
O jucá consiste numa planta medicinal reconhecida pelo tronco liso e chegando atingir 20 metros de altura. Sendo também chamada de pau-ferro, essa árvore é amplamente utilizada no preparo de um chá que oferece diversos benefícios para a saúde. Quer saber quais são esses benefícios? Confira nosso post.
Benefícios do Jucá – Para que Serve?
Previne e combate o diabetes
Os elementos contidos nesta planta atuam no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo esta planta muito utilizada para manter o diabetes sob controle.
Auxilia no tratamento do reumatismo
As propriedades anti-inflamatórias do jucá desempenham um papel essencial para combater a grande causa das dores e inchaços causados pelas doenças reumáticas, ou seja, a inflamação crônica.
Trata infecções bronco-pulmonares
Outra das propriedades contidas nesta planta refere-se a eficácia exercida no tratamento de infecções do sistema respiratório.
Desse modo, o consumo deste chá auxilia no tratamento de bronquite, asma, amígdalas inflamadas, tosse com catarro etc.
Trata infecções gastrointestinais
Além de combater as infecções do sistema respiratório, o jucá também age nos cuidados quanto às infecções gastrointestinais, contribuindo também para o tratamento cólicas de intestino, hemorroidas etc.
Ajuda a tratar contusões
Graças às propriedades anti-inflamatórias desta planta, ela é bastante utilizada para tratar lesões musculares, aliviando dores e inchaços.
Receita do chá de jucá
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de folhas secas de jucá;
- 1 litro de água.
Preparo
- Em um recipiente, colocar a água e as folhas de jucá, deixando a mistura ferver por 10 minutos;
- Desligar o fogo, aguardar 5 minutos, coar e ingerir logo em seguida.
Outras formas de consumir o jucá
Ingredientes
- 1 colher (chá) de pó de jucá (vendido em lojas de produtos naturais);
- 1 copo de água, leite desnatado ou suco.
Preparo
No liquidificador, basta acrescentar o pó desta planta na bebida de preferência e bater até misturar bem.
Contraindicações desta planta
Embora o jucá consista em um medicamento 100% natural, ele não é recomendada para:
- Gestantes;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Mulheres que estejam no período menstrual (já que esta planta inibe o fluxo, prejudicando o ciclo natural do organismo).
Curiosidades sobre o jucá
Além de esta planta oferecer diversos benefícios para a saúde, algumas informações interessantes com relação a ela são:
- A madeira desta árvore, por ser altamente resistente, é muito utilizada na fabricação de instrumentos musicais (violino e violão) e na construção de prédios e casas;
- Por não conter raízes muito profundas, o plantio desta árvore não é indicado em calçadas, em locais com grande movimentação de pessoas ou próximo de estruturas elétricas, já que o jucá é muito propenso às quedas (ocorridas durante tempestades);
- Esta árvore, desde que plantada em locais abertos, é de grande auxílio na recuperação do solo, contribuindo para melhorar a paisagem e também oferecer sombra ampla e refrescante.
Essas informações demonstram como a natureza é generosa ao oferecer uma série de recursos para a saúde e bem-estar, fazendo com que o jucá e outras plantas medicinais sejam cada vez mais utilizados pela população.
Imagem: revistaencontro.com.br
Faça um comentário