazendo que o corpo ganhe cada vez mais resistência.

5 – Favorece os ossos

A graviola possui a combinação perfeita para o desenvolvimento e manutenção da saúde óssea. Portadora de cálcio, fósforo e zinco, essa fruta, além de oferecer excelente quantidade de cálcio ao organismo, estimula a produção de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio e demais minerais essenciais ao organismo.

Desse modo, o consumo moderado dessa fruta é indicado para crianças em fase de crescimento e também para adultos e idosos, já que ela previne e auxilia no tratamento da osteoporose.

6 – Limpa os rins

Composta por mais de 80% de água e portadora de minerais como magnésio e potássio, essa fruta tem alto poder diurético, contribuindo para limpar os rins e também reduzir o inchaço corporal. Essa eliminação de líquidos também ajuda no alívio dos sintomas da TPM.

7 – Combate inflamações

O extrato da graviola contém substâncias anti-inflamatórias. Por essa razão, o consumo dessa fruta é indicado para o tratamento natural de pneumonia, infecções urinárias, inflamações na pele e quadros de diarreia provocados pela ação de bactérias.

8 – Rejuvenesce a pele

Graças à vitamina C e aos antioxidantes presentes nesta fruta, tais como polifenóis, flavonoides e saponinas, a graviola hidrata a pele naturalmente e evita o envelhecimento precoce, fazendo com que a pele tenha uma aparência jovial por muito mais tempo.  Para usufruir desse benefício, o mais indicado é optar pelo consumo dessa fruta em formato de suco.

9 – Alivia dores

As propriedades anti-inflamatórias dessa fruta são de grande ajuda no alívio de dores musculares e dores de cabeça, já que na maioria das vezes elas são causadas por processos inflamatórios. Inclusive, a riboflavina presente na graviola apresenta excelentes resultados para o tratamento natural da enxaqueca, problema caracterizado por causar intensas dores de cabeça, náuseas e sensibilidade à luz.

10 – Fortalece o sistema imunológico

O conjunto de vitaminas e minerais presentes nessa fruta promovem o fortalecimento natural do sistema imunológico, tornando as pessoas resistentes à ação dos mais diversos tipos de bactérias, fungos, vírus e parasitas.

Receita do suco de graviola

Graviola

Ingredientes

  • 1 graviola (média ou grande);
  • 1 litro de água (mineral ou filtrada);
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

  • Descascar a graviola, cortá-la ao meio e retirar as sementes e o miolo da fruta (que é fibroso). Cortar a graviola em pedaços;
  • No liquidificador, colocar a graviola com a água e o açúcar mascavo e bater por 15 segundos;
  • Coar o suco e bater o líquido novamente no liquidificador. Adicionar algumas pedras de gelo e beber logo em seguida.

O ideal é ingerir 1 copo médio desse suco a cada 15 dias.

Onde comprar graviola?


Essa fruta na versão in natura pode ser encontrada nos supermercados, feiras livres e mercados municipais. Para quem busca maior praticidade, é possível comprar a polpa de graviola congelada em supermercados ou estabelecimentos que vendem sucos naturais.

Contraindicações apresentadas

Por mais que essa fruta ofereça diversos (e importantes) benefícios para a saúde, o consumo dela não é indicado nas seguintes situações:

  • Pessoas que sofrem de problemas gástricos;
  • Indivíduos com predisposição à ocorrência de aftas ou ferimentos na boca;
  • Gestantes (essa fruta pode ocasionar aborto);
  • Lactantes;
  • Pessoas que apresentam problemas neurológicos;
  • No caso de indivíduos diagnosticados com alguma doença ou que façam uso de medicamentos contínuos, é necessário consultar um médico antes de iniciar o consumo frequente de graviola.

Todos os benefícios da graviola demonstram por que essa fruta ganhou tanto a atenção da ciência nos últimos anos, contribuindo para a busca de tratamento para diversas doenças.

Imagens: acaodemidia.com / dietaesaude.net

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um × 5 =